Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão crédito. Isso pode?

Ao usar o benefício de carro reserva do seguro de automóvel pode ser exigido cheque calção ou limite mínimo no cartão de crédito? Confira resposta!

Nossos visitantes Sergenson Nascimento e Daniel Nascimento nos enviaram a seguinte pergunta:

“Fiz seguro do meu carro com carro reserva, fui então fazer o uso do benefício e quando cheguei na locadora que fui direcionado para pegar o carro me pediram uma calção de 1000,00 reais , mais em momento algum me informaram sobre isso na contratação e nem tem no meu contrato isso. O que deve fazer?

“Contratei a meu seguro e na hora de solicitar o carro reserva me foi exigido um cartão com limite mínimo de 1.000,00 ou um cheque nesse valor pra poder retira o carro em uma locadora. isso é legal? pois não consta isso no contrato.”

Veja nossa resposta:

Olá Sergenson e Daniel, tudo bom com vocês?

A seguradora cobre os custos das diárias da locação do carro reserva. Contudo, as regras para retirada do carro são definidas pela locadora de carro, de acordo com o contrato da mesma. Este contrato de locação independe do seguro feito pelo segurado, sendo feito pela locadora de acordo com suas regras de operação.

A grande maioria das locadoras exige que:

  • O condutor seja maior de 21 anos;
  • Possui habilitação para dirigir (CNH) há pelo menos 02 anos;
  • Tenha cheque calção ou um limite mínimo no cartão de crédito

Porém, cada locadora tem autonomia sobre seus contratos e pré-requisitos, podendo variar de uma empresa para outra.

Neste sentido, como os senhores não tinham conhecimento destas regras, recomendamos solicitar ajuda de seu corretor para negociar com a locadora a flexibilização destes pré-requisitos ou então procurar uma locadora alternativa mais flexível.

Algumas colocam observação em sua propostas informando que a locadora pode vir a solicitar este tipo de coisa, porém infelizmente são minoria. A nosso ver, seria fundamental todas seguradoras colocarem esta observação em suas propostas para evitar confusões, porém ainda não é prática recorrente.

Esperamos que estas informações possam lhes ajudar.

Quando forem renovar seus seguros, aproveitem para pedir uma cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro - 2

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão crédito. Isso pode?

  1. Eliezer Junior diz:

    Qual o objetivo dessas exigências? O segurado vai pagar algo?

    • Jessica diz:

      Eliezer, boa tarde!

      As exigências são das locadoras. Acreditamos que seja uma forma de eles diminuírem o risco de acontecer algo com o veículo locado, porém como atuamos somente na área de seguros não temos acesso a esta informação para lhe passar com certeza.

      No contrato de locação deverá estar especificado em que situações este cheque calção ou limite de crédito poderá ser descontado.

      O seguro arca com as diárias da locação, até o limite máximo contratado, portanto o segurado não tem custos com a diária. Porém a responsabilidade pelo uso do veículo é do locatário dentro das cláusulas do contrato feito com a locadora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *