Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais

Conheça aplicativo gratuito para tradução de voz e texto em português para a linguagem de sinais, utilizada para comunicação com deficientes auditivos

Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais - librasSegundo o senso de 2010 há cerca de 9,7 milhões de deficientes auditivos no Brasil. A inclusão social dessas pessoas, na sociedade atual, abrange também a acessibilidade digital. Num mundo cada vez mais informatizado, é importante que tecnologias sejam desenvolvidas de maneira adaptável para pessoas surdas ou com outras deficiências. É nesse sentido que nasce este aplicativo de tradução da voz e texto para a linguagem de sinais. Uma iniciativa muito positiva e exemplar.

O aplicativo foi criado pela ProDeaf, empresa que nasceu da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O principal intuito do aplicativo é colaborar com o aumento da integração social de pessoas deficientes auditivas, com a quebra de barreiras de comunicação. Segundo informações do site, apenas um pequeno percentual de surdos é capaz de entender o português, de modo que o aplicativo se coloca como meio para superação dessa barreira.

Aplicativo ProDeaf - Tradutor para libras

 

Clique aqui para baixar para Android.

A versão para iOS (iPhone) deverá estar disponível em breve.

 

Acessibilidade Digital
Novas fronteiras para a Inclusão Social

A criação de aplicativos como esse é importante para trazer a superfície debates muitas vezes pouco abordados, mas de importância fundamental. No mundo contemporâneo, com o avanço tecnológico irrefreável, a inclusão social de pessoas com deficiências físicas assume novas fronteiras com a necessidade de ampliação da acessibilidade digital.

Em nosso canal para crianças, o Muquiraninhas, mostramos como projetos esportivos são essenciais para o ganho de autonomia dos deficientes físicos e para o exercício da responsabilidade social e respeito às diversidades (leia matéria aqui!). A tecnologia, assim como o esporte, pode (e deve!) ser pensada como meio para isso.

Muitas vezes tendemos a restringir a importância da tecnologia à medicina. Mas não é só na medicina que a tecnologia afeta positivamente a vida de milhares de pessoas com deficiência física. Afeta também na qualidade de vida, na formação da cidadania, na ajuda (direta e indireta) do exercício efetivo, e não apenas apologético, da igualdade de direitos. No Muquiraninhas, por exemplo, mostramos um jogo de vídeo game desenvolvido especialmente para pessoas cegas. Uma tecnologia que, aparentemente, é um mero jogo, acaba por ser meio de inclusão de pessoas cegas num universo antes absolutamente restrito a elas!

Se avanço tecnológico e acessibilidade digital avançarem juntos, acredito que diferenças físicas tenderão cada vez mais a se tornarem irrelevantes, assim como se vê com o desempenho assombroso de diversos atletas paraolímpicos, como no caso de Daniel Dias.

Faça já cotação do seu seguro: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
atendimento@muquiranaseguros.com.br
(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado , , , , , .Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais

  1. Amanda Giovanne diz:

    meus vizinhos sao mudos e surdos e tem um cachorro que uiva todo o tempo e sempre esta c sede e com fome e te dar pena… agora maus tratos é crime..tirando isso é uma vida e eles precisam cuidar do caozinho e nao consigo me comunicar c eles! podem me ajudar

    • Jessica diz:

      Amanda, boa tarde!

      Infelizmente não sabemos como ajudar neste caso.
      Como opinião, primeiramente recomendamos que verifique se não é possível se comunicar com eles por escrita (escrevendo uma cartinha ou algo assim). Se não houver possibilidade de comunicação escrita, recomendamos procure alguém que saiba linguagem de sinais para ajudá-la a se comunicar com eles. Verifique se em sua cidade não há alguma entidade especializada neste tipo de deficiência física.

      Atenciosamente,

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *