Veja dicas de como proceder quando não há acordo entre seguro e concessionária para reparo de veículo zero km dentro da garantia do fabricante!
Quando o veículo está na garantia de fábrica é necessário que reparos da parte mecânica e/ou elétrica sejam feitos em concessionária para que não ocorre perda da garantia. Como a grande maioria das oficinas concessionárias não fazem parte da rede referenciada das seguradoras, existem situações (ainda que excepcionais) nas quais não se chega a um acordo sobre serviços e orçamento.
No post de hoje separamos um vídeo com dicas sobre como proceder nessas situações.
Faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!
Livre escolha do segurado não implica obrigatoriedade da seguradora em aceitar orçamentos acima da media de mercado
Antes de darmos um passo a passo de como proceder quando há desacordo entre seguradora e concessionária, é preciso ter em mente que os dois pontos abaixo são coisas diferentes:
Livre escolha do segurado: O segurado é livre para escolher uma oficina de sua confiança. Esta oficina pode ser não referenciada (“livre-escolha”) ou referenciada. A grande diferença entre as duas é que na oficina referenciada há garantia do serviço tanto pela oficina quanto pela seguradora, enquanto que na oficina de livre-escolha (dentre as quais estão as concessionárias não referenciadas) a garantia é somente da oficina. Outra diferença é que nas oficinas referenciadas costuma-se ter desconto na franquia e a liberação dos reparos tende a ser mais rápida já que oficina e seguradora atuam em parceria.
Obrigações da seguradora: A seguradora tem por obrigação contratual garantir a reposição do veículo segurado. Essa garantia não implica, necessariamente, que a seguradora deva acatar orçamentos acima da média do mercado. Por isso, quando existe uma distorção no orçamento de determinada oficina ou concessionária em relação aos preços praticados no mercado, a seguradora tem liberdade para negociar este orçamento com a oficina/concessionária.
Não há cláusula contratual que faça com que a seguradora deva acatar incondicionalmente orçamentos de concessionária. Por isso deve-se sempre ter em mente que as partes podem e devem negociar para chegar a um ponto comum.
Mas e se seguradora e concessionária não chegarem a um acordo?
No geral as negociações chegam a um senso comum e a seguradora libera o reparo pela concessionária normalmente. Porém há situações excepcionais em que elas não chegam a um acordo. No vídeo abaixo damos dicas de 03 passos que você pode seguir nesse cenário:
1) Solicite ajuda do corretor para intermediar a negociação entre oficina e seguradora;
2) Não chegaram a um acordo? Procure outra concessionária em sua cidade ou região, que seja referenciada ou então que seja mais flexível para negociações;
3) Não encontrou outra concessionária mais flexível? Pague a diferença do orçamento, guarde os comprovantes, e depois procure reaver este valor nas Pequenas Causas ou com ajuda de um advogado.
Mais detalhes no vídeo!
Faça sua cotação de seguro auto conosco!