Seguro carros adaptados na Allianz: como funciona?

Veja como funciona a cobertura de equipamentos para carros adaptados de PCD na Allianz!

A Allianz está entre as seguradoras com cobertura especial para equipamentos de adaptação de veículos para pessoas com deficiência (PCD). No post de hoje explicaremos as regras de contratação de garantia de cobertura desses equipamentos dentro dessa seguradora.

Aproveite e peça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Regras de cobertura
no seguro auto da Allianz

As regras de cobertura do equipamento de adaptação podem variar entre as seguradoras. Na Porto Seguro (confira regras aqui), por exemplo, há detalhes diferentes em relação à Allianz. Por isso é sempre importante checar as regras da seguradora de seu interesse.

  • Forma de contratação: Na Allianz deve-se contratar cobertura específica para o equipamento de adaptação.
    Exemplo 1: Se o veículo vale em torno de 50 mil na Tabela FIPE, o segurado contratará 100% da Tabela FIPE para garantir o veículo. Se o equipamento de adaptação instalado vale 10 mil reais na nota fiscal, deverá ser contratada cobertura específica para este equipamento no valor de 10 mil reais. Veja que a cobertura de casco do veículo é separada da cobertura do casco. 
  • Limite máximo: A Allianz não determina um limite máximo de cobertura para o equipamento, deixando em aberto para que seja igual ao valor da nota fiscal ou conforme valor médio de mercado. Todo cálculo está sujeito à análise da seguradora, por isso se o equipamento for muito caro, a seguradora poderá negociar um limite individualmente – porém são raros os casos em que isso ocorre.
  • Vistoria: Deverá obrigatoriamente ser feita vistoria prévia para que o perito verifique a existência do equipamento e seu estado de conservação. Se ele for instalado algum tempo depois da retirada do carro da loja, ainda assim a seguradora deve ser notificada e a vistoria realizada. Do contrário poderá comprometer a cobertura do equipamento e do veículo como um todo.
    Exemplo 2: O carro zero km saiu da concessionária com seguro, por isso não foi preciso fazer vistoria. Porém, poucos dias depois fez a instalação do equipamento de adaptação. Será necessário fazer vistoria para inclusão da cobertura do equipamento
  • Nota fiscal: É necessário ter nota fiscal do equipamento. Contudo, as Condições Gerias da Allianz deixam em aberto opção para contratação conforme valor médio de mercado na falta da nota fiscal. Sempre consulte as Condições Gerais atualizadas para checar se essa regra continua.
  • Equipamento deve ser regular: Em eventual sinistro a seguradora poderá solicitar comprovação de que instalação do equipamento e/ou adaptação do veículo foi feita de forma regular junto aos órgãos competentes como DETRAN.
  • Franquia: A franquia da cobertura do equipamento é separada da franquia do casco e deverá constar no orçamento, proposta e apólice.

Situações quando há cobertura

A Allianz configura entre as seguradoras com maior flexibilidade nas situações com garantia de cobertura para equipamentos de adaptação de veículos PCD. Diferente da Tokio Marine (detalhes aqui) onde há situações com restrição de cobertura, na Allianz os equipamentos terão cobertura em todas as demais situações em que o próprio veículo tem cobertura.

Contudo, vale reforçar que o limite de cobertura do equipamento deve ser igual o da nota fiscal (ou média de mercado), do contrário poderá negar cobertura mesmo que dentro de situação de risco aceitável.

Onde constam essas informações?

Abaixo separei as cláusulas contratuais onde você encontra essas informações nas Condições Gerais do seguro de automóvel da Allianz. São as páginas do contrato com alguns comentários meus para ajudar você consumidor a entender em linguagem mais acessível.

Imagem 1

Imagem 2

Vídeo com mais detalhes

Separamos o vídeo abaixo de nosso canal com informações gerais sobre o assunto. Aproveite para assistir e se inscrever :D

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *