Seguro de automóvel cobre motor?

seguro de automóvel não cobre motorSaiba se o seguro de automóvel cobre ou não cobre problemas no motor!

Se você mesmo nunca teve um problema com o motor do seu veículo, certamente conhece alguém que já teve. O motor do carro pode apresentar defeitos de fábrica, panes elétricas, falhas mecânicas que nos pegam de surpresa. Uma das perguntas mais frequentes nessas horas é se o seguro de automóvel cobre problemas com o motor.

Neste artigo responderemos essa pergunta. Confira abaixo e aproveite para pedir sua cotação com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

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Motor tem ou não cobertura no seguro de carro?

O seguro de automóvel não cobre problemas no motor do carro, como por exemplo casos de motor fundido, defeitos mecânicos, problemas elétricos etc.

No geral problemas como esses ocorrem por duas possibilidades: 1) Defeito de fábrica ou 2) Falta de manutenção do veículo. Ambas as possibilidades fogem ao escopo das responsabilidades da seguradora: no caso de defeito de fábrica, é responsabilidade do fabricante; no caso de falta de manutenção, é responsabilidade do proprietário do veículo.

As Condições Gerais contém as cláusulas contratuais do seguro. Nelas as seguradoras costumam incluir cláusulas que exclui este tipo de problema, conforme você vê no exemplo abaixo:

Seguro não cobre problemas no motor

“E se num acidente o motor do meu carro for danificado?”

Aí a história é outra! Se o motor do seu carro foi danificado num acidente de trânsito, em uma colisão por exemplo, então haverá cobertura do seguro. Nesse caso, o seguro funcionará normalmente:

  • Em caso de perda parcial, você pagará a franquia e o seguro o restante dos custos de reparação do motor e todo o resto que precisar ser consertado. (Para saber mais sobre o que é perda parcial, clique aqui!)
  • Em caso de perda total, você não pagará franquia e receberá indenização integral do seguro. (Para saver mais sobre o que é perda total, clique aqui!)

“E se foi defeito de fábrica?”

Como dissemos, não há cobertura do seguro em casos de problemas no motor em decorrência de defeitos de fábrica. Contudo, se é o seu caso o primeiro passo é contatar a concessionária onde comprou o veículo e o fabricante, exigindo reparação do motor e/ou troca nos casos mais graves.

Seguro pode ajudar em caso de pane mecânica ou elétrica

O seguro de automóvel pode ajudar em casos de pane. Apesar de o seguro não cobrir o motor em casos assim, é possível solicitar assistência de guincho para remover o veículo. Apesar de menos comum, algumas seguradoras também oferecem carro reserva por 3 dias para casos de pena mecânica ou elétrica – verifique em sua apólice se existe este benefício.

Cotação Seguro Carro

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

78 respostas para Seguro de automóvel cobre motor?

  1. Mauricio Coelho diz:

    Boa noite Jessica.

    Comprei um carro 0km a 60 dias, fiz seguro total do veículo antes mesmo de sair da concessionária.
    No negócio do carro novo dei meu carro usado como entrada e financiei o resto do valor, na proporção de 25% entrada X 75% financiado, se houver um sinistro, Perda Total do veículo, após eu ter pago metade do financiamento, a seguradora quita o restante do valor e me ressarce proporcionalmente o valor do veículo em relação ao valor já pago? ou paga no caso 110% da fipe e eu quito os valores??

    obrigado

    • Jessica diz:

      Maurício, bom dia!

      O valor da indenização integral no caso de perda total é sempre limitado ao percentual da Tabela FIPE contratado.
      Se o senhor contratou 110% da Tabela FIPE, então o valor a ser indenizado será de 100% + 10% da FIPE.

      Como o carro é financiado, a seguradora pagará o financiamento até o limite desses 110%.
      Se sobrar algo em relação a esses 110% após a quitação das parcelas pendentes, a diferença será paga ao senhor.

      Ficamos a disposição!

  2. Luiz diz:

    Durante uma viajem o motor do meu carro explodiu,gostaria de saber se a autorizada é obrigada a me fornecer um carro reserva,já q foi diagnosticado q o problema foi de fábrica?

    • Jessica diz:

      Luiz, bom dia!

      Infelizmente não temos como lhe passar essa informação, pois foge ao escopo do seguro de automóvel.

      Podemos dar apenas uma opinião, por isso recomendamos que confirme essas informações com um advogado.
      Acredito que o primeiro passo seja solicitar uma vistoria para saber a origem da explosão. Sendo confirmado que decorreu de defeito de fábrica, entendemos que o fabricante é responsável por seus prejuízos. Neste caso é possível tentar negociar a disponibilização de um carro reserva,mas tudo depende de sua negociação com o fabricante/concessionária.

      Não havendo acordo, será necessário cobrar os prejuízos na Justiça.

      Ficamos a disposição!

  3. Marcus diz:

    Bom dia, tenho uma dúvida, comprei carro zero nov/2013 3 anos de garantia, meu carro entrou em uma enchente jan/2014, e rachou o motor, acionei o seguro, preferi que o serviço fosse feio na concessinaria, trocaram o motor, hoje fev/2015 meu carro ja foi guinchado mais de 20 vezes com problemas. O que voce acha que eu devo fazer?

    • Jessica diz:

      Marcus, boa tarde!

      Quando o conserto do carro é feito pelo seguro em oficina credenciada, a garantia do serviço é dada tanto pela oficina quanto pela própria seguradora. Se a oficina era credenciada recomendamos que contate a seguradora, informe que o motor vem apresentando problemas desde então e que deseja que sejam feitos reparos até que o carro seja devolvido em perfeito estado. Cada novo conserto será somado ao primeiro conserto e se as somatórias finais atingirem 75% do valor do carro, será considerado perda total.

      Quando o conserto é feito em oficina não credenciada a garantia é dada somente pela oficina, com isenção de responsabilidade da seguradora. Neste caso é necessário reclamar na oficina argumentando sobre os problemas do motor desde a troca e solicitando que o serviço seja refeito até que o carro esteja 100% em ordem.

      Ficamos a disposição!

  4. GUELBER FONSECA diz:

    BOA NOITE!!!! FUI VITIMA DE ROUBO EM MINHA RESIDENCIA E LEVARAM MEU VEICULO. FIAT/PALIO 1.0 . NO DIA SEGUINTE A POLICIA LOCALIZOU O VEICULO. FIZ O BOLETIM PELA POLICIA CIVIL E POSTERIOMENTE FUI LIBERADO PARA LEVAR MEU VEICULO PARA CASA. DIRIGINDO O VEICULO NO CAMINHO PRA RESIDENCIA, CONSTATEI QUE O MOTOR ESTAVA COM SERIOS PROBLEMAS. ACHO QUE OS BANDIDOS FUNDIRAM O MOTOR. ELES TAMBEM TROCARAM AS DUAS RODAS DIANTEIRAS, AS RODAS DO MEU VEICULO É ARO 14 E COLOCARAM ARO 13.
    A MINHA DUVIDA É: O SEGURO PAGA DANOS CAUSADOS POR BANDIDOS EM CASOS DE ROUBOS? NO MEU CASO MOTOR DANIFICADO E AS RODAS TROCADAS!!!!
    OBRIGADO!!!!!

    • Jessica diz:

      Guelber, bom dia!

      Se os danos causados pelos ladrões ultrapassarem a franquia, o seguro cobrirá a diferença que ultrapassar essa franquia. Se esses danos atingirem 75% do valor do carro na Tabela FIPE será considerado perta total e não haverá cobrança de franquia, com o pagamento de indenização integral pelo seguro.

      Em relação às rodas o seguro cobrirá as rodas de aro 14 caso elas seja originais de fábrica. Caso tenham sido colocadas por você, para haver cobertura é necessário ter cobertura acessória especificando esses itens.

      Ficamos a disposição!

  5. Taiane Almeida diz:

    Olá, quinta-feira, 19/09/2014 eu e meu companheiro realizamos o aluguel de um carro(GOL) para uma viajem de 3 dias,com volta prevista na segunda-feira, no ato da locação foi passado para nos que o carro estava no seguro e que o mesmo tinha passado por uma revisão, o valor cobrado foi de 270reais mais um gasto adicional de 30 reais pelo fato de o seguro nao cobrir até o destino da nossa viajem, perguntei ao dono da locadora se não tinhamos direito a um comprovante, o mesmo disse que nao tinhamos direito, partindo da cidade com o referido carro, nos deslocamos para a saida da cidade quando o dono do estabelecimento nos liga dizendo que ocorreu um equivoco e que seria cobrado o valor de mais 70 reais a mais, a viajem aconteceu tranquila na ida, porem na volta o carro começou a dar sinais de defeito, o freio começou a falhar e o carro a esfumaçar, meu companheiro com muita dificuldade conseguiu parar o carro que estava perdendo força, paramos em um local deserto e distante de tudo, que por sorte depois de varias tentativas de pedir ajuda um rapaz parou seu carro e nos ajudou dando uma carona para a cidade mais próxima, chegando la ligamos para o dono da locadora que nos disse que contratássemos o serviço de um guincho, que nos custou 800 reais ate a cidade de Cruz das Almas e que la iríamos pagar a franquia e mais o valor do dano, ainda na tentativa de esclarecer mais sobre a situação o telefone foi passado para o rapaz do guincho que não compreendia assim como nos o fato de o seguro não cobrir o guincho e a nossa volta para a cidade de Cruz das Almas, falando com o dono da locadora o rapaz do guincho nos disse que o seguro realmente nao iria cobrir o dano e que o dono da locadora disse que o acordo tinha feito entre ele e meu companheiro, e que nao podia nada a fazer a não ser facilitar a contratação do guincho, depois de uma viajem de 7 horas chegamos no destino exaustos, efetuamos o pagamento de 800 reais do guincho e o carro foi levado para a locadora, chegando la o dono da locadora disse q o seguro não iria cobrir o dano e que o carro havia perdido todo o motor, e que teríamos que pagar 6.600 pelo dano, o dono da locadora então não parava de ligar para o meu companheiro que se encontrou com ele varias vezes durante o dia para tentar resolver, a todo momento estava disposto a terminar com essa situação, de quem é a culpa nessa situação?

    • Jessica diz:

      Taiane, boa tarde!

      Neste caso é necessário checar as cláusulas do contrato de locação de veículo. Neste contrato deverá constar, além do termos de uso do veículo, obrigações e deveres de cada parte, etc., como funciona o seguro e de quem é a responsabilidade pelos custos como franquia e guincho.

      Geralmente a franquia do seguro de carros de locação cabe a quem está locando o carro. Já o guincho depende dos benefícios contratados no seguro, o que pode ser checado na apólice.

      Vale ressaltar que independente de o carro ter ou não seguro, não existe cobertura para falhas mecânicas. O seguro cobre somente sinistros como colisão, roubo, furto, incêndio etc. Falhas mecânicas de fábrica ou por falta de manutenção são de responsabilidade do proprietário (ou do motorista, nos casos de locação, sendo necessário observar no contrato).

      Recomendamos que com o contrato de locação em mãos consulte um advogado para que ele possa instruir vocês melhor sobre seus direitos nessa situação.

      Ficamos a disposição!

  6. marcos Firmino diz:

    Fomos vitima de roubo

    e os caras acabaram com a suspensão e freio do carro que estava em perfeito estado

    alem de terem batido o carro.

    neste caso de sinistro o seguro cobre todo o conserto?

    • Jessica diz:

      Marcos, boa tarde!

      Todos os danos no veículo que forem comprovados que foram causados pelo roubo do veículo (tanto da parte mecânica e de funilaria) estarão cobertos como danos parciais pela seguradora. Nesse caso, você pagará a franquia e o seguro pagará os restantes do custos que ultrapassarem essa franquia.

      OBS: A parte mecânica que for comprovado que o problema ocorreu por desgaste ou problema mecânico não decorrente do roubo, não tem cobertura do seguro.

      Ficamos a disposição!
      Faça sua cotação de seguro conosco quando precisar ;)

  7. wilbert diz:

    Numa viagem em rodovia, bati o carro em um cachorro e devido a isto o radiador foi danificado e a agua baixou o nivel, levando a esquentamento do motor. Nesse caso o seguro cobre o prejuizo?

    • Jessica diz:

      Wilbert, boa tarde!

      Em caso de acidentes que danificam o veículo, haverá cobertura do seguro.
      Porém se for constatado que o veículo continuou rodando após ser danificado, agravando o risco, poderá haver negação da seguradora em pagar os danos causados após o acidente.

      Estamos a disposição de tiver mais dúvidas!
      Quando for renovar seu seguro, conte com os serviços da Muquirana Seguros Online :)

  8. Renato Mateus diz:

    Boa tarde. Gostaria de sanar mais uma dúvida.
    Sabemos que um reparo de um câmbio automático, é alto, e se acontece algum problema, algum defeito, acionando o seguro, ele cobre mesmo com a franquia?
    Obrigado!

    • Jessica diz:

      Renato, boa tarde!

      O seguro cobrirá somente em caso de acidente (colisão, incêndio etc.) no qual o câmbio é danificado e nesse caso haverá a cobrança da franquia.
      Em caso de quebra por desgaste ou defeito, não há cobertura do seguro.

      Isso ocorre porque o seguro é uma proteção contra o risco, ou seja situações inesperadas que causam prejuízo financeiro. O desgaste não se enquadra como um risco. Já o defeito é de responsabilidade do fabricante.

      Se pudermos ajudar com mais dúvidas, fique a vontade em nos procurar novamente. Peça também sua cotação de seguro com a Muquirana Seguros Online! :)

  9. osvaldo diz:

    Boa noite,
    tenho uma duvida, meu carro foi furtado recentemente, e localizado cerca de 1 semana e meia depois. o ladrão ou ladrões, retiraram as rodas e colocaram um conjunto velho no lugar, danificaram, ignição, roubaram o radio, e não sei dizer, pois ainda não tive como levar ao mecânico, mas me parece que me ferraram o motor, pois ao ligar, o barulho esta muito estranho, vaza muita água, e o motor esquenta quase q imediatamente. se o motor foi ferrado, o seguro deveria cobrir, visto que foi resultado de furto?

    • Jessica diz:

      Osvaldo, boa noite!

      Sim, se for constatado que o motor foi danificado pelos ladrões juntamente com os outros itens, a seguradora tem que consertar todos os itens danificados. Ou dependendo do valor para consertar, se ficar acima de 75% do valor previsto na Tabela FIPE, ela deverá dar perda total no veículo.

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