Seguro auto plurianual X Seguro auto anual: diferenças e semelhanças

seguro-auto-plurianual-x-seguro-auto-anual-diferencas-e-semelhancasConfira as semelhanças e diferenças entre o seguro auto plurianual e o seguro auto anual!

O seguro de automóvel plurianual é um seguro com prazo longo: ao invés de fazer uma apólice de 01 ano de duração, o segurado tem as opções de 02 à 05 anos conforme a seguradora de seu interesse. Trata-se de uma opção para consumidores que desejam se blindar da inflação e ganhar maiores descontos e para isso estão dispostos a pagar um valor maior no presente.

Esta opção vale a pena de acordo com o perfil do consumidor e algumas outras variáveis (neste outro post explicamos como avaliar se o seguro auto plurianual para você) e por isso é importante conhecê-la. Neste post explicaremos as semelhanças e diferenças do seguro auto plurianual em relação ao anual. São informações simples, mas úteis ao consumidor que deseja conhecer todas as opções existentes.

O espaço dos comentários está sempre aberto para sua participação com opiniões e dúvidas!

Aproveite e faça sua cotação de seguro de carro ou moto conosco! :D

Cotação Seguro Carro – 2

O que é igual no seguro anual e no seguro plurianual?

As coberturas, assistências e bônus do seguro de automóvel plurianual funcionam exatamente da mesma forma que o seguro anual:

  • Coberturas: As coberturas são as mesmas para cada ano, independente de o seguro ser anual ou plurianual. Por exemplo: se o segurado contrata um seguro plurianual com cobertura de R$50.000 para danos materiais a terceiros, essa cobertura é renovada a cada ano. Portanto ele terá $50.000,00 de cobertura de terceiros a cada ano do seu seguro plurianual, de modo que essas coberturas não são “diluídas” nos 02 ou 03 anos de seguro, valendo ano a ano.
    O mesmo vale para quaisquer outras coberturas como danos corporais a terceiros, vidros, cobertura da Tabela FIPE para colisão, roubo/furto ou perda total.
  • Assistência 24h: Os serviços de assistência 24h funcionam da mesma maneira. Se o segurado contratou um plano de assistência 24h com limite de 03 utilizações de guincho no ano, ele terá direito a 03 utilizações em cada ano do seguro plurianual.
  • Bônus: Os bônus também funcionam igual entre o seguro plurianual e o anual. A cada ano sem sinistro, o segurado ganha uma classe adicional de bônus. No seguro plurianual, ao final da vigência, o segurado ganhará os bônus acumulados durante os anos anteriores nos quais o seguro esteve vigente e não precisou ser utilizado. (Veja aqui como funciona o bônus no seguro)

O que é diferente no seguro plurianual?

As grandes diferenças do seguro auto plurianual em relação à opção tradicional anual, está basicamente na antecipação do pagamento, que por consequência garante ao segurado um desconto diferenciado dentro da seguradora. A antecipação do pagamento também muda as regras de devolução em caso de cancelamento antes de o seguro vencer.

  • Antecipação do pagamento: No seguro anual o segurado pagará as parcelas da cobertura referente àquele ano dentro do mesmo ano. Já no seguro plurianual, ele pagará no primeiro ano as parcelas do primeiro ano de cobertura e também dos anos subsequentes – ele estará antecipando o pagamento de 02, 03 ou 04 anos para o primeiro ano de cobertura.
    Por exemplo: Se um segurado faz um seguro bianual (02 anos), ele pagará as parcelas do 1º e do 2º ano de cobertura já no primeiro ano. Portanto estará antecipando o pagamento do 2º ano de cobertura.
  • Desconto: Como contra-partida pela antecipação do pagamento, no seguro plurianual a seguradora concede um desconto ao segurado. Apesar de este desconto ser interessante, é importante sempre avaliar se ele vale a pena para você. Para isso recomendamos fortemente a leitura deste outro post: “Seguro auto plurianual vale a pena?”.
  • Cancelamento e devolução: Outra diferença importante é que se o segurado desejar cancelar o seguro no meio da vigência, o cálculo de devolução do seguro plurianual será diferente do seguro anual, utilizando uma tabela de cálculo (Tabela de Prazo Curto) diferente. Para maiores detalhes, recomendamos a leitura deste post: “Cancelamento do seguro plurianual: como funciona?”

Por fim, há ainda uma última diferença que em determinadas situações dificulta a contratação do seguro plurianual: São poucas as seguradoras que trabalham com esta opção de prazo longo. Se você tem interesse em conhecê-las, ou mesmo se deseja um seguro anual, peça sua cotação conosco :)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *