Seguro veículo zero km: posso levar em oficina concessionária?

Saiba se seguradora é obrigada a aceitar reparo em concessionária quando veículo segurado está dentro da garantia do fabricante!

Quando pegamos um carro zero km é preciso estar atento ao prazo de garantia do fabricante e aos pré-requisitos para não perder a garantia antes do vencimento.

Reparos de parte mecânica e/ou elétrica devem ser sempre feitos em concessionária da marca. Já reparos de funilaria, que não afetam motor etc., podem ser feitos em outros locais. Para quem tem seguro de automóvel, isso traz a dúvida se o reparo feito por meio do acionamento do seguro pode ser feito em oficina da concessionária. No post de hoje responderemos esta questão com algumas dicas adicionais.

Essas informações valem tanto para o segurado quanto para vítimas que estão terão seu veículo reparado por meio da cobertura de danos materiais a terceiros do seguro do causador.

Faça sua cotação de seguro de automóvel com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Proprietário é livre para escolher oficina, inclusive concessionária

O proprietário do veículo é livre para escolher em qual oficina levar seu carro, seja ele segurado ou terceiro. Escolhendo uma oficina referenciada da seguradora, poderá ter alguns benefícios como desconto na franquia, algumas diárias de carro reserva etc. A garantia do serviço é dada tanto pela oficina quanto pela seguradora, já que trata-se de rede referenciada. A maior vantagem da oficina referenciada, contudo, está na maior agilidade para liberação dos reparos, uma vez que oficina e seguradora atuam em parceria e já estão alinhadas quanto a valores etc.

Nos casos de veículos tirados como zero km que ainda estão na garantia do fabricante, é necessário levar na concessionária para não perder a garantia. É pouco comum encontrar concessionárias referenciadas das seguradoras (existem, mas são poucas). Por conta disso, concessionária e seguradora irão negociar os serviços e valores do orçamento até chegarem a um acordo e assim a seguradora liberar o reparo.

Vale ainda lembrar que em concessionárias (e oficinas em geral) que não sejam referenciadas, a garantia do serviço é dada somente pela concessionária e não pela seguradora.

Mas e se não houver acordo entre seguradora e concessionária?

Tendo escolhido a concessionária e feitas as negociações preliminares com a seguradora, no geral os serviços são aprovados normalmente após pequenos ajustes de orçamento. Contudo, há situações em que não há acordo entre as partes devido a distorções muito grandes em relação ao valor médio de mercado cobrado pelo mesmo serviço e peças.

Para essas situações, recomendamos assistir nosso vídeo abaixo com 3 passos de como proceder nessas situações.

Faça sua cotação de seguro auto conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *