Seguro paga indenização para proprietário ou para segurado?

seguro paga indenização para segurado ou para proprietárioO carro está no nome de uma pessoa e o seguro em nome de outra. Quem recebe a indenização integral? Confira resposta!

É muito comum o seguro ser feito nome de uma pessoa diferente do proprietário que consta no documento do veículo. Isso pode ser feito normalmente, pois não há exigência de proprietário, segurado e principal condutor serem a mesma pessoa.

Contudo, muita gente fica na dúvida: em caso de indenização integral, quem receberá? Neste post responderemos esta questão e daremos algumas dicas.

Cotação Seguro Carro - 2

Proprietário é quem recebe indenização integral do seguro

A indenização do seguro de automóvel é paga ao proprietário que consta no CRLV e CRV do veículo. Como o certificado de propriedade está em nome dele, juridicamente é ele quem tem direito à indenização do seguro em caso de perda total ou roubo/furto sem recuperação.

Um exemplo:

Nosso visitante Luciano nos enviou a seguinte dúvida:

“O SEGURO ESTÁ EM NOME DE MINHA ESPOSA, MAS COMPREI O CARRO DELA. FIZEMOS ENDOSSO NA APÓLICE COLOCANDO EU COMO PROPRIETÁRIO E PRINCIPAL CONDUTOR. EM CASO DE SINISTRO, ELA RECEBE PORQUE É A SEGURADA OU EU COMO PROPRIETÁRIO?”

No caso do sr. Luciano, quem receberá a indenização será o próprio Luciano, pois atualmente o carro está no nome dele. Se ele não tivesse transferido o carro do nome da esposa para o dele, quem receberia a indenização seria a esposa dele.

Veja que o seguro pôde continuar no nome da esposa dele mesmo após o documento do veículo ser transferido para ele.

 Mas para que serve o “segurado” então?

O segurado é a pessoa — física ou jurídica — que contrata o seguro em benefício pessoal ou de terceiros. Por conta disso uma pessoa pode fazer um seguro em seu nome (sendo o “segurado”) mesmo o veículo estando em nome de um terceiro, como por exemplo:

  •  Carro em nome do pai, seguro em nome do filho: Isto é comum quando o pai deixa um carro para o filho usar, e delega ao filho cuidar do seguro.
  • Carro em nome da esposa, seguro em nome do marido (ou vice-versa): Há diversos casais que dividem as tarefas no dia a dia e por conta disso preferem centralizar em apenas um deles cuidar dos seguros dos veículos (e outros bens da família).
  • Carro em nome do sócio, seguro em nome da empresa: Este caso é especialmente comum nos casos de seguros de frotas veiculares. Como a taxação do preço do seguro em frotas é mais em conta, o sócio da empresa pode optar por colocar o carro na frota de modo que o seguro fica em nome da empresa.

Estes são apenas alguns dos exemplos de porque existe a possibilidade de o proprietário e segurado serem pessoas diferentes.

Vale ressaltar que todos os benefícios do seguro como pontuação em programas de fidelidade, bônus na renovação do seguro etc. ficarão vinculados ao nome do segurado.

E se eu quiser transferir o seguro para o nome do proprietário?

A grande maioria das seguradoras permite a transferência de titularidade do seguro somente entre cônjuges, pais e filhos, e empresas e sócios. Sobre este assunto recomendamos a leitura desta post: “Bônus no seguro de automóvel: posso transferir?”

Não sou proprietário mas quero receber a indenização

A indenização integral sempre é paga ao proprietário que consta no documento. Porém se você não é proprietário e ele está de acordoem você receber a indenização no lugar dele, a recomendação é informar a seguradora. Será necessário aguardar a análise da seguradora, que no geral aceita este procedimento mediante apresentação de carta do proprietário autorizando o pagamento à outra pessoa.

Para maiores detalhes sobre este procedimento recomendamos solicitar ao corretor que está cuidando de seu sinistro para solicitar à seguradora os documentos necessários.

Aqui na nossa corretora contamos com excelente equipe de vendas, a qual poderá lhe orientar sobre detalhes como este do post! Além disso também contamos com pessoal espacializado para lhe atender em eventuais sinistros, lhe garantindo conforto e tranquilidade. Por isso aproveite e peça sua cotação ;)

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School), atualmente faz extensão universitária em Direito e Economia (UNICAMP). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como Gestora na DM4 Corretora de Seguros, associada do Grupo Exalt, maior grupo de corretores de Campinas e Região.
Adicionar aos favoritos o permalink.

10 Responses to Seguro paga indenização para proprietário ou para segurado?

  1. Haline Ferrari diz:

    Boa tarde
    Comprei um carro parcelado por notas promissórias, tenho o contrato de compra.
    Fiz seguro e em caso de sinistro quem recebe?

    • Jessica diz:

      Haline, boa tarde!

      Em caso de indenização integral a seguradora pagará ao proprietário que consta no documento do veículo. Também será necessário que ele assine o CRV para transferir o veículo a seguradora.

      Para que seja pago a pessoa diferente de quem consta no documento, é necessário que o proprietário que consta no documento autorize.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/1idN0PYi0Kk

      Atenciosamente,

  2. Christian Ferreira de Mereles diz:

    Olá, fiz um seguro no carro da minha mãe proprietária, não moro com ela.
    Nesse caso sou o segurado, e tenho 21 anos, se algum dia eu dirigir e acontecer um imprevisto estarei assegurado aitomaticamente? Por ser o segurado do carro?
    Outra dúvida e sempre o titular do seguro ” o segurado” estará protegido pela asseguradora? Mesmo esse tendo menos de 24 anos?
    Obrigado…

    • Jessica diz:

      Christian, boa noite!

      O segurado não tem cobertura automaticamente apenas por ser segurado.
      Para haver cobertura enquanto dirige o veículo é necessário que o perfil de risco conste respondido corretamente. No seu caso, como tem 21 anos, é necessário checar como consta a pergunta da sua seguradora para a faixa etária de 18 a 24/25 anos. Explicamos os tipos de pergunta e a maneira correta de respondê-las neste vídeo.

      Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I

      Atenciosamente,

  3. jaqueline diz:

    Olá gostaria de saber meu padastro tirou carro para meu marido .o seguro esta no nome do meu marido .qualquer emprevisto , quem recebe o seguro meu padastro ou meu marido

  4. natalia diz:

    Me tirem uma dúvida,terá a seguradora que fazer o pagamento da indenização no caso devido a perda total do veiculo? sendo que usava-se o veiculo como automóvel de uso particular e depois passou para uso de uber

    • Jessica diz:

      Natalia, boa tarde!

      Alterações no tipo de utilização do veículo devem obrigatoriamente ser informadas à seguradora para correção do enquadramento via endosso.
      Se ocorrer sinistro e não tiver sido feita a correção, poderá ocorrer recusa da indenização devido a divergências no perfil e enquadramento.
      Recomendamos solicitar correção do perfil e enquadramento para evitar este tipo de problema.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  5. silvia diz:

    comprei o carro e estou pagando ainda porem não foi feito a transferencial do veiculo mais o documento de compra e venda foi preenchido e reconhecido firma , agora a seguradora quer que eu vá atrás do antigo proprietário
    Naõ entendo o pq já que eu ainda pago o carro
    Isso é correto

    • Jessica diz:

      Silvia, boa tarde!

      O seguro paga indenização ao proprietário que consta no documento. Se o documento estava em processo de transferência sem ainda ter sido feito novo documento em nome do novo proprietário, o caminho padrão é que se procure o antigo proprietário para autorizar o pagamento a terceiro.
      Recomendamos checar com a seguradora se é possível fazer uma procuração ou algo assim, contudo em princípio o caminho é o informado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Escreva sua dúvida! Pedimos apenas uma gentileza: procure ser breve, pois são muitas dúvidas todos os dias! :)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *