Prazo de emissão da apólice do seguro

prazo de emissão da apólice do seguroConfira qual é o prazo de emissão da apólice do seguro e sua importância para garantir a cobertura dos seus bens!

É muito importante acompanhar a emissão da apólice do seu seguro de qualquer tipo que ele seja: seguro de automóvel, seguro de residência, seguro de vida, enfim, seguro de qualquer coisa rs! Neste post mostraremos qual a importância deste documento para garantia de cobertura do seu bem e qual o prazo de emissão da apólice do seguro.

Se você não sabe muito bem o que é apólice, recomendamos que lei este outro artigo: “O que é apólice de seguro?”.

Todo seguro válido tem uma apólice
Sem apólice, não há cobertura

Todo seguro vigente (ou seja, com cobertura garantida) tem que ter uma apólice. O seguro pode ser de qualquer ramo (seguro de automóvel, seguro residencial, seguro empresarial, seguro de vida etc.): para estar “valendo”, tem que ter apólice emitida.

Se a apólice não for emitida por alguma razão significa que o seguro não está valendo e, portanto, o bem segurado está sem cobertura do seguro.

Cotação Seguro Carro - 2

OBS: Em alguns seguros simplificados, como o seguro somente para terceiros, a apólice pode ser substituída por um bilhete, mas isso é a exceção e não a regra. De toda forma, nesses casos o bilhete cumpre o mesmo papel da apólice.

Quanto tempo demora para a apólice ser emitida?

A apólice é emitida até 15 dias após a vigência inicial do seguro. Por exemplo: suponha que você contratou um seguro com início em 01 de dezembro. A seguradora tem até 16 de dezembro para aceitar ou recusar o seguro e então emitir a apólice.

Nesse período de 15 dias em que o seguro está em análise na seguradora e a apólice está em processo de emissão, o bem segurado tem cobertura técnica do seguro, desde que haja o pagamento da primeira parcela.

Em alguns casos pode ser que demore um pouco mais para emitir, mas uma vez passados esses 15 dias a seguradora não pode mais recusar o seguro, a não ser por falta de pagamento.

O que pode causar a não emissão ou cancelamento da apólice?

Algumas pendências podem fazer com que a apólice não seja emitida ou seja cancelada mesmo depois de emitida. Veja abaixo algumas situações exemplo às quais é preciso estar atento para evitar a não emissão ou cancelamento da apólice do seu seguro:

  • Não pagamento da parcela do seguro: Se acontecer de não pagar a parcela do seguro, a apólice será cancelada e o bem segurado ficará sem cobertura. Por isso fique sempre atento à forma de pagamento escolhida (boleto, débito em conta, cartão de crédito) e evite atrasos.
  • Falta de vistoria nos casos necessários: Em algumas situações a vistoria prévia da seguradora é obrigatória e sua não realização dentro do prazo da seguradora pode implicar no cancelamento ou não emissão da apólice.

Esses são os principais pontos sobre o que é a apólice no seguro e sua importância para garantia de cobertura dos seus bens. Se você tem dúvidas sobre algum ponto que não foi tratado no artigo, escreva nos comentários e responderemos sua questão.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

25 respostas para Prazo de emissão da apólice do seguro

  1. Bruna diz:

    Bom dia, o que se entende com pagamento da primeira parcela do seguro?
    Se eu pagar no cartão de crédito (independente de ter ou não pago a fatura do cartão) já terei pago a primeira parcela isso?

    • Jessica diz:

      Bruna, boa tarde!

      Dependerá das regras do cartão de crédito. Se a operadora do cartão faz o pagamento antecipado à seguradora e somente depois cobra o titular do cartão, a parcela do seguro será quitada e a operadora cobrará o titular do cartão corrigindo juros. Se a operadora do cartão condiciona o pagamento à seguradora ao pagamento da fatura pelo titular, a parcela do seguro poderá ficar inadimplente por falta de pagamento da fatura do cartão.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/e6UHyQwdGzo

      Atenciosamente,

  2. sheila amaru diz:

    Bom dia ,no meu condomínio vem cobrando uma taxa de 6,80 referente a seguro ,caso eu fique desempregada o seguro cobre a cota condomínio referente a 3 meses. Eu nunca recebi a apólice do seguro aliás pagava sem nem saber que pagava, ele vem incluído na cobrança de condomínio .Os últimos 2 meses paguei o condomínio diretamente ao meu síndico e fiquei desempregada.Ele pagou o condomínio mas não pagou os seguros dos últimos 2 meses.Agora a seguradora não quer pagar os 3 meses prometidos.

    • Jessica diz:

      Sheila, bom dia!

      A cobertura do seguro é garantida mediante pagamento do prêmio. Como o seguro estava inadimplente por 02 meses, em princípio não há cobertura.
      Recomendamos buscar um acordo com o síndico ou, se não for possível solução desta maneira, consultar um advogado.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  3. paulo francisco diz:

    bom dia , minha mae faleceu e tinha seguro de vida na cef. a cef enviou um doc. para os benefeciarios dar entrada no pedido só que o m/o extraviou. Tem data de validade p/ dar nova entrada e como consigo novo doc.

    GRATO
    ATT. PAULO

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      O direito a indenização no seguro de vida prescreve em 03 anos.
      Recomendamos contatar o corretor responsável pela apólice para dar andamento no processo de indenização aos beneficiários.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Estamos de volta! Envie sua pergunta e responderemos toda sexta-feira. E por favor retribua nossa ajuda compartilhando nossos canais com amigos e familiares! :D

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *