Seguro para restaurantes: quais os custos e coberturas?

Saiba quais os custos e coberturas do seguro para restaurantes e bares e descubra se vale a pena para seu negócio
seguro para restaurantes e bares - quais as coberturas e os custosO número de restaurantes e bares tem crescido. Com isso cresce também a necessidade desses locais se prevenirem de riscos característicos do ramo, como deterioração de alimentos em  ambientes frigorificados, danos aos equipamentos da cozinha e até (infelizmente) o risco de arrastões e outras situações inesperadas. O seguro para restaurante e bares é uma forma de se proteger desses e outros riscos, com custos e coberturas adequados para seu negócio.

Leia também: “Existe seguro para arrastões em bares e restaurantes?”

Preparamos este artigo com o resumo das principais informações sobre o seguro para restaurantes e bares. Se você tiver dúvidas, não deixe de escrever nos comentários ou nos contatar pelo chat em nosso site ou pelo telefone (19) 3304 9920.

 

Como funciona o seguro para restaurantes e bares?

O seguro para restaurantes e bares funciona exatamente como um seguro empresarial normal, no qual a empresa contrata um seguro com as coberturas desejadas. Caso aconteça um sinistro, receberá indenização da seguradora no valor limite contratado.

A diferença no seguro para restaurantes e bares está na possibilidade de contratar coberturas exclusivas para estes tipos de negócio. Essas coberturas exclusivas abrangem riscos a que restaurantes e bares estão mais sujeitos, como você pode conferir abaixo.

Quais as coberturas?

Todo seguro, de qualquer tipo, tem coberturas básicas e coberturas opcionais. Coberturas básicas são aquelas obrigatórias e, no caso de seguro de restaurantes e bares, são cobertura contra incêndio, raio, explosão e queda de aeronaves. Já as coberturas especiais podem ser de vários tipos, como cobertura de danos a painéis e luminosos, danos elétricos, lucros cessantes e despesas fixas, etc.

Leia também:
“Seguro para lucros cessantes e despesas fixas: prevenção contra prejuízos”
“Seguro empresarial cobre painel, anúncio luminoso e letreiro”

No seguro para bares e restaurante, além das coberturas básicas e coberturas opcionais, você conta também com coberturas exclusivas, como estas abaixo:

  • Equipamentos e utensílios de cozinha:  Equipamentos como fogões, por exemplo, e quebra de porcelanas, cristais e louças (como copos, pratos, xícaras, jarros etc.)
  • Impacto de veículos em mobiliado: Se, por exemplo, seu restaurante tem mesas e cadeiras na área aberta ou semi-aberta, o seguro cobrirá danos por impacto de veículos no local. Também cobre danos por vendaval.
  • Subtração de bens e valores (“seguro contra arrastões”): Garante roubo/furto qualificado de equipamentos, mercadorias e valores dentro do estabelecimento segurado.
  • Responsabilidade Civil para Restaurantes e Bares: Muito importante, essa cobertura reembolsa os prejuízos de situações em que o segurado é responsabilizado civilmente por danos causados pelo fornecimento de comidas e bebidas dentro e fora do estabelecimento.
  • Veículos estacionados no estacionamento do restaurante: Cobre riscos como incêndio, explosão e danos por objetos.
  • Contaminação e deterioração de mercadorias em ambientes frigorificados: Em caso de problemas no frigorífero em durem mais de 24h, causando dano a mercadoria armazenada, o seguro cobrirá.
  • Perda do ponto comercial: Em caso de perda do ponto comercial, as despesas para adquirir outro ponto estão amparadas na cobertura de despesas fixas. O valor máximo de cobertura, nesse caso, é de 10% do limite máximo contratado.
  • Roubo de bens e mercadorias em trânsito: Cobertura exclusiva para bufês, garante bens, mercadorias e matérias-primas durante o transporte, desde que feitas com veículo próprio da empresa.
  • Responsabilidade civil do empregador: Garante a cobertura de prejuízos decorrentes de danos causados ao empregado durante o exercício da atividade, que venha a levar a morte ou invalidez permanente.

Como você pode ver, são muitas coberturas especiais, todas elas muito importantes para um restaurante ou bar visto que estão bastante sujeitos a esses riscos. Quando o estabelecimento faz um bom seguro, está não só garantindo sua estabilidade financeira em caso de imprevistos, como também é uma forma de mostrar responsabilidade social, na medida em que as coberturas ajudam a proteger seus empregados e clientes.

Quais os custos do seguro?

O custo do seguro varia de acordo com o valor máximo de indenização contratado. Quanto maior o valor segurado, maior será o preço. O importante, neste caso, é avaliar as necessidades de seu negócio, contratando um valor máximo que seja o suficiente para você restabelecer seu negócio mesmo diante da pior situação possível.

Muitas pessoas nem imaginam, mas o preço do empresarial em geral, e do seguro de restaurantes e bares, especificamente, é extremamente acessível. Se você tem interesse em fazer uma cotação sem compromisso, clique aqui para solicitar sua cotação!

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

4 respostas para Seguro para restaurantes: quais os custos e coberturas?

  1. Gabrielle diz:

    Me mande um orçamento
    Preciso de um Seguro contra incêndio no restaurante onde trabalho

  2. nete diz:

    Olá, eu tinha um seguro no meu salão, e ouve uma explosão, ocorre que a seguradora só quer me pagar 26 mil de 100 mil que tinha contratado, tá certo, alega que não tinha nota fiscal de algumas coisas,. mas tenho foto das coisas,,

    • Jessica diz:

      Nete, bom dia!

      No contrato do seguro rege que a seguradora tem que fazer a reposição dos bens até o limite da importância segurada contratada. No caso de uma explosão, os bens danificados, podem ser comprovados através de notas fiscais, vestígios, fotos, relação de bens previamente enviadas.

      Recomendamos que primeiramente questiona a seguradora o motivo de estar pagando valor tão abaixo da indenização prevista em contrato.
      Caso a seguradora não queira aceitar essas comprovações, será necessário acioná-la num processo jurídico para receber o que lhe é direito.

      Ficamos a disposição!

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