Alternativa de fiança bancária para licitação: seguro garantia

Conheça alternativa mais barata e de que a fiança bancária para licitações: o seguro garantia!

Pouco conhecido, o seguro garantia é uma excelente alternativa para empresas que precisam da fiança bancária para garantia de seus contratos de licitação. No post de hoje explicaremos o que é o seguro performance (modalidade de seguro garantia) e suas principais vantagens em relação à fiança bancária.

Aproveite e faça sua cotação do seguro garantia conosco!

Cotar Seguro Garantia de Contratos

O que é o seguro garantia com foco em performance?

O seguro performance é uma modalidade dentro das opções de seguro garantia.

Seu foco está na garantia de cumprimento da entrega da proposta prevista no contrato. Trata-se de uma apólice (contrato de seguro) na qual o tomador (licitante) garante ao segurado (empresa pública ou privada que controla o edital da licitação) que, caso ele não cumpra a proposta, a seguradora se responsabilizará pela entrega dentro do prazo estipulado em contrato.

Trata-se de um tipo de seguro que cumpre o mesmo papel da fiança bancária. A diferença está no fato de que, enquanto na fiança bancária o banco entra como fiador, no seguro performance a garantia é dada pela seguradora por meio de apólice de seguro.

Vantagens do seguro garantia em relação à fiança bancária

O seguro performance tem inúmeras vantagens em relação à fiança bancária, dentre as quais vale ressaltar:

  1. Preço: O seguro performance é significantemente mais barato que a fiança bancária.
  2. Balanço patrimonial (BP): Enquanto a fiança bancária grava o passivo do balanço de pagamentos (BP) da empresa licitante, o seguro performance não. Por se tratar de um seguro, não é enquadrado como uma dívida. Isso ajuda nos indicadores financeiros da empresa os quais, por sua vez, são fundamentais para obtenção de crédito, financiamento e atratividade para investidores.
  3. Contratação independente: A contratação do seguro garantia não requer relacionamento com banco. A análise da seguradora é feita com base nos balanços de pagamentos, DRE e contrato social da empresa (entre outros documentos). Como a seguradora é uma empresa independente, a contratação do seguro ocorre de forma mais facilitada e não necessariamente dependente de um relacionamento prévio com o companhia (nos bancos o histórico com o banco é sempre uma variável determinante). Além disso, no seguro garantia não se verificará tentativas de venda casada que, apesar de ilegal, é prática comum para condicionar a liberação de alguns produtos pelo banco.
  4. Intermediários tecnicamente habilitados: O seguro garantia é comercializado por seguradoras especializadas na análise, mensuração e precificação de riscos. Isso garante que o seguro garantia seja desenhado com maior expertise. Além disso, a contratação por meio de corretor de seguros especializado garante apoio à empresa para escolha da melhor garantia.
  5. Regulação de sinistros: Assim como a seguradora tem ampla expertise na mensuração de riscos, ela também tem departamento e pessoal especializado para regulação de sinistros. Isso significa que havendo a necessidade de acionamento da apólice, o processo tenderá a ser muito mais eficiente.

Contratos em andamento

Para empresas que já tem contratos de licitação em andamento e tem interesse em conhecer o seguro garantia, não há problema. Existe a possibilidade de substituição da fiança bancária pelo seguro garantia mesmo quando o contrato já esteja vigente.

A seguradora e corretora de seguros ajudarão a analisar a viabilidade da operação caso a caso, assim como mensurar a economia gerada para a empresa licitante ao fazer esta troca da fiança pelo seguro.

Faça sua cotação do seguro garantia com a gente!

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *