Como e onde fazer o seguro do carro?

Saiba como e onde fazer o seguro do carro economizando sem perder em qualidade!

Algumas dicas simples (mas fundamentais!) podem ajudar você a saber como e onde fazer o seguro do carro garantindo economia, sem perder em qualidade e segurança. Neste post você confere qual o papel do cliente em cada etapa da contratação do seguro de automóvel.

Nada de entrar em fria! Aqui você vê o passo a passo na contratação do seu seguro e garante uma compra confiável e adequada às suas necessidades.

Se tiver dúvidas, escreva suas dúvidas nos comentários!

Como fazer o seguro do carro?
Passo a passo da contratação do seguro

A contratação do seguro é feita em etapas. Abaixo você confere cada uma dessas etapas e informações que você deve observar sempre.

Etapa 1:
Orçamento

Todo mundo que pretende contratar um seguro do carro começa fazendo cotações para encontrar a opção com melhor custo-benefício. Para tanto a pessoa recebe do corretor de seguros diversos orçamentos com diferentes opções de preços e coberturas.

Nesta etapa cabe ao cliente passar ao corretor todas as informações necessárias para os cálculos e, posteriormente, avaliar as opções de preço e cobertura escolhendo aquela que melhor o atende.

Algumas dicas são muito importantes para você cotar o seguro de automóvel ideal para você e sua reais necessidades:

  • Atenção às informações do perfil de risco, checando se estão todas corretas. Informações incorretas ou divergentes no perfil de risco podem gerar variações do preço do seguro e futuramente comprometer a cobertura do seguro. Checar essas informações desde o começo, no orçamento, é essencial pois será possível fazer as correções sem cobranças.
  • Atenção às especificações do carro, informando sempre o modelo completo para evitar confusões. Como um mesmo modelo de carro tem diversos opcionais e variações, procure sempre informar o modelo completinho ou passar o chassi ao corretor de seguros. Os valores do seguro para diferentes modelos podem variar bastante.
  • Se for renovação, informe corretamente sua classe de bônus. Se você está renovando o seguro e não teve sinistros durante a vigência anterior, você terá ganho uma classe de bônus, que ajuda no preço do seguro. Se tiver tido sinistro durante a vigência, na renovação será deduzida uma classe de bônus. Verifique se informou corretamente o bônus ao corretor.
  • Não avalie somente o preço, mas cheque também se as coberturas de seguro ofertadas pelo corretor estão dentro do que você procura. Na hora do orçamento muita gente olha somente o preço e não dá tanta atenção às coberturas, “comprando o gato por lebre”. Mesmo quem procura por preço deve sempre observar se está comparando orçamentos com coberturas semelhantes. Por exemplo: Um seguro um pouco mais caro pode ser muito mais completo.
    Nesse sentido, alguns pontos a ser observar são:
    – Franquia normal ou franquia reduzida: qual está valendo mais a pena?
    – Cobertura de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP): como funciona?
    – Cobertura de danos materiais a terceiros: como funciona?
Cotação Seguro Carro - 2

Etapa 2
Proposta

Depois que é feito o orçamento e você decide por qual opção melhor o atende, o corretor de seguros faz uma proposta com todas as informações do orçamento e algumas outras, como número de alguns documentos. Essa proposta é transmitida à seguradora para avaliação e ela tem até 15 dias após a transmissão para aceitar ou recusar a proposta.

Nesta etapa cabe ao cliente ler a proposta e vendo que está tudo correto, assiná-la.

Etapa 3
Apólice

Uma vez aceita a proposta do seguro de automóvel pela seguradora, ela fará a emissão da Apólice, que é o documento que garante a você, segurado, todas as coberturas, benefícios e assistências estipulados lá no comecinho, quando você fez o orçamento.

Importante: A validade da apólice depende do pagamento das parcelas do seguro. Não deixe de pagar as parcelas do seguro (principalmente a primeira parcela) pois isso pode acarretar no cancelamento da apólice mesmo depois que ela é emitida. Se ocorrer atraso no pagamento das parcelas, entre em contato imediatamente com seu corretor para regularizar a situação do seu seguro do automóvel.

Nesta etapa cabe ao cliente fazer o pagamento das parcelas do seguro para manter a apólice ativa.

Onde fazer o seguro do carro?
Procure sempre seguradoras e corretoras regulares

De nada vale conhecer o passo a passo se a contratação do seguro de automóvel for feita com seguradoras ou corretoras irregulares. Uma dica primordial é sempre fazer seu seguro com corretoras e seguradoras regulamentadas pela SUSEP, pois isso lhe garante diversos direitos como consumidor de seguros.

Neste artigo “Seguro com cooperativa é igual a seguro com corretor?” explicamos algumas das principais diferenças entre os serviços oferecidos por seguradoras/corretoras e empresas não regularizadas pela SUSEP.

A Muquirana Seguros Online, por exemplo, é um projeto online encabeçado por corretora de seguros tradicional e devidamente registrada na SUSEP, respeitando todas as leis e normas que regem o mercado de seguro e sempre intercedendo pelo cliente.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *