O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?

o que é sinistro de pequena, média ou grande monta no seguro de automóvelDescubra o que é sinistro de pequena, média ou grande monta no seguro de automóvel!

Alguns termos técnicos do seguro de automóvel são desconhecidos pelos clientes e acabam fazendo este serviço parecer um bicho de sete cabeças. Mas não precisa ser assim! Com algumas informações breves e objetivas você vai ver que seu seguro de carro não é algo assim tão complicado, principalmente quando você tem um bom corretor de seguros para instruí-lo (aliás, a Muquirana Seguros Online aqui está às ordens!).

Neste artigo trataremos de alguns destes termos técnicos: explicaremos o que é sinistro de pequena, média ou grande monta e qual a relação destas classificações com o seguro auto.

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça sua cotação de seguro conosco!

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Quem diz que o sinistro foi de pequena, média ou grande monta?

O critério de sinistro de pequena, média ou grande monta é utilizado por agentes de trânsito quando vão fazer o Boletim de Ocorrência (“B.O.”) do acidente de trânsito.

Isso significa que estas classificações não são feitas pelas seguradoras, assim como não são usadas para avaliar um sinistro no seguro.

No seguro, os critérios são outros: “perda parcial” ou “perda total”. Para determinar se será perda parcial ou total a seguradora não usará a classificação de pequena/média/grande monta feita pelo agente de trânsito, mas sim o critério que consta no contrato do seguro e nas Circulares SUSEP 256 e 269. Para maiores detalhes sobre este assunto, recomendamos a leitura deste outro post:  “Sinistro de grande monta nem sempre dá perda total”.

Critérios para sinistro de pequena, média e grande monta
segundo da Resolução 297 do CONTRAN

Em 2008 foi lancçada a Resolução 297 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que determina as “regras” ou “critérios” que os agentes de trânsito devem considerar ao fazer essa classificação que deverá constar no B.O. do acidente. Esses critérios tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, determinando se o veículo poderá: 1) voltar a circular imediatamente; 2) ou voltar a circular somente após uma inspeção; 3) ou não poderá voltar a circular.

Você pode visualizar integralmente e Resolução 297 clicando aqui. Leia o Artigo 2º do documento para checar os critérios de pequena, média e grande monta.

Abaixo listamos esses critérios. Junto a um sistema de pontuação do danos sofridos, o agente poderá definir o grau do sinistro.

Sinistro de pequena monta

exemplo de sinistro de pequena monta

“Danos de pequena monta, quando o veículo sofrer danos que afetem peças externas e/ou peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular sem requerimentos adicionais de verificação”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Sinistro de média monta

exemplo de sinistro de média monta“Danos de média monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular após a realização de inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular – CSV”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Sinistro de grande monta

exemplo de sinistro de grande monta

“Danos de grande monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais que o classifiquem como veículo irrecuperável”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)

Como a classificação de sinistro de grande monta
influencia seu seguro de automóvel

Conforme explicamos no início do texto, a seguradora não usa os critérios de pequena/média/grande monta para indenizar sinistros, mas sim o critério de perda parcial/perda total. Porém, apesar de a constatação de “sinistro de grande monta” no B.O. não influenciar diretamente nos pagamentos de indenização em sinistros, ele pode influenciar posteriormente na contratação do seu seguro de automóvel.

Veículos com sinistro de grande monta ficarão com esta informação vinculada ao documento do veículo. Mesmo que ele seja consertado dentro dos padrões de qualidade previsto pelo CONTRAN e voltem a circular normalmente, ele poderá ter as seguintes dificuldades na contratação do seguro:

  • Aceitação: Algumas seguradoras não tem aceitação para veículos sinistrados. Mas não desanime, existem seguradoras com aceitação no seguro total e, especialmente, no seguro auto roubo.
  • Limitação de cobertura: Nas seguradoras com aceitação para carro de sinistro de grande monta, é comum a limitação do percentual de cobertura da Tabela FIPE garantido.

Este último ponto funciona assim:

Em situações normais, quando o carro nunca sofreu batidas grandes e relevantes, o cliente contrata o seguro com referência em 100% da Tabela Fipe. Nesse caso, em caso de perda total ou roubo, ele receberá o valor integral do seu veículo previsto pela Tabela Fipe.

Quando o veículo sofre sinistro de grande monta, a seguradora conseguirá identificar  pelo chassi. As seguradoras com aceitação para este tipo de veiculo costumam aceitar a contratação de no máximo 80% ou 90% da Tabela Fipe, prevendo a desvalorização do carro por conta do sinistro de grande monta. Por conta disso, em um sinistro de perda total ou roubo, o segurado receberá indenização integral limitada a este valor.

Fica a dica:
Antes de comprar carro usado, pesquise a procedência

Para evitar surpresas após a compra de um veículo usado, a recomendação é sempre solicitar a loja uma vistoria de qualidade.

Outra dica, para evitar surpresas no seguro, é: antes de comprar um veículo usado, tenha em mãos o chassi do veículo e peça uma cotação do seguro em seguradoras que fazem a decodificação do chassi. Assim você saberá se a seguradora tem aceitação para aquele carro especificamente e se há alguma restrição quanto ao valor máximo de cobertura permitido.

Pedir para seu corretor de seguros decodificar o chassi antes de comprar o carro usado ajuda a identificar, por exemplo, casos nos quais 1) o carro sofreu sinistro de grande monta, 2) foi adquirido em leilão, 3) era frotista; etc.

Um exemplo real

Na Muquirana Seguros Online certa vez tivemos um exemplo muito interessante de uma situação assim. A cliente tinha um carro em vista e estava bastante atraída pelo preço. Como ela não tinha muita experiência com veículos, observando o veículo não pôde perceber nada de errado, aparentemente. Porém, quando fizemos a decodificação do chassi houve uma depreciação do veículo, só permitindo contratar 80% da Tabela Fipe. Checando, foi possível descobrir que o carro procedia de leilão – havia sofrido um sinistro de grande monta e sido recolado no mercado via leilão.

Não estamos querendo dizer que é ruim adquirir veículos de leilão. Quando a venda é feita com transparência e o consumidor está ciente do que está comprando, não há problemas. O problema é adquiri-los sem saber que é sinistrado e pagar o preço de um carro não sinistrado.

Decodificando o chassi nossa cliente pôde ter uma primeira suspeita e depois verificar esta informação com uma vistoria de qualidade, antes de  escolher entre comprar ou não.

Vale ressaltar que a decodificação do chassi por algumas seguradoras não substitui procedimentos de vistoria de qualidade. Porém, é uma maneira a mais de se respaldar.

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

249 respostas para O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?

  1. Kenede Gonçalves de Souza diz:

    Eu consigo financiar um carro com monta pequena, média ou grande?

    • Jessica diz:

      Kenede, boa tarde!

      Essa questão foge dos assuntos relacionados ao seguro, por isso não temos como lhe passar maiores informações.
      Recomendamos que procure uma financeira, que poderá lhe tirar essa dúvida.

      Ficamos a disposição

  2. mauricio diz:

    gostaria de saber se posso andar no carro depois de arrumado ( no documento dele diz med*monta circul vedada*

    • Jessica diz:

      Maurício, bom dia!

      Nós não atuamos nesta área de documentação, pois foge ao escopo do seguro. Por isso recomendamos que consulte um despachante de veículos para que lhe instrua neste caso.

      De matérias que já li sobre o assunto, entendo que quando consta “circulação vedada”, para que o veículo possa voltar a circular é necessário fazer uma vistoria de qualidade a qual confirme que o carro foi consertado e está de acordo com as normas de qualidade e segurança do DETRAN e INMETRO.
      Porém, é necessário confirmar com um despachante se é necessário algum procedimento além deste.

      Ficamos a disposição!

    • luiz aureo diz:

      Boa Noite
      No caso vc tem que montar todo um processo para efetuar a baixa do sinistro do seu veiculo.
      Se vc for de São Paulo fica mas facil.
      Primeiro passo tem que fazer inmetro, furtos e roubo, termo de responsabilidade do serviço executado, notas de serviço, pagar uma multa de comunicação de venda, copia da cnh, comprovante de enderenço , copia do recibo , do dut se vc estiver em SP procura no Google Ms despachante.

  3. Paulo Henrique diz:

    Tenho um veiculo sinistrado media monta, queria saber se da pra fazer seguro, e se sim qual seguradora geralmente faz?

    • Jessica diz:

      Paulo, boa noite!

      Depende das normas de aceitação de cada seguradora. Infelizmente nós das corretoras de seguros só temos como saber se ha´ou não aceitação em determinada seguradora tentando fazer a cotação e vendo a resposta da seguradora.
      Mas como ajuda inicial, podemos dizer que geralmente as que mais tem aceitação para esses casos são as seguradoras Mapfre e Liberty. Mas não deixe de checar as demais também, para não perder oportunidade de encontrar bons preços caso tenham aceitação.

      Ficamos a disposição!

  4. Ailton Duarte diz:

    Bom dia Jéssica! tudo bem?
    No meu caso aconteceu o seguinte:
    Sofri um acidente de moto e a motorista estava errada e possuía seguro.
    Pois bem a oficina fez ” um esquema” para não dar Perca Total- ( Fez um orçamento de 11.500 e depois de 3 meses no conserto o orçamento pulou para 15.000 sem acrescentar nada! Eles alegaram erro de digitação! No entanto documento da minha moto ficara bloqueado ( restrição administrativa: veiculo sinistrado ) Tive que fazer os laudos para o desbloqueio ( gastei mais R$ 1.000 ).Agora no documento veio descrito ” SINISTRO RECUPERADO” . Não consigo vender minha moto pelo valor de mercado! Existe algo que eu possa fazer para não ficar mais no prejuízo? Muito obrigado

    • Jessica diz:

      Ailton, bom dia!

      Infelizmente não temos como lhe instruir neste caso, pois assuntos relacionados à documentação veicular fogem ao escopo do seguro.
      Recomendamos que procure um despachante e um advogado para poderem lhe instruir melhor.

      Com relação ao conserto feito pela oficina, como estava sendo feito pelo seguro de terceiros do responsável, recomendamos que contate a seguradora e abra uma reclamação sobre a oficina. Se ficar comprovado que houve má fé e/ou que lhe causaram prejuízos, entendemos que o senhor tem direito de pedir ressarcimento e, não havendo acordo, poderá tentar receber na Justiça. Mas é importante consultar um advogado para uma opinião mais profissional, pois não atuamos na área jurídica.

      Ficamos a disposição!

  5. Agnaldo diz:

    Boa noite…

    Tenho um veículo que adquiri no leilão, ele é pequena monta. O seguro cobre 100%

    • Jessica diz:

      Agnaldo, bom dia!

      Depende das regras de aceitação de cada seguradora, mas pela nossa experiência desconhecemos uma seguradora que cubra 100% para veículos de leilão.
      Algumas poderão recusar e outras aceitar. As que aceitam costumam determinar um percentual máximo em torno de 80%.

      Ficamos a disposição!

  6. antonio carlos pereira diz:

    boa noite sou Antonio tenho uma duvida comprei um carro no leilao e ele e´´media monta sabe me dizer se faz financiamento ele e do ano 2010 obrigado.

    • Jessica diz:

      Antônio, boa tarde!

      Recomendamos que consulte a financeira onde pretende fazer o financiamento. Infelizmente não sabemos lhe passar esta informação pois não trabalhamos com financiamento.

      Ficamos a disposição!

  7. ALESSANDRO MOREIRA diz:

    comprei um palio pequena amonta que dizer que ele não vai ter sinistro?

    • Jessica diz:

      Alessandro, boa tarde!

      Nós não temos como responder este tipo de questão, pois depende de informações às quais não temos acesso.
      Para ter certeza se o veículo não é sinistrado o mais indicado é consultar a documentação do carro e/ou fazer uma vistoria de qualidade a qual lhe passe todo o histórico do veículo.

      Ficamos a disposição!

  8. ALESSANDRO MOREIRA diz:

    comprei um palio ele e pequena amonta que dizer que ela não vai ter sinistro? obrigado

    • Jessica diz:

      Alessandro, boa noite!

      Caso deseje confirmar esta informacao recomendamos que cheque no documento, nos órgãos competentes (Detran por exemplo) ou faça uma vistoria de qualidade particular (eles saberão informar todo o histórico do veiculo).

      O seguro pode ajudar nesse sentido fazendo uma cotação com decodificacao do chassi e com a vistoria feita pelo seguro. Se houver depreciação do valor segurado é porque houve sinistro significativo.

      Ficamos a disposição!

  9. Elias diz:

    Boa noite
    me tira uma duvida, tenho um ford fiesta que peguei no leilao ,é media monta faz dok normal, fica no crv marcando, que e media monta, o carro pegou fogo na mecanica, ou conta no detran que é media monta de leilao

    • Jessica diz:

      Elias, boa tarde!

      Esse tipo de informação quem poderá lhe esclarecer melhor é um despachante, pois saberá todos os detalhes sobre como ficaria a documentação do veículo no caso de média monta.
      Há situações em que é necessário constar o sinistro no documento e outras em que não é necessário, dependendo das regras da área. Por isso o despachante é mais recomendado para lhe instruir.

      Ficamos a disposição!

  10. Olá Jéssica, tudo bem?
    Antes de mais nada, parabéns pelo site!
    Estou pesquisando veículos vendidos através de leilão e recuperado de furto.
    Estes veículos se enquadram em algum tipo de monta?
    É feito registro de Sinistro no documento?
    Sobre o seguro, é possível ser feito?
    Existe alguma de desvalorização?

    • Jessica diz:

      Wagner, bom dia!

      Muitíssimo obrigada!! :)

      Geralmente os veículos de leilão sofreram sinistro de grande monta, foram recuperados, passaram por vistoria de qualidade sendo autorizados a voltar a circulação. É necessário confirmar antes, através de uma consulta no órgão resposavel de sua cidade (Detran, etc).

      Nos casos de chassi remarcado ou sinistros de grande monta geralmente consta no documento.

      Para a contratação do seguro para veículo de leilão, é possível mas depende de cada seguradora. Algumas não aceitam e outras sim. Essas que aceitam na maioria dos casos limita a cobertura a um percentual entre 70% e 90% da tabela Fipe. O ideal é cotar e ver qual o caso do veículo desejado e para isso é importante informar o chassi para que seja feita a decodificacao.

      Ficamos a disposição!

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