Como e onde fazer o seguro do carro?

Saiba como e onde fazer o seguro do carro economizando sem perder em qualidade!

Algumas dicas simples (mas fundamentais!) podem ajudar você a saber como e onde fazer o seguro do carro garantindo economia, sem perder em qualidade e segurança. Neste post você confere qual o papel do cliente em cada etapa da contratação do seguro de automóvel.

Nada de entrar em fria! Aqui você vê o passo a passo na contratação do seu seguro e garante uma compra confiável e adequada às suas necessidades.

Se tiver dúvidas, escreva suas dúvidas nos comentários!

Como fazer o seguro do carro?
Passo a passo da contratação do seguro

A contratação do seguro é feita em etapas. Abaixo você confere cada uma dessas etapas e informações que você deve observar sempre.

Etapa 1:
Orçamento

Todo mundo que pretende contratar um seguro do carro começa fazendo cotações para encontrar a opção com melhor custo-benefício. Para tanto a pessoa recebe do corretor de seguros diversos orçamentos com diferentes opções de preços e coberturas.

Nesta etapa cabe ao cliente passar ao corretor todas as informações necessárias para os cálculos e, posteriormente, avaliar as opções de preço e cobertura escolhendo aquela que melhor o atende.

Algumas dicas são muito importantes para você cotar o seguro de automóvel ideal para você e sua reais necessidades:

  • Atenção às informações do perfil de risco, checando se estão todas corretas. Informações incorretas ou divergentes no perfil de risco podem gerar variações do preço do seguro e futuramente comprometer a cobertura do seguro. Checar essas informações desde o começo, no orçamento, é essencial pois será possível fazer as correções sem cobranças.
  • Atenção às especificações do carro, informando sempre o modelo completo para evitar confusões. Como um mesmo modelo de carro tem diversos opcionais e variações, procure sempre informar o modelo completinho ou passar o chassi ao corretor de seguros. Os valores do seguro para diferentes modelos podem variar bastante.
  • Se for renovação, informe corretamente sua classe de bônus. Se você está renovando o seguro e não teve sinistros durante a vigência anterior, você terá ganho uma classe de bônus, que ajuda no preço do seguro. Se tiver tido sinistro durante a vigência, na renovação será deduzida uma classe de bônus. Verifique se informou corretamente o bônus ao corretor.
  • Não avalie somente o preço, mas cheque também se as coberturas de seguro ofertadas pelo corretor estão dentro do que você procura. Na hora do orçamento muita gente olha somente o preço e não dá tanta atenção às coberturas, “comprando o gato por lebre”. Mesmo quem procura por preço deve sempre observar se está comparando orçamentos com coberturas semelhantes. Por exemplo: Um seguro um pouco mais caro pode ser muito mais completo.
    Nesse sentido, alguns pontos a ser observar são:
    – Franquia normal ou franquia reduzida: qual está valendo mais a pena?
    – Cobertura de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP): como funciona?
    – Cobertura de danos materiais a terceiros: como funciona?
Cotação Seguro Carro - 2

Etapa 2
Proposta

Depois que é feito o orçamento e você decide por qual opção melhor o atende, o corretor de seguros faz uma proposta com todas as informações do orçamento e algumas outras, como número de alguns documentos. Essa proposta é transmitida à seguradora para avaliação e ela tem até 15 dias após a transmissão para aceitar ou recusar a proposta.

Nesta etapa cabe ao cliente ler a proposta e vendo que está tudo correto, assiná-la.

Etapa 3
Apólice

Uma vez aceita a proposta do seguro de automóvel pela seguradora, ela fará a emissão da Apólice, que é o documento que garante a você, segurado, todas as coberturas, benefícios e assistências estipulados lá no comecinho, quando você fez o orçamento.

Importante: A validade da apólice depende do pagamento das parcelas do seguro. Não deixe de pagar as parcelas do seguro (principalmente a primeira parcela) pois isso pode acarretar no cancelamento da apólice mesmo depois que ela é emitida. Se ocorrer atraso no pagamento das parcelas, entre em contato imediatamente com seu corretor para regularizar a situação do seu seguro do automóvel.

Nesta etapa cabe ao cliente fazer o pagamento das parcelas do seguro para manter a apólice ativa.

Onde fazer o seguro do carro?
Procure sempre seguradoras e corretoras regulares

De nada vale conhecer o passo a passo se a contratação do seguro de automóvel for feita com seguradoras ou corretoras irregulares. Uma dica primordial é sempre fazer seu seguro com corretoras e seguradoras regulamentadas pela SUSEP, pois isso lhe garante diversos direitos como consumidor de seguros.

Neste artigo “Seguro com cooperativa é igual a seguro com corretor?” explicamos algumas das principais diferenças entre os serviços oferecidos por seguradoras/corretoras e empresas não regularizadas pela SUSEP.

A Muquirana Seguros Online, por exemplo, é um projeto online encabeçado por corretora de seguros tradicional e devidamente registrada na SUSEP, respeitando todas as leis e normas que regem o mercado de seguro e sempre intercedendo pelo cliente.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *