Perda total tem franquia?

perda total não paga franquiaSaiba se perda total tem franquia no seguro de carro!

Muitas pessoas se perguntam se quando ocorre perda total é necessário ou não pagar franquia. Aqui você confere a resposta e algumas dicas sobre a franquia no seguro de carro.

Leia também: “O que é franquia no seguro de automóvel?”

Leia e escreva suas dúvidas nos comentários!

Perda total não paga franquia

Quando ocorre perda total do veículo, você não tem que pagar franquia no seguro de carro.

A franquia é obrigatória somente nos casos de perda parcial, ou seja, quando há recuperação do veículo.

Mas já que o pagamento ou não da franquia depende de ser “perda total” ou “perda parcial”, é importante entender o que são essas duas coisas para o seguro. Vamos ver?

Mas o que é perda total para o seguro?

Muita gente tende a pensar que perda total “é quando o carro fica bastante danificado”. Contudo, para efeitos do seguro é preciso ter um conceito mais preciso, que evite arbitragens. No caso, o conceito é o seguinte: Para ser considerado perda total no seguro de carro é necessário que os custos de reparação do veículo atinjam 75% do valor do veiculo na Tabela FIPE.

Já a perda parcial é quando os custos de reparação não atingem esses 75%, diante do que o seguro garante o conserto do veículo. Nesse caso, você paga a franquia, e o seguro paga a diferença que ultrapassar essa franquia.

Dicas sobre franquia no seguro de carro

Valem algumas dicas sobre franquia no seu seguro de carro! Em nosso blog temos vários posts sobre esse assunto, para ajudá-lo seja nos casos em que tem que pagar a franquia (perda parcial), seja nos casos em que não tem que pagar a franquia (perda total). Confira e abaixo e não deixe de ler!

Tipos de franquia: franquia normal X franquia reduzia

“Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção”
“Franquia reduzida no seguro de carro vale a pena?”
“O que é 50% da franquia obrigatória no seguro de automóvel?”

Descontos e parcelamentos de franquia

“Desconto na franquia do seguro de automóvel: como conseguir?”
“Franquia do seguro de carro pode ser parcelada?”

Espero que essas informações possam ajudá-lo! Mas caso permaneça alguma dúvida, estamos aqui para tirar ela para você – escreva nos comentários ou nos contate!

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *