Carro de garantia de financiamento pegou fogo: seguro cobre?

Entenda como funciona o seguro quando veículo dado como garantia em financiamento pega fogo!

Nossa visitante Andreia nos enviou a seguinte questão:

“Boa noite.
Um amigo financiou um carro, deu o carro que ele tinha como entrada e financiou o restante. 20 dia após que ele estava com o carro novo ele pegou fogo, deu perda total. O que fazer nesse caso?”

Confira nossa resposta:

Ola Andreia, tudo bom?

Pelo que entendi ele comprou um carro novo (chamarei de “carro N”) e deu o carro antigo (chamarei de “charro A”) como entrada. Então o carro 1 pegou fogo.

Existem os seguintes possíveis cenários:

Cenário 1: Se o carro antigo tinha seguro e seu amigo fez um endosso de substituição de veículo, transferindo a cobertura deste seguro para o carro novo, então o carro antigo deixou de ter cobertura e o carro novo passou a ter cobertura.

Sendo este o caso, o seguro poderá ser acionado para indenizar o carro novo.  O valor da indenização será o percentual contratado da Tabela Fipe (ou valor fixo, se tiver contratado modalidade “valor determinado”). A seguradora quitará o saldo devedor até este limite de indenização e a diferença que restar será paga ao seu amigo (detalhes aqui). Outro caminho possível, indicado quando o saldo devedor ainda é alto por estar no comecinho do financiamento, é a substituição de garantia usando o seguro (detalhes aqui).

Cenário 2: Se o carro antigo tinha seguro, porém não foi feito endosso para substituir pelo carro novo, o carro novo estava sem cobertura. Portanto, não haverá garantia de indenização.

Ele deverá informar a financeira sobre a ocorrência do incêndio para checar quais os caminhos aceitos por ela para substituir a garantia por outro bem, pois a dívida continuará existindo até ser quitada.

Cenário 3: Se o carro antigo não tinha seguro e não foi feito um seguro para o carro novo, vale a mesma informação do tópico 2 acima.

Espero que essas informações ajudem!

Precisando de um seguro, conte conosco ;)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *