O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

o que é vistoria veicular no seguro de automóvelSaiba o que é vistoria veicular no seguro de automóvel e confira dicas !

O seguro de carro zero km tem algumas vantagens e uma delas está relacionada à vistoria. Neste artigo respondemos: seguro de carro novo (zero km) precisa de vistoria? Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!

O que é vistoria no seguro de automóvel?

A vistoria veicular no seguro de automóvel é um procedimento exigido pela seguradora para checar se está tudo em ordem com o veículo a ser segurado. Na vistoria é checado se o carro não tem problemas que possam comprometer sua segurança ou agravar seu risco no seguro.

A partir da vistoria a seguradora comprova que o carro não tinha nenhum problema antes da contratação do seguro que pudesse gerar problemas durante a vigência do seguro. É uma garantia de segurança tanto para o cliente quanto para a seguradora.

Quando devo fazer a vistoria e qual sua importância no seguro?

Quando você fecha o seguro com seu corretor o próximo passo é marcar a vistoria. Geralmente o prazo para fazer a vistoria é de até 5 dias corridos a partir da vigência do seguro.

Faça-já-cotação-do-seu-seguro-de-automóvel

A vistoria é muito importante para o seguro de automóvel pois a cobertura do seguro só passa a valer após a vistoria. Ou seja, sem vistoria não há cobertura. Por isso, se você contratar seu seguro de automóvel, não deixe de fazer a vistoria para não comprometer seu seguro.

Quando não tenho que fazer vistoria no meu seguro?

Há situações nas quais não é necessário fazer a vistoria para o seguro de automóvel passar a valer. Abaixo você confere quais são essas situações:

  1. Quando o carro é zero km: Ao comprar um veículo novo (zero km) não é necessário fazer vistoria para fazer o seguro. Porém, nesse caso é importantíssimo efetivar o seguro antes de tirar o carro da concessionária, apresentando inclusive a nota fiscal com carimbo com data de saída. Para saber mais, leia: “Não tire o carro da concessionária antes de fazer seguro”.
  2. Quando é renovação do seguro: Quem já tem e está renovando o seguro de automóvel não precisa fazer vistoria. A vistoria só será necessárias nas renovações que não forem feitas dentro da vigência – por exemplo: se seu seguro vence dia 01/01/2013 e, por algum motivo, você o renovar somente dia 05/01/2013 então será necessário fazer a vistoria mesmo sendo renovação.

Assim fica mais fácil saber quando a vistoria é obrigatória: Nos casos de compra de veículo semi-novo ou usado a vistoria é sempre necessária no seguro de carro.

Faça já cotação do seu seguro de automóvel: clique abaixo ou nos contate!

fazer-pedido-de-cotação-de-seguro

atendimento@muquiranaseguros.com.br

(19) 3304 9920

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

31 Responses to O que é vistoria veicular no seguro de automóvel?

  1. Edilson Rezende Cappelle diz:

    Você sabe como se faz para montar uma empresa para fazer a vistoria para as seguradoras? Quais as exigências? Grato

    • Jessica diz:

      Edilson, bom dia!

      Peço desculpas, mas não sei lhe informar.
      Dê uma olhada nas áreas de contatos dos sites das seguradoras – neste exemplo da Porto eles informam para contatá-los no site.

      Veja também se as seguradoras de seu interesse tem sucursal em sua cidade e vá diretamente lá, pois poderão lhe instruir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Nicarlon diz:

    Paguei meu seguro durante um ano tudo certinho…o mesmo vencia em dezembro. Esperei uma semana para renovar pois se nao o boleto iria cair para o mesmo mês e eu nao tinha condições de pagar.Entao esperei em torno de uma semana para renovar, dessa forma o boleto cairia só para o proximo mês. Assim que confirmei que poderiam renovar foi agendado vistoria e nesse meio tempo tive um sinistro. Ainda tenho direito do seguro?

    • Jessica diz:

      Nicarlon, bom dia!

      Após o vencimento do contrato o veículo fica automaticamente sem cobertura. Poderá ser feita renovação fora do prazo original, porém dizemos que houve “quebra de vigência” (ou seja, contrato foi renovado depois de já ter vencido), sendo necessária realização de vistoria. Se a vistoria estava agendada e o sinistro ocorreu nesse meio tempo, em princípio existe o que chamamos de “cobertura técnica”. Já se a vistoria estava fora do prazo estipulado pela seguradora, ela fica isenta de responsabilidade sobre a cobertura técnica.
      Sabendo disso, recomendamos solicitar ajuda ao corretor responsável pela apólice para verificar se o veículo estava ou não cobertura técnica e, se sim, dar entrada no sinistro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. jayme diz:

    Posso conseguir aqui uma check list de vistoria de seguro para veículos? Aquele em que marcamos coisas como avarias, etc? Obrigado.

    • Jessica diz:

      Jayme, boa noite!

      Como atuamos na área técnica de seguros, não temos informações detalhadas sobre a área de vistoria a qual fica a encargo das vistoriadas. Peço desculpas por não poder lhe ajudar.
      Creio que contatando um empresa da área de vistoria o senhor conseguirá as informações que precisa :)

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. Guilherme diz:

    Olá bom dia
    Sofri um acidente no domingo, quando fui solicitar um guincho a atendente disse que minha apólice tinha sido cancelado pela empresa que vende o seguro, só que meus boletos estavam pagos e mesmo assim pediram uma reativação, só que me falaram que para reativar precisa de vistoria como fazer se meu carro deu PT?

    • Jessica diz:

      Guilherme, bom dia!

      Recomendamos contatar o corretor responsável pela apólice para verificar por que foi feito cancelamento, se não houve atraso no pagamento das parcelas.
      Será necessário ajuda dele para tentar reativar a apólice.

      A reativação da apólice, se aceita pela seguradora, deverá solicitar uma vistoria prévia. Como o veículo sofreu sinistro neste meio tempo, poderá gerar recusa da reativação e do próprio sinistro. Por isso é importante solicitar ajuda do corretor da apólice para verificar o que ocorreu e intervir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Un981axvGxg

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *