Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

se airbag abre dá perda total no seguro ou nãoDescubra se quando o airbag abre obrigatoriamente dá perda total (PT)!

Uma dúvida muito frequente entre nossos clientes e visitantes do blog é se obrigatoriamente dá perda total quando o airbag abre em uma colisão.

Neste artigo responderemos esse questão, focando nos critérios de perda total do seguro de automóvel.

Aproveite e peça também uma cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro – 2

Abrir airbag não dá perda total
Critério de perda total independe do airbag

Existe um boato popular de que quando o airbag abre, necessariamente será considerado perda total do veículo. Mas não é bem assim.

Tratando-se de veículo segurado, a seguradora garantirá o que está previsto no contrato. Lá, o critério para perda total no seguro de automóvel é que os custos de reparo ultrapassem 75% do valor do veículo previsto pela Tabela Fipe (para maiores detalhes, clique aqui).  Portanto, em princípio, critério de perda total independe de o airbag ser acionado ou não.

Se o airbag abrir e os custos de reparação atingirem 75%, será considerado perda total. Se o airbag abrir e os custos de reparação não atingirem 75%, será considerado perda parcial e não total.

A confusão em torno do uso airbag e da perda total se dá porque na maioria dos casos o custo de reparação do airbag é bem alto. Acidentes que acionam o airbag geralmente são mais brutos, e geram outros danos ao veículo que, se somados à reparação do airbag, acabam atingindo os 75% estipulados como perda total. Porém, nos casos em que o airbag abre e, mesmo assim não atinge o 75% do valor do veículo, então não será perda total.

O vídeo abaixo fala um pouco sobre o assunto. É um vídeo beeem antigo, de quando eu estava começando. Por isso perdoem a péssima qualidade de gravação e áudio. Os vídeos mais recentes do canal são bem melhores, dá um pulo lá!

O mesmo vale para danos na longarina ou eixo do veículo

A mesma coisa vale para danos na longarina ou eixo do veículo. Da mesma forma que o airbag, acredita-se que uma vez danificado o eixo do veículo obrigatoriamente ocorrerá perda total no seguro de carro.

O critério de perda total em todos os casos é que os custos do conserto atinjam 75% do valor do veículo. Se o airbag, longarina ou eixo forem afetados, mas o custo de reparação não atingir os 75%, então não será perda total.

É seu direito receber o carro consertado em perfeito estado

Geralmente quem tem o airbag, longarina ou eixo do carro afetados, sofreu uma colisão mais forte. A maior preocupação das pessoas nessas horas é que, não ocorrendo perda total com indenização integral, o conserto do carro sinistrado fique ruim e ele não volte a ser como antes.

É uma preocupação importante! A seguradora deve necessariamente repor o bem danificado em perfeito estado, sem nenhuma avaria ou defeito, e com garantia de segurança e qualidade.

Em casos de danos nos quais não é possível fazer os reparos com garantia de segurança, pode haver perda total sem atingir os 75%.

Veículos de terceiros

Vale ressaltar que as informações acima valem para veículos que acionam o próprio seguro. Para os casos de veículos de terceiros em atendimento por meio da cobertura de danos a terceiros do seguro do causador, o cenário muda bastante.

Não há vínculo contratual entre terceiro e seguradora – portanto, o critério de 75% de danos para dar PT, não é taxativo. Portanto, há maior margem para negociação nesses casos. Para maiores detalhe recomendamos a leitura deste outro post: “Cobertura Danos a Terceiros: com funciona?”.

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

139 respostas para Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?

  1. Marcos Leopoldo Gaeta diz:

    Tenho um voyage 2014 e na terça dia 24/02 no estacionamento de um hipermercado passei em cina de um tacha de concreto e foi uma pancada forte e o air bag (os dois) foram acionados. Troquei as rodas por liga leve aro 17′ polegadas e molas esportivas (4 dedos mais baixos) gostaria de saber se consigo acionar a garantia para troca do air bag na concessionaria pela garantia.

    • Jessica diz:

      Marcos, boa noite!

      Não temos como passar informações sobre a garantia pois não tem relação com o seguro. Para esse tipo de informação recomendamos que consulte a concessionária que lhe vendeu o veículo ou diretamente o fabricante.

      O que sabemos informar é que para acionar o seguro para conserto é necessário que os custos de reparação atinjam a franquia. Neste caso você pagaria a franquia e o seu seguro pagaria a diferença acima da franquia.
      Com relação às novas rodas, importante frisar que a cobertura normal do seguro é para itens originais de fábrica. Para cobrir as rodas diferenciadas é necessário contratar a cobertura opcional de rodas.

      Ficamos a disposição!

  2. Marcelo Schiavelli diz:

    comprei um carro em uma agencia a aproximadamente 4 anos atrás, nunca bati meu carro mas ao passar pela asseguradora eles informaram que não havia Airbag instalado no carro.
    informei a agencia sobre o que havia acontecido e eles disseram que não dariam garantia sobre a peça pois eu não poderia provar que foi eles que me venderam o carro sem o Airbag.
    O que devo fazer…ficar com o prejuízo ou existe alguma forma de mover uma ação contra a agencia?

    • Jessica diz:

      Marcelo, boa tarde!

      A unica forma será mover uma ação jurídica contra a agência, levantando o máximo de provas possíveis a seu favor para aumentar as chances de ganho de causa. Recomendamos que consulte um advogado para lhe instruir sobre esses procedimentos.

      Ficamos a disposição!

  3. Andre diz:

    Há 3 meses bati meu carro no pilar da garagem de casa. Acionei o seguro e foi trocada toda a parte traseira do New Civic.
    Acontece que fui para trocar o carro na concessionária por um zero e fui surpreendido que meu carro foi afetado a longarina e com isso a estrutura do carro e, sendo assim, não pegariam meu carro.
    Diante disso, o que posso fazer? Posso ir atrás de um laudo que comprove que a estrutura foi danificado e com isso perdeu o valor de mercado, sim, exigindo judicialmente a perda total carro?

    • Jessica diz:

      André, boa tarde!

      Desculpe a demora, tivemos muitas perguntas nos últimos dias!

      Você poderá pegar este laudo que diz que este dano é relativo à batida consertada pelo seguro, e levá-lo até a seguradora. Com esse documento em mãos poderá solicitar à seguradora que faça um novo reparo até que o carro fique em perfeito estado. Se o conserto deste dano somado aos demais reparos feitos anteriormente atingirem perda total, você poderá solicitar a indenização integral do seguro.

      Caso a seguradora não concorde você poderá abrir um processo jurídico para tentar receber na Justiça os prejuízos.

      Ficamos a disposição!

  4. cesar diz:

    Meu e um pólo e o ar bag. Ta acionado akelê bonequinho no painel ok faço

    • Jessica diz:

      Cesar, boa tarde!

      Esse questão foge ao escopo do seguro.

      Recomendamos que veja no manual do carro o que significa o sinal e siga os procedimentos indicados pelo fabricante.
      Caso o sinal no painel esteja aceso sem motivo, também é importante levar até uma concessionário para eles averiguarem.

      Para maiores dúvidas é necessário contratar o fabricante.

      Ficamos a disposição!

  5. santino diz:

    comprei e vendi um carro segurado, o novo dono não quis o seguro, posso transferir o seguro que ainda esta no nome do antigo dono para mim, para o meu novo carro? ainda restam alguns meses de vigência?

    • Jessica diz:

      Santino, bom dia!

      O seguro é intransferível. Quando você vende o carro, o seguro não vai junto. Assim como quando compra um carro, o seguro não vem junto.

      É necessário fazer um novo seguro ou endosso de substituição de veículo no seu seguro atual.

      Ficamos a disposição!

  6. santino diz:

    tenho um carro segurado, acontecendo um acidente, a segurado deve levar o carro para a oficina ou isso fica a cargo do cliente?
    para avaliar o estrago, saber se deu PT ou mesmo para o conserto?

    • Jessica diz:

      Santino, bom dia!

      Quando ocorrer uma colisão você deve ligar para a assistência 24h e solicitar um guincho. Eles levarão para uma oficina credenciada ou uma oficina de sua escolha, conforme preferir.

      Para avaliar se ocorreu perda total é necessário aguardar o orçamento da oficina e vistoria do seguro. Se o custo chegar a 75% do valor do carro na Tabela FIPE é considerado perda total.

      Ficamos a disposição!

  7. Gabriel Mota diz:

    Boa tarde! Tenho uma Picasso 2005, o airbag cortina lateral disparou e estourou o vidro que estava fechado, meu filho de 2 anos estava na cadeirinha, só um caquinho pegou logo abaixo do olho. Isso aconteceu hoje… foi do nada, passei por um buraco na via e acionou o airbag.. Não houve batida, não estourou pneu. Não tenho seguro! Dúvidas; é normal o airbag cortina estourar o vidro? Pelo fato de ter sido um incidente deste tipo, tenho como cobrar de alguém? Tipo a Citroën? Governo? Grato.

    • Jessica diz:

      Gabriel, bom dia!

      Orientamos que entre em contato com a Citroën informando todos os detalhes pois entendemos, do que já vimos dentro da nossa área de seguros, que isso não é normal de ocorrer. Pode se tratar se um defeito de fábrica do veículo e se isso se confirmar a fabricante terá que lhe pagar os danos.

      Em última instância, procure um órgão de defesa do consumidor.
      Se puder, tire fotos para comprovação dos danos e para mostrar que o carro não havia sofrido nenhum colisão que motivasse o acionamento do airbag e a quebra do vidro.

      Ficamos a disposição!

  8. marciene diz:

    Bati o carro fox e subi n meio fio e em seguida em uma barra d concreto! O air bag foram acionados e estragou bastante! Estou c receio d dar perda total! O q acha?

    • Jessica diz:

      Marciene, bom dia!

      Infelizmente não há como lhe passar uma opinião sobre isso, pois é necessário o orçamento de conserto feito pela oficina para saber se há ou não perda total.

      Independente de o airbag ter sido acionado, para dar PT é preciso que os custos totais de reparação ultrapassem 75% do valor do carro na Tabela FIPE. Às vezes o airbag é bastante caro e acaba agravando os custos, mas não necessariamente determinará a perda total, sendo necessário ver quais outros danos ocorreram.

      Ficamos a disposição!

  9. Pingback:O que é perda total no seguro? Com exemplos! | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Edemir Evangelista diz:

    Tenho uma tuckson e bati neste fim de semana. O carro acionou o air bag. A pancada foi de frente. Fez um V na frente. 3 portas ficaram desalinhadas. Não sei se atingiu a suspensão. Porque desci pelo barranco abaixo. Tenho receio de da seguradora tentar recuperar o carro e não ficar bom. Parece que a frente encolheu.
    O que você acha que vai acontecer?

    Att,

    Edemir Evangelista

    • Jessica diz:

      Edemir, boa tarde!

      Para saber se haverá perda total do carro é necessário o orçamento do conserto para checar se os custos chegam à 75% do valor do veículo na Tabela FIPE.
      Sem esse orçamento não temos como saber se é perda total ou perda parcial.

      Vale ressaltar que caso não chegue a dar perda total, o seguro deverá entregar o carro em perfeito estado, utilizando peças novas e originais de fábrica para o conserto, com garantia da qualidade do serviço.

      Ficamos a disposição!
      Faça a cotação do seu seguro com a Muquirana Seguros Online sempre que precisar :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *