Veja passo a passo de como funciona o seguro de automóvel com cobertura para portadores de deficiência com isenção de IPI e ICMS na Tókio Marine!
Quem é portador de deficiência e adquiriu um carro com isenção de IPI e ICMS tem um frio na barriga ao pensar que o veículo pode sofrer um sinistro de perda total antes dos 02 anos no qual teria direito à isenção novamente. Antes deste prazo, o direito não é concedido novamente e, mesmo que tenha um seguro, a indenização não será suficiente para adquirir um modelo igual sem a isenção fiscal.
Até ano passado não havia nenhuma solução para este problema. Porém este ano as seguradoras começaram a se movimentar criando soluções específicas para este tipo de risco. Uma das pioneiras é a Tókio Marine, com uma solução simples e prática para cobertura dos impostos.
No post de hoje explicaremos como funciona o seguro de automóvel para pessoas com deficiência (PCD) com isenção fiscal nesta seguradora. Aproveite para escrever suas dúvidas nos comentários e pedir sua cotação conosco ;)
Sobre este assunto recomendamos também a leitura deste outro post: “Novidade: Seguro auto para pessoa com deficiência e isenção garante 100% da FIPE”.
Tókio Marine: cobertura de 130% FIPE para PCD com isenção
A partir deste ano a seguradora Tókio Marine passou a permitir a contratação de cobertura de 130% da Tabela FIPE para Pessoas Com Deficiência (PCD) que adquiriram seus veículos com isenção de IPI e/ou ICMS.
Para veículos sem isenção de impostos, a cobertura é limitada a 100%, 105% ou 110% conforme aceitação para cada modelo de carro. Apenas PCD com isenção passam a poder contratar 130%, percentual muito superior ao permitido para veículos sem isenção.
Este adicional de 30% de cobertura sobre a Tabela FIPE é suficiente para que o proprietário segurado faça a quitação dos impostos e, ao final do processo, continue com 100% ou 105% em mãos para adquirir novo veículo. Como o benefício da isenção fiscal só é concedido novamente a cada 02 anos, isso garante que em sinistro antes deste período o proprietário terá 100% em mãos para adquirir um carro equivalente ao anterior sem precisar novamente da isenção.
Limitação: veículo que não constam na Tabela FIPE
Esta solução desenvolvida pela Tókio é excelente e bastante prática, além de ter uma influencia relativamente baixa no preço do seguro. Contudo, ela é limitada quando o segurado adquiri um veículo cujo modelo não consta na Tabela FIPE.
A contratação de cobertura com base na Tabela FIPE chama-se “cobertura de valor referenciado”, uma vez que utiliza a Tabela como referência do valor médio do carro. Para modelos não disponíveis na FIPE, é necessário fazer a contratação da “cobertura de valor determinado”, ou seja, estipular um valor fixo no momento da contratação.
Como a garantia de quitação dos impostos para PCD na Tókio está vinculada a uma maior percentual de cobertura de Tabela FIPE, isso significa para cobertura de valor determinado a qual não usa a FIPE, isso se torna inviável.
Para essas situações é necessário recorrer a outra seguradora, cujo modelo de cobertura para quitação de impostos independe da Tabela FIPE. Explicamos esta diferença no vídeo abaixo.
Vídeo:
Dois modelos de seguro auto com cobertura para quitação dos impostos
No vídeo abaixo explicamos como funciona o seguro auto de duas seguradoras, dentre elas a Tókio, para cobertura de quitação de impostos para PCD. Recomendamos assistir para conhecer os dois modelos de cobertura que existem hoje ;)
Olá, quando o veículo PCD não está na tabela FIPE com exemplo Renegade PCD, Creta atitude automático. Kicks S PCD, como é calculado o valor do veículo
Antônio, boa tarde!
Sua questão é bem importante e pode ajudar outros visitantes, por isso escrevemos um post especialmente para lhe responder.
Confira sua resposta aqui: “Seguro auto isenção PCD para veículo sem Tabela FIPE”
Podemos lhe ajudar com suas cotações :)
Peça sua cotação no http://www.muquiranaseguros.com.br ou envie whatsapp para nossa consultora Michele no (19)976004085
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk
Atenciosamente,
Bom dia! Duvidas sobre o prazo de validade da isenção não seria 2 anos ?
Varley, boa tarde!
Perfeita colocação! Me equivoquei ao escrever 03 anos, já fiz a correção no texto. Obrigada!!
Achei este link onde passam todos os trâmites e regras sobre o direito a isenção. Vale a pena dar uma olhada se tiver interesse.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,