Veja orientação sobre sinistro de terceiro no qual seguradora do causador quer indenizar mas terceiro prefere reparo!
Nosso visitante Glicério nos enviou a seguinte questão:
“Boa noite, Dra Jéssica
Meu filho tem uma moto BMW cujo o valor na tabela fip 2018 esta em R$19.388.
Considerando que o valor para indenizar um terceiro seja um dano no veiculo acima de 75%,não concordamos com a seguradora AZUL que está alegando perca total,sendo que o reparo fica abaixo desse percentual.
A seguraora pediu apenas fotos para o nosso mecanico,não mandou nenhum tecnico para avaliar ou fazer o laudo,logo considerou perca total com meia duzia de fotos.
Para meu filho será prejuizo receber o valor indenizatório,devido as condições que foi adquirido o veiculo,para ele é viável o concerto.
Como proceder neste caso? Já que a segurada que colidiu, causando o dano, diz que não pode fazer mais nada.”
Confira nossa resposta:
Olá Glicério, tudo bom?
Por favor, não precisa do “doutora”. Se eu pudesse escolher um título seria “princesa” rsrsrsrs! :)
Brincadeiras a parte, vamos a sua questão.
Como seu filho foi terceiro, não existe relação contratual entre ele e a seguradora do causador da colisão. Logo, ainda que o critério de 75% sirva como referência, prevalecerá o que as partes (seu filho e seguradora) acordarem.
Se seu filho não concorda com a indenização integral e prefere que seja feito o reparo, poderá negociar com a seguradora para que seja feito desta maneira. O fato de os prejuízos estarem abaixo de 75% ajuda ela na argumentação: oriento que ele reforce que estando abaixo de 75%, é bastante viável o reparo e que ele prefere desta maneira.
A negociação depende de acordo entre os dois, portanto, a seguradora pode 1) acatar o pedido dele e fazer o conserto; 2) não acatar e insistir na indenização integral ou ainda 3) fazer uma contra-proposta.
Aguarde para saber qual dos três ela fará.
Se eventualmente a seguradora insistir em (2), recomendamos que seu filho insista no caminho do reparo e guarde todos protocolos de atendimento, e-mails e mensagens referentes a esta negociação. Se não der certo mesmo após sucessivas tentativas, a recomendação é buscar as Pequenas Causas ou abrir processo judicial contra o causador e a seguradora.
Recomendamos que ao longo da negociação, peça ajuda ao corretor de seguros responsável pela apólice do causador. Explique sua situação e peça para ele lhe ajudar intervindo em favor do seu filho. Ele poderá intermediar a negociação com a seguradora e quem sabe ajudar a checar num consenso.
Espero que dê tudo certo!