Seguro de automóvel no exterior: como funciona e como fazer?

Saiba como funciona o seguro de automóvel no exterior!

seguro de automóvel no exterior - como funciona e como fazerSe você for pegar estrada para um país estrangeiro usando seu próprio carro, você sabe como proceder com relação ao seu seguro de automóvel? A grande maioria das pessoas não sabe como funciona o seguro de automóvel no exterior ou como fazer para garantir cobertura lá fora. Se você pretende ou costuma viajar com seu carro para outros países, esse artigo vai ajudá-lo a entender o funcionamento básico do seguro de carro no exterior. Confira e deixe suas dúvidas nos comentários!

Antes de começarmos, é preciso entender que o seguro de automóvel trata de danos que possam ocorrer a duas partes: (1) seu automóvel e (2) terceiros. Ao pensar no seguro de carro no exterior, não é diferente. Uma parte do seguro protege seu próprio automóvel, e outra parte do seguro protege terceiros de danos materiais ou corporais que você possa causar a eles no trânsito. Veremos cada um desses pontso abaixo.

Cotação Seguro Carro - 2

Extensão de perímetro no seguro de automóvel
Garantia para você

No seguro de automóvel existe uma cobertura chamada “extensão de perímetro” que, como o próprio nome diz, garante a extensão das coberturas do seguro para outros perímetros ou, em outras palavras, para países estrangeiros.

Para contratar essa cobertura é necessário fazer um endosso no seu seguro. Endosso é um documento que formaliza alterações que você faz no seguro. No endosso, a extensão de perímetro valerá por um tempo determinado pelo cliente. Geralmente recomendamos que esse período seja a duração da viagem com alguns dias de folga, para garantir cobertura em caso de imprevistos.

Com a extensão do perímetro, as coberturas do seguro referentes ao seu próprio veículo valerão também no exterior. Ou seja, as coberturas de roubo, furto, colisão, incêndio etc. valerão no país estrangeiro.

Carta verde
Garantia para terceiros

A extensão de perímetro garante a cobertura de danos ao seu próprio veículo. Como ficam os danos materiais ou corporais causados a terceiros? Para esses casos, a cobertura é garantia pela Carta Verde. Vale ressaltar que para viajar de carro para países da América do Sul, a Carta Verde é obrigatória. 

Diferente da extensão de perímetro que é um “acréscimo” feito a seu atual seguro, a Carta Verde é um seguro “à parte”, ou seja, um seguro novo que você terá que contratar separadamente.

A Carta Verde tem duração do período de viagem e garantirá a cobertura de danos materiais e corporais que o segurado possa causar a terceiros no trânsito, enquanto utiliza o veículo segurado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

2 respostas para Seguro de automóvel no exterior: como funciona e como fazer?

  1. Henrique Kahn diz:

    Voces fazem seguro carta verde para transitar na Bolívia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *