Prazo de emissão da apólice do seguro

prazo de emissão da apólice do seguroConfira qual é o prazo de emissão da apólice do seguro e sua importância para garantir a cobertura dos seus bens!

É muito importante acompanhar a emissão da apólice do seu seguro de qualquer tipo que ele seja: seguro de automóvel, seguro de residência, seguro de vida, enfim, seguro de qualquer coisa rs! Neste post mostraremos qual a importância deste documento para garantia de cobertura do seu bem e qual o prazo de emissão da apólice do seguro.

Se você não sabe muito bem o que é apólice, recomendamos que lei este outro artigo: “O que é apólice de seguro?”.

Todo seguro válido tem uma apólice
Sem apólice, não há cobertura

Todo seguro vigente (ou seja, com cobertura garantida) tem que ter uma apólice. O seguro pode ser de qualquer ramo (seguro de automóvel, seguro residencial, seguro empresarial, seguro de vida etc.): para estar “valendo”, tem que ter apólice emitida.

Se a apólice não for emitida por alguma razão significa que o seguro não está valendo e, portanto, o bem segurado está sem cobertura do seguro.

Cotação Seguro Carro - 2

OBS: Em alguns seguros simplificados, como o seguro somente para terceiros, a apólice pode ser substituída por um bilhete, mas isso é a exceção e não a regra. De toda forma, nesses casos o bilhete cumpre o mesmo papel da apólice.

Quanto tempo demora para a apólice ser emitida?

A apólice é emitida até 15 dias após a vigência inicial do seguro. Por exemplo: suponha que você contratou um seguro com início em 01 de dezembro. A seguradora tem até 16 de dezembro para aceitar ou recusar o seguro e então emitir a apólice.

Nesse período de 15 dias em que o seguro está em análise na seguradora e a apólice está em processo de emissão, o bem segurado tem cobertura técnica do seguro, desde que haja o pagamento da primeira parcela.

Em alguns casos pode ser que demore um pouco mais para emitir, mas uma vez passados esses 15 dias a seguradora não pode mais recusar o seguro, a não ser por falta de pagamento.

O que pode causar a não emissão ou cancelamento da apólice?

Algumas pendências podem fazer com que a apólice não seja emitida ou seja cancelada mesmo depois de emitida. Veja abaixo algumas situações exemplo às quais é preciso estar atento para evitar a não emissão ou cancelamento da apólice do seu seguro:

  • Não pagamento da parcela do seguro: Se acontecer de não pagar a parcela do seguro, a apólice será cancelada e o bem segurado ficará sem cobertura. Por isso fique sempre atento à forma de pagamento escolhida (boleto, débito em conta, cartão de crédito) e evite atrasos.
  • Falta de vistoria nos casos necessários: Em algumas situações a vistoria prévia da seguradora é obrigatória e sua não realização dentro do prazo da seguradora pode implicar no cancelamento ou não emissão da apólice.

Esses são os principais pontos sobre o que é a apólice no seguro e sua importância para garantia de cobertura dos seus bens. Se você tem dúvidas sobre algum ponto que não foi tratado no artigo, escreva nos comentários e responderemos sua questão.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

23 Responses to Prazo de emissão da apólice do seguro

  1. sheila amaru diz:

    Bom dia ,no meu condomínio vem cobrando uma taxa de 6,80 referente a seguro ,caso eu fique desempregada o seguro cobre a cota condomínio referente a 3 meses. Eu nunca recebi a apólice do seguro aliás pagava sem nem saber que pagava, ele vem incluído na cobrança de condomínio .Os últimos 2 meses paguei o condomínio diretamente ao meu síndico e fiquei desempregada.Ele pagou o condomínio mas não pagou os seguros dos últimos 2 meses.Agora a seguradora não quer pagar os 3 meses prometidos.

    • Jessica diz:

      Sheila, bom dia!

      A cobertura do seguro é garantida mediante pagamento do prêmio. Como o seguro estava inadimplente por 02 meses, em princípio não há cobertura.
      Recomendamos buscar um acordo com o síndico ou, se não for possível solução desta maneira, consultar um advogado.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  2. paulo francisco diz:

    bom dia , minha mae faleceu e tinha seguro de vida na cef. a cef enviou um doc. para os benefeciarios dar entrada no pedido só que o m/o extraviou. Tem data de validade p/ dar nova entrada e como consigo novo doc.

    GRATO
    ATT. PAULO

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      O direito a indenização no seguro de vida prescreve em 03 anos.
      Recomendamos contatar o corretor responsável pela apólice para dar andamento no processo de indenização aos beneficiários.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *