Franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada?

Descubra se a franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada e como conseguir descontos!

Franquia do seguro de automóvel pode ser parceladaAo contratar o seguro de carro uma das coisas importantes de se atentar é o valor da franquia e suas formas de pagamento. Muitas vezes o cliente usa o seguro e precisa pagar a franquia; nessas horas a dúvida mais frequente entre nosso clientes é se a franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada e, se sim, em até quantas vezes.

Neste artigo falaremos sobre essa questão, apresentando benefícios oferecidos por algumas seguradoras na hora de pagar a franquia. Confira e deixa suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Você também deve se interessar:
“Franquia no seguro de auto: o que é quando não tenho que pagar?”
“Franquia normal ou franquia reduzida: qual a melhor opção?”
“Pago franquia no seguro mesmo quando não sou culpado?”

Posso parcelar a franquia do meu seguro de carro?

Sim, você pode parcelar a franquia do seu seguro veicular. A quantidade de parcelas e forma de pagamento varia muito de caso para caso. Abaixo explicamos alguns detalhes que podem ajudá-lo na hora de negociar esse parcelamento e, como um bom muquirana (rs!) garantir um bom desconto.

Cotação Seguro Carro - 2

Parcelamento é negociado diretamente com a oficina

A franquia sempre é paga diretamente à oficina, ou seja, nenhum valor da franquia vai para a seguradora. Por conta disso, toda negociação em torno da franquia é feito diretamente com a oficina.

Na grande maioria das oficinas trabalham com parcelamento de até 3 vezes da franquia, mas isso pode ser negociado. Algumas oficinas chegam a aceitar parcelamentos maiores, de 4 à 6 vezes. Em todos os casos, é importante negociar para chegar a situação que melhor lhe atenda.

Oficinas credenciadas tem desconto na franquia

Além do parcelamento, há outros detalhes muito importantes sobre a franquia para seu bolso. A grande maioria das seguradoras oferece desconto (palavra amada pelos muquiranas!) na franquia em oficinas credenciadas. O tamanho dos descontos variam entre as seguradoras, por isso é importante checar certinho com seu corretor de seguros as opções entre as diferentes seguradoras. A Muquirana Seguros Online está sempre disponível para atendê-lo, caso desejar!

Os descontos podem variar entre 20% e 40% dependendo da seguradora. O mais comum é girarem em torno de 20% e 25%, com opções à vista e parcelado.

Outros benefícios: desconto na franquia ou carro reserva

Outro benefício oferecido pelas seguradoras ao escolher oficinas credenciadas é a opção pelo desconto na franquia ou pelo carro reserva. O cliente pode escolher entre uma das duas opções. Para aquelas que precisam muito do veículo, não podendo ficar sem carro, a opção do carro reserva se coloca como ótima saída.

Consultoria profissional em seguros faz toda diferença!

O seguro de carro é imprescindível para a proteção de seu veículo, mas não adianta fazer de qualquer jeito. Como vimos acima, o pagamento da franquia é cheio de detalhes, assim como todos as demais cláusulas e benefícios do seguro. Para garantir seus direitos e benefícios é fundamental uma consultoria profissional em seguros, como a prestada pela Muquirana Seguros Online.

Na hora de usar seu seguro, contar com a assistência e intermediação de um bom corretor de seguro faz toda a diferença!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

49 respostas para Franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada?

  1. Elizangela diz:

    Boa tarde!

    Meu nome e Elizangela.

    Bom, tive um pequeno acidente e acabei quebrando apenas o vidro traseiro de um carro, em fim… o dono do carro me disse que tenho que pagar a franquia que dá o valor de R$2800. 00

    (Eu não tenho seguro )

    (Ele tem seguro e o carro dele ainda esta na garantia )

    Certo!Porém a pessoa quer que eu deposite este valor na sua conta.

    Isso é certo?

    E eu não posso dividir este valor?

    E eu não tenho direito a 3 orçamentos?

    O que eu faço?

    Desde já, obrigado!

    • Jessica diz:

      Olá Elizangela, tudo bom? :)

      Recomendamos verificar se a vítima acionará a cobertura de vidros do seguro dele. Se sim, solicite para lhe confirmar o valor da franquia e fazer o acerto diretamente com o prestador que fará a troca do vidro. Guarde o comprovante para evitar cobranças indevidas no futuro.

      Se ele não for acionar a cobertura e for fazer particularmente, recomendamos fazer o pagamento diretamente no prestador que fará a troca do vidro. Guarde o comprovante.

      A vítima tem livre-escolha sobre onde levar o veículo. Mas caso o local esteja cobrando um valor acima da média de mercado, é possível negociar com a vítima sobre esses valores. Não havendo acordo, é recomendável consultar um advogado.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA

      Saudações muquiranas!

  2. FabioK diz:

    Olá..gostaria de saber se o PARCELAMENTO da franquia pode ser feito no boleto tambem? ou somente no Cartão de crédito?
    seguradora é Porto Seguro

    • Jessica diz:

      Fabio, boa tarde!

      A franquia é paga diretamente à oficina. Por conta disso depende das condições de pagamento da oficina e não da seguradora.
      Recomendamos verificar junto à oficina escolhida quais as formas de parcelamento e meios de pagamento aceitos.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY

      Atenciosamente,

  3. Diogo Portela Vasconcelos diz:

    Boa tarde, me chamo Diogo. Ontem eu bati em um carro q tinha seguro, estou aguardando o orçamento, desde já queria saber se posso parcelar o “prejuizo” e como posso me dirigir ao atendente para fazer essa solicitação ?

    • Jessica diz:

      Diogo, boa tarde!

      Se a vítima acionar o seguro dela ela terá que pagar a franquia e o seguro cobrirá a diferença acima da franquia.
      A vítima poderá lhe solicitar o ressarcimento da franquia – este parcelamento depende de negociação entre vocês.
      A seguradora poderá solicitar o ressarcimento da parte coberta pelo seguro, também sendo possível negociar o parcelamento, porém é necessári aguardar o contato deles para saber se serão mais ou menos flexíveis.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  4. ALEXANDRE LOURENÇO diz:

    BOA TARDE, TIVE SINISTRO E A OFINA NAO TERMINOU OS REPAROS TOTAL VEICULO. PAGO OU NAO FRANQUIA

    • Jessica diz:

      Alexandre, boa tarde!

      A franquia geralmente é paga na entrega do veículo com reparos finalizados. Recomendamos contatar a oficina para checar, contudo não acho prudente pagar antes de receber o carro consertado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  5. Marcelo Ribeiro diz:

    Boa tarde, minha dúvida é: parcelei meu seguro em 7 vezes, como paguei apenas 3 parcelas até agora, se eu bater o carro e por azar der PT, a seguradora paga o valor contratado(105 da FIPE)ou proporcional só valor pago?

    • Jessica diz:

      Marcelo, bom dia!

      O primeiro passo é verificar quantos dias de cobertura as parcelas pagas lhe garantem. Este cálculo é feito com base na Tabela de Prazo Curto. Disponibilizamos uma planilha gratuita para ajudar a fazer este cálculo, neste outro post: “Cálculo de cobertura proporcional no seguro de automóvel”

      Se o sinistro ocorrer dentro dos dias com cobertura, a seguradora pagará o percentual contratado da Tabela FIPE (no caso, 105%). Se ocorrer fora dos dias de cobertura garantidos pelas parcelas pagas, não haverá cobertura de nenhum percentual da FIPE assim como demais coberturas (terceiros, APP, vidros etc.) também não estarão garantidas.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *