Descubra se o seguro de automóvel sai mais barato para aposentados!
A aposentadoria é um assunto cada vez mais presente. Com o aumento da expectativa de vida cada vez mais brasileiros vem se aposentando por tempo de serviço e diversos direitos e produtos direcionados a esses cidadãos são mais demandados.
Pensando nesse novo cenário escrevemos este post explicando como o preço do seguro de carro pode ser influenciado pelos aposentados.
Afinal, o seguro de automóvel para aposentados é mais barato?
Categoria profissional “aposentado” afeta pouco o preço do seguro
Cada seguradora tem um cálculo próprio de precificação do seguro, com diferentes pesos para as respostas do perfil de risco. No caso da categoria profissional isso não é diferente: algumas seguradoras perguntam qual sua profissão e outras não.
Sua categoria profissional pode influenciar o seguro de uma maneira positiva (concedendo descontos, como é o caso dos funcionários públicos) ou negativa devido ao aumento do risco (por exemplo profissionais que usam o carro para visitar clientes, como personel trainners ou carretos).
No caso dos aposentados, essa categoria pode garantir algum desconto em algumas das seguradoras. No geral é um desconto de valor mais baixo, porém sempre bem-vindo.
A influência mais forte da aposentadoria no preço do seguro está em outros fatores, como veremos a seguir:
O que realmente influencia o preço do seguro:
Idade
Uma das coisas que mais encarece o seguro é a faixa etária do condutor principal do veículo. Quanto mais novo o motorista, mais caro o seguro pois há forte relação entre o índice de sinistralidade (principalmente colisões) e o pessoal mais jovem, principalmente homens.
Como a grandíssima maioria dos aposentados já acumulou alguma velinhas no bolo de aniversário, o seguro acaba sendo mais barato que a média do mercado.
Utilização do veículo
Além da faixa etária, há ainda outro fato importante: na grandíssima maioria dos casos os aposentados não trabalham e não estudam e, portanto, não utilizam o carro para ir ao trabalho ou faculdade.
Além de garantir que o veículo ficará mais em casa, protegido, isso também influencia o preço do seguro pois o carro será utilizado apenas para passeio e, consequentemente, pelo fato de a quilometragem anual percorrida ser bastante baixa. A não ser nos casos dos aposentados mochileiros (que vem se multiplicando cada vez mais, colocando o pé na estrada!), para efeitos do seguro, ser aposentado acaba significando que o carro estará menos sujeito a riscos.