Seguro aceita carro com chassi remarcado?

SEGURO ACEITA OU NÃO CARRO COM CHASSI REMARCADOSaiba se o seguro de automóvel aceita carros com chassi remarcado!

Em determinados acidentes de trânsito pode acontecer de o carro ser danificado, ter conserto, porém ser necessário remarcar o chassi. Nessas situações as pessoas costumam ficar totalmente perdidas em dúvidas sobre o que acontecerá com o veículo em termos de regularização da documentação, desvalorização, aceitação na hora de contratar o seguro de automóvel. Neste artigo trataremos desta última questão: seguro aceita carro com chassi remarcado? Como funciona nesse caso?

Leia também:
“Seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo?”
“O que é sinistro de pequena, média e grande monta no seguro?”
“Seguro de carro cobre sinistro com CNH vencida?”

Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Sua participação é muito importante e ficaremos felizes em poder ajudar.

Aceitação de chassi remarcado no seguro varia de seguradora para seguradora

Cada seguradora tem Condições Gerais que preveem todas as regras de aceitação, recusa, cobertura etc. do seu seguro. Isso significa que as políticas de aceitação e recusa podem variar de seguradora para seguradora, desde que respeitando as determinações do órgão regulador do setor (a SUSEP).

Por essa razão a aceitação de determinadas situações excepcionais como carros com chassi remarcado, veículos de leilão, modelos que não constam na Tabela FIPE etc., podem ter aceitação em algumas seguradoras e ser rejeitados em outras.

Cotação Seguro Carro - 2

Sendo assim, se você quer fazer seguro para um carro que teve o chassi remarcado, será necessário checar em diversas seguradoras para encontrar aquelas que aceitam e, a partir disso, encontrar o melhor custo-benefício.

Observação importante!
Só há aceitação para chassi remarcado de forma legalizada e inspecionada

Vale ressaltar que tanto para o seguro quanto para sua própria segurança, é imprescindível que no caso de remarcação do chassi você peça autorização ao órgão responsável (DETRAN), faça toda a regularização da documentação do carro junto aos órgãos de trânsito e uma inspeção do INMETRO.

Esses procedimentos são exigidos para garantir maior segurança no trânsito. Também são fundamentais para evitar fraudes e combater o roubo de veículos, uma vez que a remarcação ilegal de chassi junto à troca ilegal da placa é uma forma que os ladrões encontram para o veículo roubado não ter mais encontrado.

Leia também:
“Pago franquia no seguro de automóvel quando não sou culpado?”
“Se airbag abre dá perda total (PT) no seguro de automóvel?”

Como funciona o seguro para carro com chassi remarcado?

Uma vez encontrada uma opção de seguradora que aceita fazer seguro de automóvel para carros com chassi remarcado, é preciso ter em vista que o seguro poderá ter algumas diferenças em relação ao seguro normal.

  • Desvalorização do carro: Infelizmente a remarcação do chassi tende a gerar uma desvalorização do carro, e isso provavelmente se refletirá na cobertura do seu seguro de automóvel. Na grande maioria dos casos, numa situação como o essa a seguradora com aceitação cobrirá um percentual menor que o padrão de 100% da Tabela FIPE, ficando geralmente entre 70% e 90% da Tabela FIPE. Essa desvalorização é feita com referência no mercado, que tende a pagar menos por veículo com chassi remarcado.
  • Chassi remarcado deve ser informado na hora de cotar o seguro: Na hora de cotar o seguro algumas seguradoras perguntam se o chassi do veículo é remarcado. Em caso afirmativo é imprescindível informar para não haver divergência de informações no caso de um sinistro. Mesmo aquelas seguradoras que não fazem essa questão na hora da cotação podem fazer uma avaliação junto ao órgãos de trânsito para identificar se houve alterações no chassi.
Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

31 Responses to Seguro aceita carro com chassi remarcado?

  1. Renata diz:

    Ola
    Comprei um honda fit 2015 que foi adquirido em leilao pelo antigo proprietario. Esse carro havia sido roubado, porem nao sofreu nenhuma avaria, porem o encontraram depois de pagar ao segurado, por isso o carro foi para leilao. Ele nao precisou de nenhum reparo, nadinha mesmo, nao houve remarcacao de chassi, nao foi batido, nada mesmo. O comprador conseguiu fazer seguro na Azul. Antes que eu concluisse a compra passei todos os dados ao meu corretor para ver se eu poderia transferir meu seguro do carro anterior (Porto seguro) para esse que queria comprar, enfao foi marcada vistoria mas a propria porto desmarcou e liberou com vistoria eletronica, tanto pelo meu perfil (tenho seguro ha 14 anos e nunca tive carro roubado, apenas uma batida pequena ha 1 ano onde precisei acionar o seguro), porem quando concretizei a compra e o corretor entao oficializou a proposta para transferir o seguro do carro anterior para o atual, a Porto recusou. O motivo é o carro ser de leilao. Ai agora farao uma vistoria tecnica e se for aprovado fariam o seguro com valor de 80% da tabela fipe. Acho um absurdo diminuir o valor do premio assim, sem terem feito a vistoria e eles mesmos que aprovaram eletronicamente e depois recusaram. Ha algo que possa ser feito? Melhor cancelar o seguro do outro carro e fazer um novo do zero para este?

    • Jessica diz:

      Renata, bom dia!

      Após a transmissão da proposta a seguradora tem até 15 dias para analisar e emitir ou recusar a apólice. Neste período, se constatada alguma informação relevante a seguradora (por exemplo o fato de o veículo ser de leilão) ela pode condicionar a emissão da apólice a correção de alguma cobertura. Por exemplo: se após vistoria a seguradora constatar que o veículo está com vidros avariados, ela pode solicitar a exclusão da cobertura de vidros até o segurado consertar os vidros. No caso de veículos de leilão, a “correção” de cobertura é a limitação do percentual de cobertura, tendo em vista que o carro é adquirido por valor abaixo da média do mercado no leilão.

      Neste caso dificilmente será possível contratar 100% da Tabela FIPE pela seguradora atual, independente de o seguro ser renovação ou novo, já que ela já colocou esta condição. As alternativas são acatar essa limitação de cobertura na seguradora atual ou buscar fazer o seguro em outras seguradoras (nas quais continuará existindo a possibilidade de limitação da cobertura por ser veículo de leilão).

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Milton Aristides da silva diz:

    Boa tarde,meu carro sofreu uma colisão,e parece que vai ter que remarcar o chassis,eu sou obrigado a aceitarpois o seguro do meu carro vai perder o valor comercial.

    • Jessica diz:

      Milton, bom dia!

      Infelizmente nenhum seguro de automóvel cobre desvalorização por conta de remarcação do chassi. Como o seguro tem o intuito de fazer a reposição do bem, em princípio o contrato exclui cobertura para perdas como esta.

      Caso julgue necessário, recomendamos consultar um advogado para checar se é possível recorrer judicialmente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. josé diz:

    foi roubada minha camioneta
    fiz o boletim de ocorrência na policia
    apos 4 dias a policia achou ela clonada com
    o chassis adulterado.
    a seguradora me paga o seguro ou não.

    • Jessica diz:

      José, boa tarde!

      No caso de recuperação do veículo roubado antes de o seguro pagar a indenização integral, o sinistro é liquidado como “roubo recuperado” e a indenização integral não é paga. Para maiores detalhes recomendamos assistir este vídeo: “Seguro de roubo e furto para carros: como funciona?”

      Se o veículo recuperado tiver sofrido danos o seguro poderá ser acionado para fazer os reparos desde que atinja a franquia. Neste caso o segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

      Infelizmente não há cobertura para prejuízos decorrentes da remarcação do chassi.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. João diz:

    Evitem comprar carros recuperados de seguradora pois o próprio mercado segurador coloca obstaculos para fazer seguro. Brasil é assim mesmo, as seguradoras devolvem carros com histórico de leilao e depois marginalizam estes mesmos carros. Basta disto não comprem carros recuperados façam laudos antes de comprarem.

  5. Samuel dos Santos diz:

    Boa noite gostaria de solicitar uma seguradora que aceite carro remarcado , vc compra o carro , eu nao sabia que existe tanta restrição em relação a esses veiculos

  6. Daniel Nóbrega diz:

    Boa tarde
    Carros com chassis remarcado teriam um “prazo de validade” quanto a aceitação pela seguradora, que findo esse prazo não seria mais possível segurar o carro remarcado?

    • Jessica diz:

      Daniel, boa noite!

      As regras de aceitação podem variar muito entre as seguradoras, havendo algumas que não aceitam veículos de chassi remarcado e outras que aceitam condicionando uma limitação no percentual de cobertura da Tabela FIPE. Nestas últimas, as regras de aceitação quanto ao ano do veículo de chassi remarcado costumam ser as mesmas da de veículos “normais”, com aceitação para veículos de até 15 ou 20 anos. Por conta disso não há uma “regra geral” que possamos passar por aqui.
      Se o senhor quiser, podermos fazer algumas cotações e checar quais companhias aceitam seu veículo. Peça sua cotação aqui.

      Por fim, para carros de chassi remarcado e/ou sem aceitação devido ao ano do veículo, recomendamos o seguro auto roubo da Suhai que tem aceitação mais flexível. O senhor pode solicitar uma cotação aqui.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=RDKFijrAnx4

      Atenciosamente,

  7. davi diz:

    boa noite porque seguradora indeniza e depois nega o seguro?

    • Jessica diz:

      Davi, boa tarde!

      Não há como a seguradora recusar o sinistro depois de o mesmo ter sido pago. Acreditamos que isso só possa ocorrer se, após o pagamento, ela constatar que houve fraude e tentar reaver o valor indenizado mediante processo judicial.

      O que pode ocorrer é a seguradora liberar o pagamento da indenização e neste meio tempo ela voltar atrás por exemplo:
      – porque o veículo que havia sido roubado/furtado foi encontrado
      – porque constatou alguma informação que a isenta de responsabilidade no pagamento da indenização
      Não sendo nenhum dos casos acima, por gentileza nos informe o que ocorreu para podermos melhor lhe instruir.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *