5 motivos para ter seguro de câmera

5 motivos para ter seguro de cameraConfira 5 motivos por que o seguro de câmera é indispensável para fotógrafos profissionais!

A procura pelo seguro de câmera é muito comum entre profissionais e amantes da fotografia. A principal preocupação está no risco de roubo, seguida da garantia internacional, a qual estende as coberturas contratadas para territórios internacionais. A cobertura de acessórios também é essencial, para a proteção de lentes e flashs cujos valores muitas vezes ultrapassam o da própria câmera. Tudo isso junto a um preço relativamente acessível torna o seguro de câmera indispensável aos fotógrafos.

Porém, neste post iremos além destes pontos: mostraremos 5 motivos que poucas pessoas pensam e que fazem tornam o seguro de câmera indispensável para os fotógrafos.

Vamos lá?!

Cotação Seguro de Câmera

Motivo nº 1
A câmera é meio de fonte de renda de um fotógrafo

Você consegue imaginar um taxista que não faz um seguro para seu táxi? O automóvel é seu meio de fonte de renda e se algo acontecer com o carro e ele não puder repô-lo, deixará o taxista em maus lençóis.

Outras profissões funcionam da mesma forma: O proprietário de loja, com o seguro empresarial pois ele não pode correr o risco de perder o espaço físico onde oferta seus produtos. O motorista de van escolar, com o seguro do automóvel pois ele não pode correr o risco de perder seu veículo e parar de trabalhar. O médico, com o seguro de vida especial para invalidez, pois ele não pode correr o risco de perder sua renda devido a invalidez de determinadas funções motoras essenciais a sua profissão.

No caso do fotógrafo não é diferente: sua renda está em seu talento e olhar sensível e aguçado, mas seu meio de fonte de renda é a câmera fotográfica. As lentes também são indispensáveis. Nesse sentido, o seguro de câmera é um proteção fundamental para esta categoria profissional.

Motivo nº 2
Roubo é um medo real

Infelizmente o roubo de equipamentos é bastante comum. Algumas câmeras e lentes podem valer muito mais que celulares de última geração e por isso podem atrair o olhar de bandidos e ladrões.

A maior parte da procura pelo seguro de câmera está ligada a este risco, pois o seguro possui a cobertura opcional de roubo e furto qualificado. Isso significa que o seguro garantirá cobertura nos casos de roubo em que haja ameaça ao segurado e nos casos de furto com indício ou vestígios. Não há cobertura para furtos simples (quando não há indícios).

Um amigo meu da faculdade fez este seguro comigo. Ele é formado em economia como eu, mas optou por seguir carreira na fotografia. Pouco tempo depois de contratado o seguro, ele teve a casa assaltada e levaram sua câmera e lentes. Ele pode repor este prejuízo através do seguro de sua câmera e dentro de 20 dias voltou a suas atividades normalmente.

Motivo nº 3
Suas lentes são tão importantes quanto sua câmera

Certamente é praticamente uma redundância dizer isso a um fotógrafo, mas não custa reforçar: Suas lentes são tão importantes quando sua câmera. Muitas lentes valem mais do que a própria câmera.

O seguro de câmera possui uma cobertura opcional, chamada “cobertura de acessórios” a qual serve para enquadrar equipamentos como esse: lentes e flashs, principalmente.

Vale ressaltar que assim como a cobertura da própria câmera, a cobertura de acessórios também exige que o segurado possua nota fiscal do equipamento em seu nome. No caso de equipamentos adquiridos no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.

Motivo nº 4
Garantia internacional entende o lado mochileiro dos fotógrafos

Todo fotógrafo tem um lado mochileiro. Acredito que seja praticamente um instinto, afinal as paisagens e belezas mundo a fora devem ser uma grande tentação para quem nasceu com o dom e o amor à fotografia.

O seguro garantia abraça este lado do fotógrafo com a cobertura de garantia internacional. As coberturas do seguro valem somente em território nacional, mas com  a garantia internacional elas passam a valer também no estrangeiro.

Ela é altamente indicada para fotógrafos que costumam viajar com seus equipamentos.

Motivo nº 5
Indenização da câmera a preço de mercado e sem depreciação

Se câmera for roubada ou sofrer uma “perda total” dentro das coberturas contratadas (cobertura básica e danos elétricos), o seguro indenizará a câmera até o valor da nota fiscal. O valor a ser pago será determinado por uma pesquisa de mercado de um equipamento exatamente igual, no mercado nacional.

Com este valor o fotógrafo é capaz de comprar uma câmera igual a anterior.

No caso de seguro de câmeras não existe depreciação do valor da câmera na indenização, o que é uma grande vantagem. No seguro de outros equipamentos, como smartphones e notebooks, a cada ano existe um percentual de depreciação que faz diminuir a indenização do seguro. O seguro de câmera com que trabalhamos, da Porto Seguro, não está sujeito a essa depreciação no contrato.

Alguns detalhes importantes

Se você está interessado em fazer um seguro de câmera é importante ressaltar alguns pontos:

  • É obrigatório ter nota fiscal do equipamento em nome do segurado (inclusive de lentes e outros acessórios).
  • Se a câmera ou acessórios tiverem sido comprados no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.
  • O seguro é intransferível, então não há como vender ou comprar um seguro já existente junto a uma câmera.

Cotação Seguro de Câmera

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *