Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais

Conheça aplicativo gratuito para tradução de voz e texto em português para a linguagem de sinais, utilizada para comunicação com deficientes auditivos

Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais - librasSegundo o senso de 2010 há cerca de 9,7 milhões de deficientes auditivos no Brasil. A inclusão social dessas pessoas, na sociedade atual, abrange também a acessibilidade digital. Num mundo cada vez mais informatizado, é importante que tecnologias sejam desenvolvidas de maneira adaptável para pessoas surdas ou com outras deficiências. É nesse sentido que nasce este aplicativo de tradução da voz e texto para a linguagem de sinais. Uma iniciativa muito positiva e exemplar.

O aplicativo foi criado pela ProDeaf, empresa que nasceu da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). O principal intuito do aplicativo é colaborar com o aumento da integração social de pessoas deficientes auditivas, com a quebra de barreiras de comunicação. Segundo informações do site, apenas um pequeno percentual de surdos é capaz de entender o português, de modo que o aplicativo se coloca como meio para superação dessa barreira.

Aplicativo ProDeaf - Tradutor para libras

 

Clique aqui para baixar para Android.

A versão para iOS (iPhone) deverá estar disponível em breve.

 

Acessibilidade Digital
Novas fronteiras para a Inclusão Social

A criação de aplicativos como esse é importante para trazer a superfície debates muitas vezes pouco abordados, mas de importância fundamental. No mundo contemporâneo, com o avanço tecnológico irrefreável, a inclusão social de pessoas com deficiências físicas assume novas fronteiras com a necessidade de ampliação da acessibilidade digital.

Em nosso canal para crianças, o Muquiraninhas, mostramos como projetos esportivos são essenciais para o ganho de autonomia dos deficientes físicos e para o exercício da responsabilidade social e respeito às diversidades (leia matéria aqui!). A tecnologia, assim como o esporte, pode (e deve!) ser pensada como meio para isso.

Muitas vezes tendemos a restringir a importância da tecnologia à medicina. Mas não é só na medicina que a tecnologia afeta positivamente a vida de milhares de pessoas com deficiência física. Afeta também na qualidade de vida, na formação da cidadania, na ajuda (direta e indireta) do exercício efetivo, e não apenas apologético, da igualdade de direitos. No Muquiraninhas, por exemplo, mostramos um jogo de vídeo game desenvolvido especialmente para pessoas cegas. Uma tecnologia que, aparentemente, é um mero jogo, acaba por ser meio de inclusão de pessoas cegas num universo antes absolutamente restrito a elas!

Se avanço tecnológico e acessibilidade digital avançarem juntos, acredito que diferenças físicas tenderão cada vez mais a se tornarem irrelevantes, assim como se vê com o desempenho assombroso de diversos atletas paraolímpicos, como no caso de Daniel Dias.

Faça já cotação do seu seguro: clique abaixo ou nos contate!
fazer-pedido-de-cotação-de-seguro
[email protected]
(19) 3304 9920

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

2 respostas para Aplicativo para traduzir voz e texto para linguagem de sinais

  1. Amanda Giovanne diz:

    meus vizinhos sao mudos e surdos e tem um cachorro que uiva todo o tempo e sempre esta c sede e com fome e te dar pena… agora maus tratos é crime..tirando isso é uma vida e eles precisam cuidar do caozinho e nao consigo me comunicar c eles! podem me ajudar

    • Jessica diz:

      Amanda, boa tarde!

      Infelizmente não sabemos como ajudar neste caso.
      Como opinião, primeiramente recomendamos que verifique se não é possível se comunicar com eles por escrita (escrevendo uma cartinha ou algo assim). Se não houver possibilidade de comunicação escrita, recomendamos procure alguém que saiba linguagem de sinais para ajudá-la a se comunicar com eles. Verifique se em sua cidade não há alguma entidade especializada neste tipo de deficiência física.

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *