10 vantagens do seguro garantia X fiança bancária

Veja lista com as 10 vantagens do seguro garantia em relação ao fiança bancária!

O seguro garantia tem sido cada vez mais procurado pelas empresas. Pouco conhecido pelo público, esta modalidade de seguro traz grandes vantagens que, quando conhecidas, faz com que a fiança bancária seja facilmente substituída. No post de hoje listaremos as 5 principais vantagens deste produto em relação à fiança.

Aproveite e faça sua cotação de seguro garantia conosco!

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Antes de começar… O que é o seguro garantia?

Dentro do seguro garantia a empresa contratada assume o papel de tomador da apólice, enquanto a empresa contratante é o segurado. A apólice de seguro garantia é um ramo específico de seguro cuja finalidade está em garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador frente ao segurado.

Isso significa que o não cumprimento da proposta do contrato terá como garantia que a seguradora intervirá para que a construção, fornecimento ou prestação de serviço seja realizado dentro do prazo e condições estipulados no contrato entre tomador e segurado.

Trata-se de um seguro que cumpre o mesmo papel da fiança bancária. A diferença está em que na fiança bancária o banco entra como fiador, enquanto que no seguro garantia a seguradora cumpre este papel por meio de garantia estipulada na apólice.

Vantagem nº 1
Preço

O seguro garantia tende a ser muito mais em conta que a fiança bancária.

É um grande atrativo para empresas que participam de licitações já que elas tem como foco apresentar a melhor proposta pelo melhor custo. Economias ainda que marginais podem ser determinantes frente à concorrência. Por isso nesses casos o seguro garantia deve ser sempre consultado e comparado à fiança bancária, pois existe grandíssima possibilidade de ser mais atrativo.

Empresas que atuam não atuam em licitações também encontram grande atrativo aqui. A prática de exigir uma garantia de fornecedores vem crescendo e, para isso, as empresas precisam buscar formas econômicas e eficiências para atender esses requisitos. O seguro garantia é uma excelente alternativa em termos de custo-benefício.

Vantagem nº 2
Velocidade

A contratação do seguro garantia tende a ser mais ágil. A análise de risco pela seguradora depende do envio de alguns documentos padrões, geralmente enviados no “kit-banco”: 3 últimos balanços patrimoniais (individuais, não consolidados) e DRE assinados e última alteração contratual consolidada que permita identificar os proprietários da empresa.

Feita a precificação pela seguradora, a contratação é rápida e fácil.

Vantagem nº 3
Não toma limite de crédito junto aos bancos

A fiança bancária toma limite de crédito junto aos bancos pois grava o balanço patrimonial.

Para empresas que dependem essencialmente de crédito para viabilização de seus projetos, a alternativa do seguro garantia dá maior fôlego na medida em que, diferente da fiança bancária, não gravará o Balando e não concorrerá com o crédito.

Vantagem nº 4
Não exige reciprocidade bancária (colateral)

É extremamente comum a fiança bancária exigir um colateral no qual a empresa deixa um percentual aplicado em títulos de baixo risco como o CDB, por exemplo.

No seguro garantia isso ocorre apenas em situações excepcionais nas quais a estrutura de capital da empresa esteja muito comprometida. Para situações usuais, o seguro garantia dispensa a necessidade de reciprocidade, o que libera os recursos da empresa para outros projetos.

Vantagem nº 5
Vigência da apólice acompanha o contrato

O seguro será feito sob medida para o contrato que visa garantir, acompanhando sua duração. Não haverá disperdício de recursos para uma garantia por tempo maior do que o necessário.

Isso não significa que o seguro não possa ter sua vigência seja prorrogada. Se eventualmente ocorrer atraso e o contrato for endossado ampliando sua duração, poderá ser feita prorrogação da apólice de seguro para acompanhar o novo prazo. Essa flexibilidade é extremamente importante e diferencial em relação a maior burocracia da fiança bancária.

Vantagem nº 6
Contratação independente

A análise da fiança bancária poderá passar pelo histórico da empresa junto ao banco e, muitas vezes, depender de um bom relacionamento com o mesmo. O seguro garantia é feito com seguradoras especializadas independentes e, por isso, não requer esses relacionamento prévio.

Vantagem nº 7
Intermediários tecnicamente habilitados

Nosso ponto é desqualificar o banco ou gerente de banco que oferta e faz o fiança bancário. Mas é necessário ressaltar que a expertise do banco não está na mensuração e precificação de risco, por isso dificilmente fará um produto tão bom e adequado quanto seguradoras especializadas e tecnicamente habilitadas para isso.

O seguro garantia terá uma precificação alinhada à exposição ao risco, mensurado de forma eficiente pelo departamento atuarial da seguradora.

Vantagem nº 8
Risco pulverizado = mais segurados e preços melhores

Além de a seguradora tem maior expertise na mensuração e precificação de riscos, há ainda outra vantagem relacionada a sua especialidade no assunto: O seguro funciona com base no princípio do mutualismo e, por isso, pulveriza o risco entre centenas ou milhares de apólices garantidas dentro do fundo de reserva. Isso viabiliza a contratação do seguro garantia para mais empresas e por preços mais acessíveis.

Vantagem nº 9
Resseguradoras viabilizam garantias maiores

Por trás das seguradoras existem as resseguradoras – as “seguradoras das seguradoras”. A existência de resseguradoras, junto ao fator “pulverização” que mencionamos acima, viabiliza que o seguro comporte garantias muito maiores do que aquelas comportadas dentro da fiança bancária.

Isso é fundamental para grandes contratos.

Vantagem nº 10
Regulação de sinistros

Assim como a seguradora é especialista na mensuração e precificação de riscos, ela também tem ampla expertise na regulação de sinistros. Isso significa que nos casos em que se faz necessário o acionamento da apólice por rompimento de contrato, a seguradora será muito mais eficiente na garantia de cumprimento do contrato via acionamento da apólice.

Isso é especialmente vantajoso para o segurado (que contratou o serviço), pois terá o serviço entregue de forma mais ágil e tranquila. Para o tomador (que fez o seguro e quebrou o contrato com o contratante) também existe a vantagem de a maior agilidade da seguradora cumprir a garantia diminui a “calda” de prejuízos que a demora poderia alongar. É certo que o tomador será acionado posteriormente pela seguradora via ação de regresso dos prejuízos, mas isso também seria feito pelo banco no fiança bancário. Contudo, com a expertise da seguradora em minimizar os prejuízos, o prejuízo é consequentemente menor para ela também.

Faça sua cotação de seguro garantia com a gente!

Cotar Seguro Garantia de Contratos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *