Seguro tem limite de utilização de reboque?

Saiba se seguro de automóvel prevê limite de utilização de reboque com guincho!

Dentre as garantias mais importantes do seguro de automóvel está a Assistência 24h e o serviço de reboque por guincho. Quando vai comparar seguradoras, o consumidor-segurado deve estar atento aos detalhes de limite de utilização de guincho. No post de hoje falaremos sobre esse ponto.

Somos especialistas em seguro de carro e moto. Faça sua cotação conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

Regras comuns

É comum as seguradoras preverem limite de utilização dentro dos seguintes critérios:

  1. Número de utilização dentro de uma mesma ocorrência
  2. Quilometragem por ocorrência
  3. Número de utilização em diferentes ocorrências dentro da vigência do contrato
  4. Todos esses podem variar conforme TIPO de ocorrência, diferenciando casos de pane daqueles de sinistro do veículo segurado e de terceiros vítimas do segurado

Na Imagem 1 abaixo você confere exemplo da seguradora Tokio Marine.

Tipo de ocorrência

É usual as seguradoras diferenciarem as regras conforme o tipo de ocorrência, colocando limites menores para situações de pane (seca, mecânica ou elétrica) em relação a sinistros (colisão, recuperação de roubo e furto, incêndio).

No exemplo da Imagem 1 acima a seguradora não prevê limite de número de utilizações na vigência para sinistros mas coloca limite de 3 ou 5 utilizações na vigência para pane, conforme o plano contratado (completo ou vip, respectivamente).

Isso não significa que todas as seguradoras façam esse tipo de diferenciação. Na Imagem 2 abaixo você confere exemplo da seguradora Porto Seguro, na qual a veículos automotivos de quatro rodas enquadram-se na sua categoria interna número 33 e tem quilometragem e utilização ilimitada tanto para pane quando para sinistro.

Cotação Seguro Carro – 2

Limite de km e por ocorrência

Dentro de cada ocorrência o segurado terá um limite máximo de quilometragem, dentro do plano de assistência 24h que contratou. Os km que ultrapassarem aqueles garantidos pela apólice ficarão a encargo do segurado para serem pagos particularmente.

Há planos com reboque de quilometragem ilimitada. Neste caso, respeitado o número de utilizações por ocorrência (ver acima), ele poderá guincho por quantos quilômetros quanto forem necessários.

Terceiros:

algumas seguradoras que oferecem benefício de guincho para terceiro vítima do segurado. Nesses casos é usual que ela preveja limite de 01 utilização na ocorrência dentro de um limite de quilometragem. Na Imagem 3 abaixo você confere exemplo da Porto Seguro, onde existe esse benefício, sendo limitado a uma remoção de até 100km. Isso significa que depois de levar o veículo do terceiro para o local solicitado, não poderá solicitar um segundo guincho para outro local.

Vale lembrar que se os 100 km não forem suficientes e o terceiro tiver seguro de automóvel próprio, ele pode acionar sua própria assistência 24h para complementar essa quilometragem. Nesse caso o guincho da seguradora do causador levará até o máximo oferecido e o guincho da seguradora da vítima deverá rebocá-lo a partir daquele ponto.

Limite de utilização na vigência

Por fim, a seguradora pode prever um número máximo de utilizações de reboque na duração (vigência) da apólice. Na Imagem 1 acima, vimos que a seguradora Tokio Marine dá número de utilizações ilimitados para sinistros ao longo da vigência, enquanto que para pane há limite de 3 ou 5 (conforme plano) ao longo do ano. Já na Imagem 2, com exemplo da seguradora Porto Seguro, vimos que para veículos categoria 33 não há limite de utilizações na vigência durante o contrato, independente de ser pane ou sinistro.

Com essas informações em mente você está pronto para comparar adequadamente os diferentes planos de assistência oferecidos por outras seguradoras além das que citamos aqui! :)

Faça cotação do seu seguro de automóvel com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *