Quais os seguros indicados para veículos off road?

Dificuldade em encontrar seguro para seu off road? Saiba quais seguros tem aceitação e como funcionam!

Suzuki Samurai JX, Suzuki Jimny, Ford Ranger, Land Rover Freelander, Mitsubishi Pajero Full são alguns exemplos de carros off road que muitas vezes encontram dificuldade de aceitação ou preços relativamente altos no seguro de automóvel compreensivo. Para esses tipos de veículo, especialmente aqueles com modelos de 05 anos ou mais, preparamos este post mostrando algumas opções de seguro diferentes do usual que podem atendê-los com excelente custo-benefício.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça sua cotação com a gente ;)

Quando o seguro total passa a não valer a pena no off road?

O seguro de automóvel compreensivo (ou “seguro total”) é aquele que garante cobertura para colisão, incêndio, roubo/furto, danos a terceiros, vidros, passageiros, assistência 24 etc. Sua precificação e análise de aceitação pelas seguradoras são feitas levando em conta 1) o tamanho dessas coberturas, 2) perfil de risco do condutor e 3) modelo do veículo.

Esta modalidade é sempre mais recomendada do que opções de seguros de coberturas simplificadas, já que provê proteção contra maior número de riscos. Contudo, como a precificação e análise de aceitação dependem dos três pontos que mencionamos acima, mesmo sendo a opção mais recomendada em termos de risco, pode acontecer de não valer a pena financeiramente ou não ter aceitação no seguro total.

Nos veículos off road com modelo acima de 05 anos é comum isso ocorrer. Para essas situações, consideramos válidas as seguintes dicas:

  • Se o seu veículo off road não tem aceitação no seguro total por conta do ano ou do modelo…
  • Se o modelo do seu off road tem aceitação mas o seguro fica acima de 20% ou 25% do valor do carro…
  • Se o modelo do seu off road tem aceitação e bom preço, mas o perfil de risco do condutor encarece muito o preço do seguro ao ponto de inviabilizar a contratação…

…Considere as opções de seguros simplificados abaixo.

Opção 1
Seguro somente de Terceiros

A primeira opção que considero indispensável para veículos off road é o seguro somente de terceiros. Trata-se de um seguro cujo foco está na proteção contra danos que o veículo segurado causar a outras pessoas acidentalmente.

Esses danos podem ser de ordem material, quando por exemplo colide com outro carro; ou de ordem corporal, numa situação de atropelamento por exemplo. Por mais experiente que seja, ambos esses riscos existem para qualquer motorista que se habilite a dirigir e podem ocasionar prejuízos exorbitantes dependendo da situação.

O seguro de terceiros garante proteção contra esses riscos até o limite máximo de cobertura contratado, com a vantagem de que não tem franquia. Isso significa que para reparar os danos causados à vítima até o limite máximo estipulado na apólice, o segurado não terá nenhum custo adicional além do que já foi pago no preço do seguro.

O preço do seguro frente a cobertura garantida é extremamente acessível, com a vantagem de incluir assistência 24h para o próprio veículo segurado. Muitas pessoas, inclusive, contratam este seguro pensando na Assistência.

Todos os pontos acima valem para qualquer tipo de carro. Contudo, a Liberty Seguros tem uma opção nesta modalidade que é especialmente indicada para veículos off road, porque:

  1. Tem aceitação para modelos de até 25 anos, por isso pode ser feito para off roads mais antigos;
  2. Não faz análise de perfil de risco, a não ser pelo CEP, o que ajuda na precificação;
  3. Tem ampla aceitação para modelos off road em geral (há exceções, mas são raras);
  4. Além de proteção para danos a terceiros, garantirá assistência 24h, essencial para quem usa o off road para viajar.
  5. Tem preço relativamente mais acessível que o seguro total, quando este estiver muito alto.
  6. Veja mais 10 Vantagens do seguro terceiros Liberty

É importante reforçar que este seguro não cobre danos ao próprio veículo segurado (ou seja, o seu carro), mas somente danos a terceiros (ou seja, bens ou danos corporais das vítimas). Ainda assim, trata-se de um risco cuja proteção é indispensável para qualquer motorista dirigir tranquilo [Assista vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?” e veja o tamanho do enrosco para quem não tem seguro de terceiros]

Para pedir sua cotação de seguro somente de terceiros, clique abaixo! :D

Cotação Seguro Terceiros – 2

Opção 2
Seguro auto roubo

Outra opção bacana para os off road é o seguro somente contra roubo e furto. Para quem já irá fazer o seguro de terceiros, é interessante cotar também esta modalidade e, se possível, contratar ambas para ficar mais protegido.

O seguro auto roubo tem foco na proteção contra os riscos de roubo e furto do veículo, sem recuperação. Ocorrendo sinistro deste tipo, a seguradora pagará indenização integral conforme percentual contratado da Tabela FIPE.

No caso específico do seguro auto roubo Suhai, há ainda o diferencial de que se o carro for roubado/furtado e for recuperado com danos superiores a 75% do valor do carro, ela pagará indenização integral.

Para os off road a vantagem do seguro auto roubo da Suhai está nos seguintes pontos:

  1. Ampla aceitação de modelos off road;
  2.  Ampla aceitação de modelos antigos, permitindo a contratação para off roads acima de 10 anos;
  3. Perfil de risco simplificado, fazendo com que perfis mais jovens tenha menor impacto no preço que no seguro total “tradicional”;
  4. Instalação opcional de rastreador, que ajuda na proteção do veículo;
  5. Assistência 24h

Para pedir sua cotação de seguro auto roubo, clique abaixo! ;)

Cotação Seguro Roubo Carro – 2

Espero que essas dicas ajudem!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *