Quais documentos são necessários em caso de sinistro

Saiba quais são os documentos básicos em caso de sinistro do seu seguro de automóvel!

quais os documentos necessários em caso de sinistro no seguro de automóvelQuando ocorre sinistro no seguro de automóvel é necessário apresentar alguns documentos à seguradora para dar entrada no sinistro e, em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação, receber a indenização integral prevista no contrato. Muitas pessoas tem dúvidas sobre quais são esses documentos, e nos procuram perguntando. Pensando nisso escrevemos esse artigo com os documentos essenciais.

Vale ressaltar que este post não substitui a lista de documentos enviada pela seguradora no seu processo de sinistro. Pode ocorrer de ela solicitar documentos diferentes ou adicionais em relação aos que exemplificamos neste texto. Aguarde as informações e documentações solicitadas por sua seguradora especificamente antes de tomar qualquer iniciativa.

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A importância de entregar os documentos o quanto antes

Entregar os documentos solicitados pela seguradora o quanto antes é muito importante tanto nos casos de perda parcial (com conserto do carro) quanto nos casos de indenização integral (perda total ou roubo/furto sem recuperação).

Nos casos de perda parcial, principalmente quando haverá cobertura para terceiros, o envio desses documentos é necessário para a seguradora fazer uma primeira análise se o sinistro se enquadra dentro dos riscos previstos em contrato. Quanto antes esses documentos forem entregues, mais rápida será esta etapa de análise inicial, ajudando a liberar mais rapidamente os reparos do veículo.

Já nos casos de indenização integral, providenciar a documentação com agilidade também é extremamente importante pois o prazo para pagamento da mesma começa a contar somente a partir da entrega dos documentos completos. Isso significa que quanto mais rápida entrega da documentação, mais rápida tenderá a ser a indenização.

Sobre esse assunto recomendamos ver 04 dicas de como não gerar atrasos desnecessários no processo de indenização integral: “Qual o prazo para indenização integral do seguro de automóvel?”

Documentos solicitados pela seguradora em caso de sinistro

Conforme vimos acima há duas etapas nas quais poderão ser solicitados documentos pela seguradora:

A) Abertura de sinistro

A abertura de sinistro é feita sempre que o segurado deseja usar o próprio seguro para reparar seu próprio carro; ou para usar seu seguro para dar cobertura a um terceiro. Para esse procedimento os documentos e informações mais comumente solicitados são:

  • Data e horário do acidente/sinistro;
  • Endereço completo do local do acidente/sinistro;
  • Descrição do acidente/sinistro (como ocorreu detalhado);
  • Avarias no veículo;
  • Cópia do Boletim de Ocorrência e/ou Número do Protocolo (caso tenha sido elaborado);
  • Cópia da CNH do condutor que dirigia no momento do acidente/sinistro;
  • Cópia do documento do veículo – CRLV;

Se houver vítima que entrará como terceiro:

  • Informar que haverá atendimento para terceiro
  • Nome e telefone de contato do terceiro;
  • Marca/Modelo e placa do veículo terceiro;
  • Avarias no veículo terceiro.

B) Indenização integral

No caso de perda total do veículo segurado ou terceiro, assim como no caso de roubo/furto sem recuperação do veículo, será iniciado o processo de pagamento da indenização integral.

A lista de documentos exigida para dar início ao processo de pagamento é enviada entre 24h e 72h após a formalização da indenização integral pela seguradora. Estes prazos podem variar de seguradora para seguradora, mas caso já tenha se passado 72h desde a formalização da PT e ainda não tenha recebido a lista, é importante solicitar ajuda do corretor para cobrar a lista da seguradora.

Abaixo elencamos os documentos mais comumente solicitados.

  • DUT – Documento de transferência preenchido com firma reconhecida por autenticidade ou verdadeiro. Não preencher o DUT antes de regularizar os demais documentos e quando o veículo possuir contrato de arrendamento (Leasing).
    No caso de:

    • Veículo financiado CDC: Baixa do gravame efetuado pela instituição financeira ou saldo devedor atualizado (envio de boleto bancário)
    • Veículo com arrendamento mercantil (leasing): Entrar em contato com a instituição financeira, informando sobre o sinistro identificando a Seguradora e preencher o KIT LEASING (Exigências da Instituição Financeira). Com exceção do DUT, toda documentação solicitada abaixo deve ser preenchida pelo arrendatário e direcionada a Seguradora que fornecerá a carta informativa com o valor da indenização a Instituição Financeira após conferência para liquidação do contrato.
  • Nota Fiscal do veículo para veículos dentro garantia zero km do seguro
  • Chaves (inclusive reserva) e manual do veículo
  • Cópia simples do RG, CPF ou CNH e comprovante de residência do proprietário do veículo
  • Boletim de Ocorrência Policial (caso elaborado)
  • Apresentar B.O do Roubo, Auto de localização, Apreensão e Entrega do veículo(Roubo Localizado)
  • Baixa de Restrição Judicial (não pode ter restrições no DETRAN)
  • Comprovante de pagamento de débitos: Multas, Ipva, Dpvat e Licenciamento
  • Certificado emitido pelo exército para Veículos Blindados
  • Exame de Dosagem Alcoólica(Bafômetro ou Coleta de Sangue) ou Auto de Constatação de Embriaguez (se solicitado pela seguradora)
  • No caso de proprietário pessoa jurídica:
    • Cópia autenticada do Contrato Social da empresa (com a última alteração, se houver).
  • No caso de veículos com isenção tributária (isenção de IPI e ICMS):
    • Segurado deve remover placas e recorte do chassi junto a oficina e comparecer ao Detran com Dut original para baixa do veiculo. Detran emitirá Certificado de baixa que deverá ser enviado à Cia.
    • A não ser que tenha sido contratada cobertura especial para isenção de IPI e ICMS, conforme explicamos neste vídeo.
  • No caso de falecimento do condutor: 
    • Laudo Necroscópico ou Cadavérico, quando houver falecimento do condutor em decorrência do acidente;
  • No caso de o proprietário do veículo ser falecido:
    • Alvará Judicial: poderá ser solicitado alvará judicial determinando quem deverá receber a indenização. Maiores detalhes consultar seguradora e um advogado.

A Muquirana Seguros ajuda seus segurados!

Na Muquirana Seguros Online acreditamos que o cliente deve ter o máximo de comodidade, especialmente na hora de usar o seguro. Por isso acompanhamos de perto todos os processos de sinistro de nossos clientes. Assim o segurado não fica perdido em meio aos protocolos e procedimentos que é nosso trabalho conhecer. Se quiser conhecer nosso atendimento, basta pedir uma cotação ;)

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Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP) e MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), integrando também a Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É cofundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado e difusão gratuita de informações por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na área de seguros privados.

48 respostas para Quais documentos são necessários em caso de sinistro

  1. SELMA Rocha diz:

    O seguro está me pedindo uma carta de próprio punhado para a vítima da colisão receber a indenização. Pedem que eu assuma a responsabilidade total do acidente. Onde consigo o modelo de tal declaração? Obrigada

  2. Rogério diz:

    Boa tarde Jessica o meu e uma associação e não seguro mesmo meu carro deu perda total tive q paga a franquia e eles paga pelo ano de fabricação nao pelo modelo ta certo isso disse q ta no manual

  3. Cristiano diz:

    olá eu entreguei os doc para segura e o rapaz perdeu todo o doc o devo fazer detalhes eu sou terceiro

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