Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

CONSULTAR SEGURADORA NA SUSEPAprenda a consultar seguradoras na SUSEP e qual a importância disso para o consumidor e corretor de seguros!

Para quem quer contratar um seguro com garantia regulada por lei, é sempre muito importante consultar a seguradora na SUSEP. Neste post mostraremos onde e como fazer esta consulta, e qual sua importância tanto para o consumidor quanto para o corretor de seguros.

Leia também:
“2 principais diferenças entre cooperativa e seguradora”
“Seguro por cooperativa é igual ao do corretor?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

Cotação Seguro Carro – 2

Como consultar seguradora na SUSEP?

Para consultar uma seguradora na SUSEP basta acessar este link (clique para ver) e preencher o nome da entidade. Você também pode filtrar a busca por Estado e por tipo de serviço.

consultar-seguradora-na-susep-passo-a-passo

Importância de consultar seguradoras na SUSEP antes de contratar um seguro

Para os consumidores de seguro

A oferta de seguros, de todos os tipos, atualmente é regulada por lei. A entidade responsável por supervisionar o cumprimento dessas leis, em favor da proteção do consumidor e saúde do mercado segurador, é a SUSEP.

Recentemente tem crescido a oferta de seguros sem regulamentação da SUSEP através de associações e cooperativas, e com isso o consumidor que busca um seguro regulamentado dentro das leis do seguro pode ser ludibriado por empresas que vendem seguro com outros nomes, como por exemplo “proteção veicular”.

Ainda que nós particularmente não recomendemos a contratação de seguros por associação ou cooperativas, uma vez que não seguem as leis e normas do mercado de seguro, nosso ponto aqui não é questionar a legitimidade dessas entidades. Nosso foco está nos consumidores que prezam pela garantia prevista e protegida por lei, desejando contratar o seguro necessariamente com uma entidade regulada e dentro dos conformes da SUSEP.

Para esses consumidores, quando há qualquer dúvida sobre a idoneidade da empresa, o primeiro passo antes de contratar o seguro é fazer essa consulta na SUSEP. Se a empresa em questão não constar como “Entidade Supervisionada” significa que ela está operando sem aval da SUSEP e, portanto, não tem qualquer regulamentação em termos de cláusulas contratuais, fundo de reserva para atender muitos sinistros ao mesmo tempo etc.

Cabe ao consumidor escolher em arriscar ou não a contratação com uma associação ou cooperativa não regulamentada. A nós, corretores de seguros, cabe o papel de conscientização desses riscos, por isso nos colocamos a disposição de quem tiver dúvidas e desejar maiores informações sobre seguros regulares, atentando principalmente para as garantia do consumidor.

Para os corretores de seguro

O papel do corretor de seguros é sempre interceder em favor do segurado (cliente), não apenas cotando o seguro, mas também instruindo, tirando dúvidas, identificando os maiores riscos e necessidades etc. Em resumo, zelar pelo qualidade,transparência e tranquilidade do cliente em tudo que tange sua proteção pessoal e patrimonial.

Por isso essa consulta de seguradoras na SUSEP é fundamental também para os corretores de seguro. Antes de ofertar o seguro de novas seguradoras, é imprescindível checar se a seguradora em questão está devidamente cadastrada na SUSEP. Assim não há qualquer risco de ofertar serviços não regulamentados ao cliente, expondo-o a risco de golpes, fraudes ou contratos mal feitos.

O mesmo vale para a oferta de alguns serviços diferenciados. Corretores que trabalham com a oferta de rastreadores com seguro para roubo devem sempre checar se o seguro embutido no serviço de rastreamento se trata de apólice junto a uma seguradora devidamente regulada, e não de uma “garantia” dada pela própria empresa de rastreamento. Checar esse tipo de informação é uma forma de mostrar respeito e responsabilidade para com seus segurados.

Vídeo com passo a passo!

Preparamos um vídeo com passo a passo de como fazer a consulta de seguradoras e corretoras no site da SUSEP. Assista abaixo!

