O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

o que é vistoria veicular no seguro de automóvelSaiba o que é vistoria veicular no seguro de automóvel e confira dicas !

O seguro de carro zero km tem algumas vantagens e uma delas está relacionada à vistoria. Neste artigo respondemos: seguro de carro novo (zero km) precisa de vistoria? Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

O que é vistoria no seguro de automóvel?

A vistoria veicular no seguro de automóvel é um procedimento exigido pela seguradora para checar se está tudo em ordem com o veículo a ser segurado. Na vistoria é checado se o carro não tem problemas que possam comprometer sua segurança ou agravar seu risco no seguro.

A partir da vistoria a seguradora comprova que o carro não tinha nenhum problema antes da contratação do seguro que pudesse gerar problemas durante a vigência do seguro. É uma garantia de segurança tanto para o cliente quanto para a seguradora.

Quando devo fazer a vistoria e qual sua importância no seguro?

Quando você fecha o seguro com seu corretor o próximo passo é marcar a vistoria. Geralmente o prazo para fazer a vistoria é de até 5 dias corridos a partir da vigência do seguro.

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

A vistoria é muito importante para o seguro de automóvel pois a cobertura do seguro só passa a valer após a vistoria. Ou seja, sem vistoria não há cobertura. Por isso, se você contratar seu seguro de automóvel, não deixe de fazer a vistoria para não comprometer seu seguro.

Quando não tenho que fazer vistoria no meu seguro?

Há situações nas quais não é necessário fazer a vistoria para o seguro de automóvel passar a valer. Abaixo você confere quais são essas situações:

  1. Quando o carro é zero km: Ao comprar um veículo novo (zero km) não é necessário fazer vistoria para fazer o seguro. Porém, nesse caso é importantíssimo efetivar o seguro antes de tirar o carro da concessionária, apresentando inclusive a nota fiscal com carimbo com data de saída. Para saber mais, leia: “Não tire o carro da concessionária antes de fazer seguro”.
  2. Quando é renovação do seguro: Quem já tem e está renovando o seguro de automóvel não precisa fazer vistoria. A vistoria só será necessárias nas renovações que não forem feitas dentro da vigência – por exemplo: se seu seguro vence dia 01/01/2013 e, por algum motivo, você o renovar somente dia 05/01/2013 então será necessário fazer a vistoria mesmo sendo renovação.

Assim fica mais fácil saber quando a vistoria é obrigatória: Nos casos de compra de veículo semi-novo ou usado a vistoria é sempre necessária no seguro de carro.

Faça já cotação do seu seguro de automóvel: clique abaixo ou nos contate!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

atendimento@muquiranaseguros.com.br

(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas pela UNICAMP e com MBA Executivo em Trends Innovation na Inova Business School. É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, um projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Também desenvolve o canal Amo Meu Amigão, com foco em seguro saúde para cães e gatos. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros e dirige a Comissão de T.I. do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

13 Responses to O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

  1. walter granato diz:

    tenho o curso de vistoriador e queria cadastrar minha empresa como empresas para vistoria de seguros oque nfaço e com quem falo

    • Jessica diz:

      Walter, boa noite!

      Recomendamos que faça um levantamento das seguradoras com quem deseja trabalhar e os contate para maiores informações de como se credenciar.
      Você também pode procurar vistoriadores que prestam serviço para seguradora e pedir para lhe passarem o caminho se como se credenciar.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  2. Henrique diz:

    A seguradora apos a vistoria de um veiculo semi novo, demora uns dias para efetivar o seguro. Gostaria de saber se esse periodo ‘e para avaliar o proprio veiculo, ou para confirmacao dos dados, Tal como dados cadastrais do segurado, endereco, local de trabalho, motoristas?

    • Jessica diz:

      Henrique, boa noite!

      Após a transmissao de proposta a seguradora tem até 15 dias para emitir (aceitar) ou recusar a apólice. Este prazo é determinado pela SUSEP, órgão que regulamenta o mercado de seguros.
      Nesse período a seguradora verifica informações como: condição do carro na vistoria, confere os bônus se houver, dados cadastrais etc., e por isso ao final dessa análise pode aceitar ou recusar a apólice.
      Nesse meio tempo o veículo está com o que chamamos de cobertura técnica. Se for recusado, deixa de ter cobertura imediatamente. Se for aceito, a apólice (que é o contrato) é emitida e a cobertura passa a valer para toda a vigência que geralmente é de um ano.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/w0BR45U-pB8

      Atenciosamente,

  3. adriele diz:

    Olá, fiz uma compra de um carro seminovo e na hora do seguro me disseram que não é necessário vistoria, esta correto??

    • Jessica diz:

      Adriele, boa tarde!

      A vistoria não é necessária somente para seguros de carros zero km. Para isso é necessário apresentar nota fiscal com carimbo com data de saída do veículo zero km da concessionária.

      Para veículos semi novos ou usados a vistoria é obrigatória, sendo que o prazo máximo para sua realização varia entre as seguradoras. Recomendamos que verifique junto a seu corretor se a vistoria realmente não é necessária e que lhe envie comprovante (email, protocolo, ou algo assim) que mostre que houve dispensa da vistoria.

      Se a vistoria obrigatória não for feita dentro do prazo o seguro é recusado e o veículo foca descoberto.

      Ficamos à disposição

  4. Victor Gomes diz:

    Boa tarde!

    Contratei um seguro Bradesco através de uma corretora, fui informado que a vistoria foi dispensada, pois o Bradesco avaliou como não necessária a vistoria… Isso pode ocorrer?

    A corretora informou que o meu veículo está segurado de acordo com a proposta, mesmo com a apólice não emitida!

    Estou com receio de usar o veículo!

    • Victor Gomes diz:

      Ah, se trata de um seguro novo e de um carro usado!

    • Jessica diz:

      Victor, boa tarde!

      Peço desculpas pela demora em responder! Nosso blog jogou alguns comentários e dúvidas no SPAM e estou conseguindo recuperá-los aos poucos.

      Vamos a sua dúvida:
      Na Bradesco a vistoria é obrigatória para seguros novos de veículos usados ou semi-novos.
      A não realização da vistoria dentro do prazo estipulado pode gerar o cancelamento da apólice e deixar o veículo descoberto.
      São raríssimas as situações em que a Bradesco aceita a dispensa de vistoria para veículos usados, por isso achamos difícil que isso tenha ocorrido. Para sua maior segurança, recomendamos que solicite ao corretor de seguros esta informação formalizada via e-mail constando protocolo do atendimento no qual a seguradora afirma que houve dispensa da vistoria.

      Sobre a cobertura antes da emissão, funciona da seguinte maneira:
      Por normas da SUSEP as seguradoras tem até 15 dias a contar da vigência inicial do seguro para aceitar ou recusar um seguro. Neste período de análise, o veículo tem o que chamamos de “cobertura técnica”, ou seja, se ocorrer sinistro o carro estará coberto. Passados os 15 dias o seguro deverá constar como emitido ou como recusado, sendo muito importante que o corretor faça o acompanhamento da emissão para verificar se ocorreu recusa.
      Caso já tenham se passado 15 dias e o senhor não tenha recebido sua apólice, recomendamos que contate seu corretor para confirmar se houve a emissão e peça para ele solicitar 2ª via à seguradora.

      Ficamos a disposição!

  5. jailson moraes diz:

    Eu renovei o seguro do meu carro com o mesmo corretor mais so que eu renovei com outra seguradora o corretor foi o mesmo mais a seguradora de renovação foi outra nesse caso e necessário fazer a vistoria do carro? O corretor e o mesmo mais a renovação foi com outra seguradora nesse caso e necessário a vistoria mesmo porque foi outra seguradora?

    • Jessica diz:

      Jailson, bom dia!

      Não é necessário fazer vistoria quando o seguro é renovado dentro da vigência, independente de ter mudado de seguradora ou de corretor.
      Por exemplo: Se seu seguro vencia hoje e o senhor até hoje (ou antes) então não será necessária vistoria.

      A vistoria será necessária somente nas renovações que forem feitas fora do prazo.
      Por exemplo: Se seu seguro vencia hoje e o senhor renovar somente amanhã ou dias depois do vencimento.

      Ficamos a disposição!

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! Todas dúvidas são respondidas. :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *