Aplicativos de rastreamento e seguro contra roubo para celular

Confira lista de aplicativos gratuitos de rastreamento de celular e como funciona o seguro contra roubo

Aplicativos de rastreamento e seguro contra roubo para celular

O Brasil é vice-campão mundial de roubo e perda de dispositivos móveis, segundo pesquisa da F-secure. A distração ou um gesto falho podem fazer o smartphone sumir num estalar de dedos. Não bastasse isso, há ainda o risco de roubo e furto qualificado, que põe não só o aparelho como também seu dono em situações de risco indesejadas. Para situações como essas empresas dos mais diversos ramos tem desenvolvido produtos focados no risco de perda e roubo de smartphones. Ótimos dicas para o consumidor são os aplicativos de rastreamento e o seguro de smartphones e tablets.

Leia também: “Como fazer bateria de tablet, smartphone e notebook durar mais”

Preparamos uma lista de aplicativos de rastreamento de smartphones e iPhones para ajudá-lo a escolher o que melhor se adapta a suas necessidades. A maioria são gratuitos para exercitar seu bom lado muquirana (rs!). Explicamos também como funciona o seguro contra roubo ou furto qualificado de dispositivos móveis, como uma alternativa de prevenção de prejuízos.

Lista de aplicativos para
rastreamento de dispositivos móveis

Os aplicativos abaixo são de fácil instalação e, na maioria dos casos, gratuitos. Com diferentes funcionalidades, todos oferecem a proteção básica de rastreamento e bloqueio do aparelho em caso de roubo. Escolha o que melhor atender a suas necessidades, e compartilhe sua experiência em nossos comentários =)

Para Android
(clique para visualizar e baixar)

Cerberus : Muito completo. Além de rastreamento, alarme, bloqueio e outras ações de praxe para proteção, tem diferenciais como gravação de áudio, controle remoto através do site e de mensagens de texto, lista das últimas chamadas realizadas, envio de alertas se tentarem usar um cartão SIM não autorizado. Apesar de ser pago, o preço é irrisório e vale para até 5 dispositivos.
Avast Mobile Security  : O melhor e mais classificado aplicativo de segurança e antivírus para Android. Aí a primeira vantagem: além do rastreador e segurança, é um dos mais renomados antivírus (recomendado, inclusive, para seu computador!).
Android Lost
: Muito completo. Além da localização e bloqueio do aparelho, permite disparar alarme, ver lista de ligações, tirar fotos com o celular desaparecido para ajudar na localização e mais.
Wheres my Droid
Anti furto Droid LITE – Web 
: Bloqueia o aparelho em caso de furto, e através de sistema GPS permite localizá-lo.
Family Safety Production 
: Voltado para família, permitir a localização do aparelho e tem dispositivo de alerta de pânico. A pessoa aciona o alerta e os pais ou responsáveis são notificados.
Way Rastreamento Telefone GPS : Rastreia o smartphone através de GPS, sem mostrar ícone do aplicativo, funcionando em segundo plano.
Norton Anti-Theft phone finder : Além da possibilidade de bloqueio e localização do aparelho em caso de roubo, caso você perca o aparelho permite enviar aviso de perda para quem encontrá-lo. Também permite tirar fotos de quem estiver com seu aparelho, ajudando na localização. 

Para Apple
(clique para visualizar e baixar)

Find my Phone : Envia a localização de seu iPhone para seu e-mail.
Buscar meu iPhone : Além da localização e bloqueio do aparelho, tem outros recursos úteis como reproduzir som no volume máximo (mesmo quando o iPhone está no modo silencioso).

Para a miopia dos satélites…
Seguro contra roubo e furto qualificado

Os dispositivos de rastreamento são ótimos, ainda mais quando gratuitos (não é mesmo, muquirana?! rs!). Mas nem sempre são suficientes… Todos esses dispositivos localizam o aparelho através de um sistema GPS.

GPS quer dizer “Global Positioning System”, em português “Sistema de Posicionamento Global”.  Ele funciona por meio de satélites em órbita ao redor da Terra. Apesar da altíssima tecnologia e de seu funcionamento quase sempre preciso, há ainda falhas nesses sistemas. Há locais que podem não estar mapeados pelo GPS, escapando do rastreamento dos aplicativos acima.

Além disso, já se sabe da utilização de tecnologias que bloqueiam o rastreamento, o que vem dificultando o funcionamento de rastreadores para automóveis e caminhões.

Leia também: “Rastreadores de automóvel substituem o seguro?”

Para se prevenir desse tipo de situação existe o seguro para smartphones e tablets. Ele cobre o roubo ou furto qualificado, evitando prejuízos caso o aparelho não seja recuperado. É importante ressaltar, entretanto, que o seguro não cobre situações de perda misteriosa ou furto sem indícios.

Proteções extras: Danos por queda e acidentes

Além de proteger seu smartphone ou tablet contra roubo, o seguro protege de outras situações muito comuns, como danos por queda ou acidentes. Se o aparelho cai e a tela trinca, por exemplo, o seguro cobrirá os custos de conserto, descontada a franquia.

Leia também: “Como proteger seu smartphones de quedas? Existe seguro?”

Todo mundo diz que o melhor remédio é a prevenção. Essas são ótimas dicas para se proteger antes e depois de uma situação de risco como roubo.

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas pela UNICAMP, é sócia da Muquirana Seguros Online. Trabalha nas áreas de Search Engine Optimization (SEO) e Gestão Empresarial com foco em administração financeira e gerenciamento de processos.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: informe a data do vencimento do seu seguro e nos dê a chance de cotá-lo para você! Todas dúvidas são respondidas.

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>