Seguro cobre equipamentos mobilidade PCD no exterior?

Saiba como funciona a cobertura internacional no seguro de equipamentos de mobilidade PCD!

Começamos uma nova seção no blog com foco no seguro para equipamentos de mobilidade para Pessoas Com Deficiência (PCD). No último post explicamos os tipos de contratação e como isso é de extrema importância para o consumid0r-segurado. Hoje trataremos brevemente sobre o âmbito geográfico de cobertura.

As informações são referentes ao seguro da Sompo, pioneira no lançamento deste produto. Se encontrar outras companhias nesta linha, compartilhe conosco!

Somos especialistas em seguros PCD. Nossos especialistas estão prontos para lhe orientar!

Seguro Equipamento Mobilidade PCD

Âmbito geográfico nacional

O seguro de equipamentos de mobilidade PCD cobrirá somente:

  • Danos ocorridos em território brasileiro. O fato gerador do dano deve ter ocorrido no Brasil.
  • Reclamação feita em território brasileiro. A solicitação de cobertura deve ocorrer no Brasil.

Para que haja cobertura no exterior é necessário:

  • Análise prévia e anuência da seguradora. Não há possibilidade de inclusão da cobertura de extensão para o exterior sem passar pelo processo de análise prévia e formalização de aceitação por parte da seguradora. Isso é importante pois significa que não existe cobertura técnica durante o período de análise.
    A cobertura técnica é uma “garantia provisória”, dada enquanto a seguradora está analisando se aceita ou não um risco. Quando existe cobertura técnica e ocorre um sinistro no meio tempo entre início da análise e formalização da aceitação ou recusa pela seguradora, a seguradora deverá cobrir. Como neste seguro não há cobertura técnica para extensão de perímetro, não serão cobertos eventos que ocorrerem no exterior enquanto a seguradora não finalizar a análise e formalizar a aceitação.
    Por isso é importante solicitar a extensão de perímetro antes de viajar para fora do Brasil.
  • Pagamento de prêmio adicional. Nos casos em que houver aceitação da seguradora na extensão do perímetro de cobertura, haverá cobrança de um preço adicional. Isso significa que há custo em expandir a cobertura para fora do Brasil. Ainda assim, vale a pena em situações que mostraremos no próximo tópico.

A Imagem 1 abaixo mostra como essa informação aparece nas Condições

Imagem 1 – Âmbito geográfico do seguro equipamento mobilidade Sompo

Quando contratar extensão de cobertura para o exterior?

O foco deste seguro está no consumidor-segurado que reside no Brasil. Contudo, poderá haver situações nas quais é interessante solicitar a extensão do perímetro. Cadeiras de rodas ou próteses podem sofrer danos durante viagens a passeio, intercâmbio, passagem. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Consumidor-segurado que viaja com frequência para o exterior, a passeio ou a trabalho. É importante contratar o seguro com cobertura no exterior para o ano todo, assim se precavê de esquecer de incluir a extensão antes da viagem. Sem a extensão, não haverá cobertura para danos que ocorrerem lá fora.
  • Consumidores-segurados que vivem próximo da fronteira e circulam nos países vizinhos. Esses casos também devem considerar ter a extensão ao longo de todo ano, já que poderão circular dentro dos países vizinhos esporadicamente. Se ocorrer algo enquanto está circulando lá fora, não haverá cobertura!
  • Consumidor-segurado em viagem casual. Para aqueles que não viajam com frequência, é possível pleitear a extensão de cobertura para o exterior por período específico. Assim diminui custos, mas não deixa de proteger seu equipamento enquanto está em viagem.

Faça a cotação do seguro do seu equipamento de mobilidade conosco!

Seguro Prótese Seguro Cadeira de Rodas

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *