Seguro cobra franquia se não for culpado?

Saiba em que situações o seguro cobra ou não franquia quando motorista não é culpado!

A franquia é um assunto que desperta bastante dúvida entre os consumidores desde a contratação até o uso efetivo do seguro em eventual sinistro. No post de hoje responderemos uma das dúvidas mais comuns relacionadas a este assunto: a franquia é cobrada mesmo quando o motorista não é culpado?

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro - 2

Regras de cobrança de franquia

A franquia é a “Participação Obrigatória do Segurado”, por isso pode aparecer também como a abreviação P.O.S.

Ela é cobrada sempre que o seguro é acionado para fazer o conserto do próprio veículo segurado. Esse critério independe de o segurado ter sido vítima ou causador na colisão. Acionando seu próprio seguro para seu próprio carro, ele deverá pagar a franquia enquanto a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

Caso o proprietário do veículo sinistrado tenha sido vítima e entre como terceiro no seguro do causador, aí sim não existe cobrança de franquia.

Resumindo:

  • Se foi vítima e acionou seu próprio seguro para consertar seu próprio carro: paga franquia independente de ser vítima. Não haverá cobrança de franquia neste caso somente no caso de perda total com indenização integral do veículo segurado; já no caso de conserto a franquia será cobrada.
  • Se foi vítima e entrou como terceiro no seguro do causador: não há pagamento de franquia, pois a cobertura de terceiros não tem franquia.

Parcelamento e desconto: A franquia é paga diretamente à oficina e não à seguradora. Por isso é possível negociar com a oficina o parcelamento desta franquia, geralmente em 02x à 03x. Vale ressaltar também que em oficinas referenciadas da seguradora é comum haver benefício de desconto na franquia, entre 10% à 25%.

Exceções

Existem algumas exceções no mercado que vale a pena mecionar:

  • Cobertura adicional de “isenção de 1ª franquia”: Há seguradoras que oferecem cobertura adicional para isenção de cobrança de franquia no 1º sinistro de perda parcial. Isso significa que no primeiro sinistro em que se precisar acionar o seguro para fazer o reparo, não será cobrada franquia (sendo o segurado vítima ou causador). Essa cobrança depende da disponibilidade em cada seguradora e requer pagamento de prêmio (preço) adicional.
  • Benefício de isenção de franquia no caso de ser vítima: Há seguradoras que tem como diferencial o benefício de isenção de franquia quando o segurado é vítima. Para ter o benefício é necessário atender a alguns pré-requisitos, geralmente relacionados a possibilidade de identificação do causador: boletim de ocorrência com dados do causador + 02 testemunhas e clara descrição do acidente.
    Este benefício é disponibilizado por poucas seguradoras, por isso verifique se sua companhia tem esta opção.

Posso solicitar ressarcimento se for vítima?

Nos casos em que a vítima entre como terceiro no seguro do causador, é tudo bastante tranquilo na medida em que nenhuma das partes terá prejuízo: a vítima e o causador não terão que pagar franquia.

Porém, nos casos em que a vítima tem que acionar seu próprio seguro, ela tem o ônus do pagamento da franquia mesmo sendo vítima. Neste caso muitos visitantes nos questionam: como vítima, tenho direito de solicitar ao causador o ressarcimento desta franquia?

A resposta é: sim. A vítima tem direito de solicitar do causador o ressarcimento de sua franquia.

Para isso nossa recomendação é buscar um acordo amigável e deixar tudo registrado, com 02 vias de recibos assinados por ambas as partes. Assim todos terão registrado que foi feito o acerto, sem pendências ou cobranças indevidas no futuro.

Não cobre mais do que a franquia: É importante ter claro que a vítima pode cobrar o ressarcimento da franquia. Para cobrança de valor superior ao da franquia é necessário ter justificativa, ou seja, comprovar prejuízos superiores. Não é permitido a cobrança do valor integral do conserto pois a diferença acima da franquia terá sido coberta pela seguradora e, portanto, é prejuízo dela e cabe a ela cobrar o ressarcimento desta diferença.

Seguradora cobrará a diferença: É comum o causador questionar que já havia pago à franquia à vítima e não tinha conhecimento de que a seguradora cobraria o restante.  O acerto da franquia não dispensa responsabilidade do causador sobre restante dos danos. O Código Civil, assim como contrato de seguro, deixam claros que a seguradora se sub-roga do direito de cobrar a parte do prejuízo que foi coberto por ela. Isso significa que a seguradora poderá cobrar do causador a parte dos prejuízos que coube ao seguro cobrir. O fato de o causador ter feito o acerto da franquia com a vítima não isenta o causador desta responsabilidade. Maiores detalhes neste vídeo.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *