Seguro aceita carro com chassi remarcado?

SEGURO ACEITA OU NÃO CARRO COM CHASSI REMARCADOSaiba se o seguro de automóvel aceita carros com chassi remarcado!

Em determinados acidentes de trânsito pode acontecer de o carro ser danificado, ter conserto, porém ser necessário remarcar o chassi. Nessas situações as pessoas costumam ficar totalmente perdidas em dúvidas sobre o que acontecerá com o veículo em termos de regularização da documentação, desvalorização, aceitação na hora de contratar o seguro de automóvel. Neste artigo trataremos desta última questão: seguro aceita carro com chassi remarcado? Como funciona nesse caso?

Leia também:
“Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo?”
“O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?”
“Seguro de carro cobre sinistro com CNH vencida?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Sua participação é muito importante e ficaremos felizes em poder ajudar.

Aceitação de chassi remarcado no seguro varia de seguradora para seguradora

Cada seguradora tem Condições Gerais que preveem todas as regras de aceitação, recusa, cobertura etc. do seu seguro. Isso significa que as políticas de aceitação e recusa podem variar de seguradora para seguradora, desde que respeitando as determinações do órgão regulador do setor (a SUSEP).

Por essa razão a aceitação de determinadas situações excepcionais como carros com chassi remarcado, veículos de leilão, modelos que não constam na Tabela FIPE etc., podem ter aceitação em algumas seguradoras e ser rejeitados em outras.

Cotação Seguro Carro - 2

Sendo assim, se você quer fazer seguro para um carro que teve o chassi remarcado, será necessário checar em diversas seguradoras para encontrar aquelas que aceitam e, a partir disso, encontrar o melhor custo-benefício.

Observação importante!
Só há aceitação para chassi remarcado de forma legalizada e inspecionada

Vale ressaltar que tanto para o seguro quanto para sua própria segurança, é imprescindível que no caso de remarcação do chassi você peça autorização ao órgão responsável (DETRAN), faça toda a regularização da documentação do carro junto aos órgãos de trânsito e uma inspeção do INMETRO.

Esses procedimentos são exigidos para garantir maior segurança no trânsito. Também são fundamentais para evitar fraudes e combater o roubo de veículos, uma vez que a remarcação ilegal de chassi junto à troca ilegal da placa é uma forma que os ladrões encontram para o veículo roubado não ter mais encontrado.

Leia também:
“Pago franquia no seguro de automóvel quando não sou culpado?”
“Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?”

Como funciona o seguro para carro com chassi remarcado?

Uma vez encontrada uma opção de seguradora que aceita fazer seguro de automóvel para carros com chassi remarcado, é preciso ter em vista que o seguro poderá ter algumas diferenças em relação ao seguro normal.

  • Desvalorização do carro: Infelizmente a remarcação do chassi tende a gerar uma desvalorização do carro, e isso provavelmente se refletirá na cobertura do seu seguro de automóvel. Na grande maioria dos casos, numa situação como o essa a seguradora com aceitação cobrirá um percentual menor que o padrão de 100% da Tabela FIPE, ficando geralmente entre 70% e 90% da Tabela FIPE. Essa desvalorização é feita com referência no mercado, que tende a pagar menos por veículo com chassi remarcado.
  • Chassi remarcado deve ser informado na hora de cotar o seguro: Na hora de cotar o seguro algumas seguradoras perguntam se o chassi do veículo é remarcado. Em caso afirmativo é imprescindível informar para não haver divergência de informações no caso de um sinistro. Mesmo aquelas seguradoras que não fazem essa questão na hora da cotação podem fazer uma avaliação junto ao órgãos de trânsito para identificar se houve alterações no chassi.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

31 respostas para Seguro aceita carro com chassi remarcado?

  1. Vinícius Sessi diz:

    Bom dia, possui uma lei onde informa a desvalorização do veiculo após remarcado?

    • Jessica diz:

      Vinícius, bom dia!

      A desvalorização ocorre pela demanda e oferta no mercado e pelo fato de os próprios consumidores pagarem menos por veículos sinistrados. Por conta disso não há uma lei que regulamente isso, sendo na verdade uma “prática de mercado”.

      A desvalorização do percentual de cobertura do seguro é feita com base em uma média que a seguradora calcula para essa desvalorização. Nós das corretoras de seguros não temos acesso a como ela calcula esta média, mas acredito que ela consiga este número aproximado a partir do leilão que ela mesma faz dos veículos sinistrados depois de consertá-los.

      Apoie nosso projeto!
      Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
      Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg

      Atenciosamente,

  2. estol comprando uma maister 2005 com rm gostaria desaber se ela e vendida na tabela ou menos valor da ta bela

  3. Pingback:Comprar carro com chassi remarcado dá problema no seguro? | Muquirana Corretora de Seguros

  4. Josimar diz:

    Boa tarde, estou vomprando um fiat bravo 2012 e o chassi dele foi remarcado. Tem algum problema sobre o seguro?

  5. Leonardo Mello diz:

    Olá,

    O que acontece quando o carro tem o chassi adulterado, mas demora para vir a carta laudo?
    A seguradora não tem um prazo de 30 dias para liquidar o sinistro?

    • Jessica diz:

      Leonardo, bom dia!

      Desculpe, mas não entendemos sua pergunta.
      Poderia explicar o que ocorreu para podermos ajudá-lo?

      O prazo de 30 dias é referente ao pagamento de indenização integral nos casos de perda total. A contagem desse prazo inicia após a entrega de toda documentação solicitada pela seguradora ao segurado.

      Ficamos no aguardo!

  6. Dalgo diz:

    Coomprei um carro nossa negociação foi tudo por meio do Watzap fui até a cidade onde estava o carro realmente estava como combinamos passei o recibo do meu para ele e vice versa ao chegar em casa verefiquei que o carro era remarcado perante a lei posso exigir desfazer o negócio? Até quantos dias após? /explicando que fiz pericia esta tudo certo

    • Jessica diz:

      Dalgo, bom dia!

      Infelizmente não temos como lhe instruir neste caso, pois não tem relação com o seguro e por isso foge ao escopo de nossa atuação.
      Recomendamos que consulte um advogado para checar o que pode ser feito e sanar suas dúvidas.

      Atenciosamente,

  7. Victor diz:

    Boa noite, estou comprando um carro com chassi remarcado (punto 2012 essence 1.6 automatico) recuperado de furto de seguradora, nao foi batido apenas raspado o chassi, gostaria de saber se consigo pegar se consigo pegar 100% da fipe dele no seguro

    • Jessica diz:

      Victor, bom dia!

      Pela nossa experiência será muito difícil encontrar uma seguradora que aceite segurar 100% da Tabela FIPE por conta do chassi remarcado.

      Todas as seguradoras com que trabalhamos determinam uma depreciação do percentual da Tabela FIPE para veículos com chassi remarcado, geralmente aceitando valores entre 75% e 90% da Tabela.

      Ficamos a disposição!

  8. Pingback:Mitos e verdades sobre perda total no seguro de carro | Muquirana Corretora de Seguros

  9. Fabiano Machado diz:

    Sou segurado e fui roubado, qdo acharam o carro ele estava com o chassi remarcado pelos ladrões… posso recusar se o seguro quiser me oferecer o mesmo?

    • Jessica diz:

      Fabiano, bom dia!

      Para que o seguro dê perda total no veículo é necessário que os custos atinjam 75% do valor do carro na Tabela FIPE. Esse critério independe dos tipos de danos sofridos, desde que o conserto possa ser feito com total garantia de qualidade. Por isso, mesmo que o chassi seja remarcado, se os custos não atingirem 75% e o conserto puder ser feito com segurança a seguradora não dará a perda total.

      Recomendamos que aguarde o orçamento da oficina para confirmar se atingirá ou não os 75%. Se ficar próximo de 75% mas não atingir, é possível argumentar com a seguradora sobre o chassi e outros custos que aproximariam a perda total e tentar negociar. Se ficar muito distante de 75%, pela nossa experiência, já fica mais difícil.

      Caso você não concorde com o parecer da seguradora e não haja acordo entre vocês, a única forma será abrir uma ação jurídica contra a seguradora para tentar receber na Justiça. Caso opte por este caminho recomendamos que consulte um advogado para melhor lhe instruir.

      Ficamos a disposição!

  10. Marcos diz:

    Ha complicação na transferencia de um carro reremarcado de um estado Para outro ?

    • Jessica diz:

      Marcos, bom dia!

      Infelizmente não temos como lhe passar informações sobre isso, pois foge ao escopo do seguro. Recomendamos que consulte um despachante pois ele saberá lhe informar melhor sobre quaisquer dificuldades nessa transferência.

      Ficamos a disposição em caso de outras dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *