Perfil nos seguros: o que é e como funciona?

Saiba o que é e como funciona o perfil nos seguros de automóvel, residência, vida entre outros!

Em qualquer tipo de seguro são feitas algumas perguntas sobre o perfil do segurado. Isso vale para o seguro de carro, seguro residencial, seguro de vida e vários outros tipos de seguro com foco em proteção patrimonial e proteção pessoal. Mas por que essas perguntas são necessárias? Para que é usado e como funciona esse perfil? Neste post você descobre o que é e como funciona o perfil nos seguros.

Muita gente pede para nós cotarmos o seguro e passa algumas poucas informações, como sua idade e CEP. Neste post você verá porque nós, corretores de seguros, mesmo que quiséssemos não poderíamos fazer as cotações sem o perfil correto e completo.

Confira e escreva suas dúvidas e opiniões nos comentários!

“Perfil” e “Risco” andam lado a lado no seguro

 Para entender o que é o “perfil” nos seguros é preciso entender antes qual a função do seguro.

O seguro (de qualquer tipo) tem por função a proteção de bens patrimoniais ou pessoas contra riscos, mediante a reposição desses bens através de indenização monetária se ocorrer sinistro. Por exemplo:

  • Em um seguro de carro há indenização em casos de colisão, roubo e outras situações previstas no contrato. Também há proteção contra o risco de causar danos materiais ou corporais a terceiros no trânsito.
  • No seguro de vida há indenização em caso de invalidez ou morte, visando à estabilidade financeira da própria pessoa ou família diante de uma fatalidade.

Esse “risco” pode ser maior ou menor conforme as características da pessoa. Em outras palavras, o perfil do segurado está diretamente ligado ao tamanho do risco de sinistro. Por exemplo:

  • Segundo estatística, o risco de um homem jovem (entre 18 e 24 anos) se envolver em acidente de trânsito é muitíssimo maior que o risco de uma mulher de igual faixa etária.
  • Segundo estatística (e a lei da natureza…) o risco de uma pessoa de 100 anos falecer é muito maior do que uma criança de 5 anos de idade, ainda que ambas sejam extremamente saudáveis – e isso precisa ser considerado na hora de contratar o seguro de vida.
Cotação Seguro Carro - 2

O que é perfil nos seguros?

Assim fica mais fácil entender o que é o perfil nos seguros: são todas as informações relevantes sobre o segurado que de alguma forma influenciam o risco de sinistro no seguro.

Alguns exemplos de perfil nos seguros

  • Perfil no seguro de automóvel: No seguro de automóvel a faixa etária, sexo e tipo de utilização do veículo estão diretamente ligados ao risco de o carro se envolver em acidentes. Riscos relacionados por exemplo: a região em que a pessoa mora/circula, se a pessoa tem ou não garagem nos locais onde deixa o veículo, influenciam diretamente o risco de o carro ser ou não furtado/roubado. No post “Seguro de automóvel no nome de outra pessoa: pode ou não pode?” você entende um pouco mais a diferença entre perfil do principal condutor e os dados do segurado.
  • Perfil no seguro de vida: No seguro de vida a faixa etária está diretamente ligada ao maior ou menor risco de morte. Se a pessoa faz ou não algum tipo de atividade física. O tipo de profissão também pode influenciar nos casos de profissão de alto risco (por exemplo um piloto de helicóptero).

Como funciona perfil nos seguros?

A precificação do seguro é feita com base no risco. Em outras palavras, o preço do seguro é feito com base no tamanho do risco. Quanto maior o risco, maior será o preço do seguro. Quanto menor o risco, menor será o preço do seguro.

O perfil do segurado é um dos fatores considerados nessa precificação, pois ajuda a determinar o risco.

Importante!
Perfil de risco no seguro é diferente de perfil de risco em investimentos

Vale uma dica importante para evitar confusões. O termo “perfil de risco” pode aparecer tanto nos seguros quanto em outras situações, como em investimentos em aplicações financeiras (por exemplo ações e títulos públicos).

O conceito de “perfil de risco” em cada um desses casos é totalmente diferente:

  • No seguro, perfil de risco se refere à quanto as características do perfil da pessoa influencia o risco de sinistro. Ou seja, são características da pessoa que ela não pode controlar, pois são inerentes a ela. Por exemplo: Apesar de o risco de acidente de trânsito ser maior na faixa etária de 18 a 24 anos, uma pessoa não pode escolher em estar ou não nessa faixa etária de maior risco – ela simples está.
  • Nos investimentos financeiros, por exemplo ações, o perfil de risco se refere ao quanto a pessoa está disposta a se arriscar para ter um maior rendimento. Nesses casos se fala em perfil de risco “mais ou menor conservador” ou  “mais ou menos agressivo”, no sentido de a pessoa optar por investimentos de maior ou menor risco, conforme a remuneração desejada.Veja que diferente do seguro, o perfil de risco no caso de investimentos depende de uma escolha. 
Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Marcado .Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *