Saiba se acidentes sem danos gera algum direito dentro do seguro obrigatório DPVAT!
Nosso visitante Jefferson nos enviou a seguinte questão:
” Sofri um acidente mas não quebrei nada. Tenho direito ao dpvat? “
Confira nossa resposta:
Olá Jefferson, tudo bom?
O seguro obrigatório DPVAT tem por foco Danos Pessoais causados por Veículos Automotores Terrestres (daí a sigla do nome). Mais especificamente, trata de:
- Despesas médico-hospitalares e odontológicas,
- Invalidez permanente (parcial ou total)
- Morte.
Nos acidentes de trânsito nos quais a vítima não sofre nenhum dos tipos de danos acima, não é possível acionar o seguro DPVAT.
Pode acontecer de a vítima sofrer danos, porém não dentro das categorias acima. Dúvidas comuns estão relacionadas a danos materiais e danos morais. Por não se tratarem de danos pessoais dentro das 3 categorias que mencionamos, não há cobertura desses dois casos no DPVAT. É necessário buscar reaver esses prejuízos diretamente com o causador mediante acordo amigável ou ação judicial.
Lembrando que se o causador do acidente tem seguro de automóvel com cobertura para terceiros, o causador-segurado poderá acioná-lo para cobrir danos corporais ou materiais dentro do limite contratado por ele. Detalhes aqui.
Espero que essas informações ajudem!
Para se prevenir de danos a terceiros, é recomendados ter ao menos um seguro de automóvel para terceiros. Ele tem custo acessível e assistência 24h para seu carro. Cote com a gente!