Cotação Seguro Carro

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

110 respostas para Consultar seguradora na SUSEP: como fazer e qual a importância

  1. sueli diz:

    Meu filho fez um seguro de veículo com a seguradora lions proteção veicular , bateu o carro no dia 16/10/2015 foi perca total , agora a seguradora alega que tem prazo de ts meses p pagar .isso e lega ?l essa seguradora tem algum registro ?A seguradora lions proteção veicular com sede em Belo horizontes existe ? Alguém conhece essa seguradora ?

  2. Igor diz:

    Um caminhão de uma empresa bateu na traseira do meu carro causando danos materiais, eu nao tinha seguro, porem a empresa sim, me recomendaram ligar para a seguradora e informar o ocorrido. Levei meu carro na oficina que a seguradora pediu, e alguns dias depois eles deram perda total, porém o carro é financiado, e eles não querem pagar o valor da tabela FIPE do carro, eles apenas informaram que eles vão pegar o carro e dar pro banco e quitar minha divida, resumindo, fiquei sem carro e praticamente o dinheiro da minha entrada foi em vão. O que devo fazer ?

    • Jessica diz:

      Igor, boa noite!

      Nenhum seguro cobre juros de financiamento, pagando apenas o valor médio de mercado do veículo sinistrado.
      Nos casos de veículos financiados o procedimento mais comum é a seguradora quitar o saldo devedor até o limite de indenização e se houver alguma diferença ela é paga a você. Valores referentes a juros ou entrada antecipada, infelizmente, não tem cobertura.

      Outro caminho alternativo é solicitar à financeira para utilizar a indenização do seguro para substituir o bem da dívida, de modo que você aproveita o financiamento do veiculo sinistrado para outro veículo equivalente. É necessário aceitação da financeira para este procedimento, mas no geral ele é bastante procurado nos casos em que o saldo devedor é alto ou quando é do interesse da pessoa não perder as condições negociadas no financiamento, como era seu caso. Recomendamos que verifique se ainda existe a possibilidade de proceder desta maneira a fim de minimizar seus prejuízos.

      Caso ao final das negociações você se sinta lesado, recomendamos que consulte um advogado para lhe instruir.

      Ficamos à disposição!

      • Igor diz:

        Boa noite Jéssica!

        Consegui firma um acordo com a seguradora junto ao banco, eles me deram um valor determinado por mim para poder eu mesmo consertar o carro por minha conta, muitas pessoas me informaram que esse procedimento é muito difícil de acontecer, ou até quase impossível, acho que isso aconteceu pois sempre levei numa boa a conversa com eles, não me estressando em momento algum ou ameaçando colocar um advogado no caso. Felizmente tive sorte!
        Muito obrigado!!

  3. RICARDO diz:

    ESTAVA PARADO NO SINAL VERMELHO,ATRÁS DO MEU CARRO UM VECTRA,ATRÁS DO VECTRA UM MITSUBISHI QUE FOI VIOLENTAMENTE ABALROADO POR UM MAREA CUJO MOTORISTA ENCONTRAVA-SE VISIVELMENTE ALCOOLIZADO,QUE NÃO TEM SEGURO CONTRA TERCEIROS,ACIONEI O MEU SEGURO PARA CONSERTAR O MEU CARRO,AGORA A QUEM EU DEVO ACIONAR NA JUSTIÇA,O CAUSADOR DO ACIDENTE (MOTORISTA BÊBADO) OU O DONO DO CARRO QUE BATEU NA TRASEIRA DO MEU?

    MUITO OBRIGADO
    RICARDO

    • Jessica diz:

      Ricardo, boa noite!

      Se a colisão do carro do motorista alcoolizado empurrou todos os demais carros causando todas as colisões, então ele é considerado responsável pelos prejuízos à todos os envolvidos.
      Ele deverá arcar com os prejuízos particularmente (mesmo se tivesse seguro de terceiros, não teria cobertura por estar dirigindo alcoolizado que infração gravíssima e crime).

      Primeiramente procure fazer um acordo com ele. Não havendo acordo,será necessário tentar receber nas pequenas causas ou em um processo jurídico.

      Ficamos à disposição!

  4. Jair Ribeiro diz:

    Olá Jessica,
    estou procurando informações sobre: Brazilian Assist Representac
    ões e Turismo Ltda ME (GTA), através do site da SUSEP e a resposta sempre é: NENHUMA EMPRESA FOI ENCONTRADA.
    Estou na eminência de contatar seguro viagem com esta empresa e gostaria que por gentileza vc me ajudasse.

    Obrigado

    Jair Ribeiro

    • Jessica diz:

      Jair, bom dia!

      A empresa realmente não consta cadastrada na SUSEP.
      Se você buscar maiores informações sobre a empresa verá que sua principal atividade está cadastrada como “Agências de viagens – CNAE 7911200”. Se se tratasse de seguradora constaria como principal atividade “Seguros não-vida – CNAE 6512000” ou algo nesta linha.

      No fim do ano passado a SUSEP passou a regulamentar o seguro viagem com a Resolução CNSP nº 315 (clique para ler), colocando regras para sua comercialização a fim de proteger os consumidores pois estavam ocorrendo muitos problemas com planos de assistência viagem (que são diferentes de um seguro viagem). No capítulo V, artigo 22 consta:
      “Art. 22. As coberturas de que trata esta Resolução somente poderão ser providas por sociedades seguradoras autorizadas a operar em seguro de pessoas no Brasil.
      §1o É vedada a comercialização de contrato de assistência com características de seguro, sob pena de responsabilização administrativa e criminal, consoante o disposto no art. 113 do Decreto-lei no 73, de 21 de novembro de 1966, e no art. 16 da Lei no 7.492, de 16 de junho de 1986.
      §2o É vedada a comercialização de seguro viagem de forma acessória a contrato de assistência.
      (…)”

      Basicamente este ponto da resolução diz que as agências de viagem não poderão mais comercializar planos de assistência como se fossem seguro viagem. É necessário que o seguro viagem seja ofertado por uma companhia seguradora e as empresas de assistência passam a ser prestadoras da seguradora, não podendo comercializar esses serviços de forma independente.

      Recomendamos que questione junto a empresa que o senhor mencionou se eles se tratam de seguradora e se sim, solicite a razão social na qual estão cadastradas na SUSEP para que você possa confirmar os dados.

      Vou escrever um post sobre a diferença entre o seguro viagem e os planos de assistência viagem e como a nova Resolução da SUSEP entra aí. Assim que escrever coloco aqui para o senhor dar uma olhada.

      Nós fazemos seguro viagem com seguradoras devidamente regulamentadas pela SUSEP. Se desejar, você pode fazer a cotação e contratação diretamente online, clicando aqui. Atualmente temos opção da Porto Seguro e Mapfre. Particularmente, recomendamos o da Porto Seguro que é referência no mercado de seguros brasileiro.

      Ficamos a disposição!

  5. Rose Souza diz:

    Bom dia
    Tentei pesquisar a empresa [xxxxx] corretagem de seguros s/a e naõ
    tem aparece na pesquisa.
    Estou fazendo cotação atraves do Itau.

  6. Arnaldo diz:

    Solicito informação sobre a mapfre seguro

  7. Luciano Cunha diz:

    Prezados;

    Solicito informações sobre USEBENS Seguradora, pois estou em pensando em fazer o seguro de veículos com esta seguradora.

    A minha solicitação de informação, é se esta é registrada na SUSEP.

    Desde já agradeço.

    Luciano Cunha.

  8. Pingback:Consultar Corretora na SUSEP: como fazer e qual a importância | Muquirana Corretora de Seguros

  9. Pingback:Dica de corretora de seguro de carro em Campinas | Muquirana Corretora de Seguros

  10. Pingback:O que é SUSEP? | Muquirana Corretora de Seguros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *