5 motivos para ter seguro de câmera

5 motivos para ter seguro de cameraConfira 5 motivos por que o seguro de câmera é indispensável para fotógrafos profissionais!

A procura pelo seguro de câmera é muito comum entre profissionais e amantes da fotografia. A principal preocupação está no risco de roubo, seguida da garantia internacional, a qual estende as coberturas contratadas para territórios internacionais. A cobertura de acessórios também é essencial, para a proteção de lentes e flashs cujos valores muitas vezes ultrapassam o da própria câmera. Tudo isso junto a um preço relativamente acessível torna o seguro de câmera indispensável aos fotógrafos.

Porém, neste post iremos além destes pontos: mostraremos 5 motivos que poucas pessoas pensam e que fazem tornam o seguro de câmera indispensável para os fotógrafos.

Vamos lá?!

Cotação Seguro de Câmera

Motivo nº 1
A câmera é meio de fonte de renda de um fotógrafo

Você consegue imaginar um taxista que não faz um seguro para seu táxi? O automóvel é seu meio de fonte de renda e se algo acontecer com o carro e ele não puder repô-lo, deixará o taxista em maus lençóis.

Outras profissões funcionam da mesma forma: O proprietário de loja, com o seguro empresarial pois ele não pode correr o risco de perder o espaço físico onde oferta seus produtos. O motorista de van escolar, com o seguro do automóvel pois ele não pode correr o risco de perder seu veículo e parar de trabalhar. O médico, com o seguro de vida especial para invalidez, pois ele não pode correr o risco de perder sua renda devido a invalidez de determinadas funções motoras essenciais a sua profissão.

No caso do fotógrafo não é diferente: sua renda está em seu talento e olhar sensível e aguçado, mas seu meio de fonte de renda é a câmera fotográfica. As lentes também são indispensáveis. Nesse sentido, o seguro de câmera é um proteção fundamental para esta categoria profissional.

Motivo nº 2
Roubo é um medo real

Infelizmente o roubo de equipamentos é bastante comum. Algumas câmeras e lentes podem valer muito mais que celulares de última geração e por isso podem atrair o olhar de bandidos e ladrões.

A maior parte da procura pelo seguro de câmera está ligada a este risco, pois o seguro possui a cobertura opcional de roubo e furto qualificado. Isso significa que o seguro garantirá cobertura nos casos de roubo em que haja ameaça ao segurado e nos casos de furto com indício ou vestígios. Não há cobertura para furtos simples (quando não há indícios).

Um amigo meu da faculdade fez este seguro comigo. Ele é formado em economia como eu, mas optou por seguir carreira na fotografia. Pouco tempo depois de contratado o seguro, ele teve a casa assaltada e levaram sua câmera e lentes. Ele pode repor este prejuízo através do seguro de sua câmera e dentro de 20 dias voltou a suas atividades normalmente.

Motivo nº 3
Suas lentes são tão importantes quanto sua câmera

Certamente é praticamente uma redundância dizer isso a um fotógrafo, mas não custa reforçar: Suas lentes são tão importantes quando sua câmera. Muitas lentes valem mais do que a própria câmera.

O seguro de câmera possui uma cobertura opcional, chamada “cobertura de acessórios” a qual serve para enquadrar equipamentos como esse: lentes e flashs, principalmente.

Vale ressaltar que assim como a cobertura da própria câmera, a cobertura de acessórios também exige que o segurado possua nota fiscal do equipamento em seu nome. No caso de equipamentos adquiridos no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.

Motivo nº 4
Garantia internacional entende o lado mochileiro dos fotógrafos

Todo fotógrafo tem um lado mochileiro. Acredito que seja praticamente um instinto, afinal as paisagens e belezas mundo a fora devem ser uma grande tentação para quem nasceu com o dom e o amor à fotografia.

O seguro garantia abraça este lado do fotógrafo com a cobertura de garantia internacional. As coberturas do seguro valem somente em território nacional, mas com  a garantia internacional elas passam a valer também no estrangeiro.

Ela é altamente indicada para fotógrafos que costumam viajar com seus equipamentos.

Motivo nº 5
Indenização da câmera a preço de mercado e sem depreciação

Se câmera for roubada ou sofrer uma “perda total” dentro das coberturas contratadas (cobertura básica e danos elétricos), o seguro indenizará a câmera até o valor da nota fiscal. O valor a ser pago será determinado por uma pesquisa de mercado de um equipamento exatamente igual, no mercado nacional.

Com este valor o fotógrafo é capaz de comprar uma câmera igual a anterior.

No caso de seguro de câmeras não existe depreciação do valor da câmera na indenização, o que é uma grande vantagem. No seguro de outros equipamentos, como smartphones e notebooks, a cada ano existe um percentual de depreciação que faz diminuir a indenização do seguro. O seguro de câmera com que trabalhamos, da Porto Seguro, não está sujeito a essa depreciação no contrato.

Alguns detalhes importantes

Se você está interessado em fazer um seguro de câmera é importante ressaltar alguns pontos:

  • É obrigatório ter nota fiscal do equipamento em nome do segurado (inclusive de lentes e outros acessórios).
  • Se a câmera ou acessórios tiverem sido comprados no exterior, o INVOICE substitui a nota fiscal.
  • O seguro é intransferível, então não há como vender ou comprar um seguro já existente junto a uma câmera.

Cotação Seguro de Câmera

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *