Seguro popular será recomendado para carro mais antigos

seguro popular para carros antigosConheça as vantagens do seguro popular para carros mais antigos!

Nós já explicamos o que é a Lei do seguro popular, para quem não conhece esse novo produto começar a se iterar. Hoje nos aprofundaremos neste assunto e mostraremos por que o seguro popular será recomendado para carros mais antigos, observando as vantagens e benefícios que esse novo tipo de seguro trará.

Importante: Vale lembrar que apesar de a lei que viabiliza o seguro popular já ter sido aprovado, este seguro ainda não existe oficialmente. Para que ele possa ser criado, é necessário que a lei do desmanche seja efetivamente implantada em todo o país, com regulação e regulamentação dos desmanches legais. Ainda assim, já há perspectivas do seguro popular ser criado nos próximos anos, então fica a dica para quem deseja novas opções de seguros!

Cotação Seguro Carro - 2

 Diferença entre seguro popular e seguro tradicional

Antes de explicarmos quais as vantagens do seguro popular para carros mais antigos é importante entender as diferenças entre o seguro popular e o seguro auto tradicional. Para isso recomendamos a leitura deste outro post “5 diferenças entre seguro popular e seguro auto tradicional”. Mas em resumo, a principal diferença é que o seguro tradicional é obrigado por lei a utilizar somente peças novas e originais de fábrica no conserto de carros segurados, enquanto que o seguro popular permitirá a utilização de peças usadas e recondicionadas, desde que dentro de padrão de qualidade do INMETRO e de procedência registrada num banco nacional de peças automobilísticas usadas/recondicionadas.

Vantagens do seguro popular para carros mais antigos

Preço mais acessível

Grande parte da culpa pelo aumento do preço do seguro tradicional está nos altos custos de reposição de peças. Esse alto custo está diretamente ligado a necessidade de usar peças novas e originais de fábrica as quais, exatamente por serem novas e originais, se tornam mais caras e com isso refletem no preço do seguro.

Os proprietários de carros mais antigos são os que mais sofrem com isso, pois as peças para seu carros costumam ser extremamente caras, se refletindo num seguro tradicional também muito caro e na maioria das vezes inviável se comparado ao preço do próprio carro.

Com a possibilidade de usar peças usadas (desde que de qualidade comprovada) os carros mais antigos conseguirão ter acesso a uma seguro completo, mas com preço mais acessível.

Maior Aceitação

Carros mais antigos, por exemplo com 8, 10 ou 15 anos de uso, podem encontrar dificuldade em serem aceitos por seguradoras. Muitas delas recusam esses veículos diretamente (ou indiretamente, através de cotações de valores astronômicos) por falta de peças novas no mercado, que inviabilizam o conserto do carro pela seguradora num caso de perda parcial.

Podendo usar peças usadas, a aceitação de carros mais antigos pelas seguradoras aumentará, uma vez que não haverá mais razões.

Mais difícil de ocorrer PT

Mesmo aqueles carros antigos que conseguem fazer o seguro tradicional costumam se deparar com outro problema: Qualquer colisão, mesmo que de pequena ou média monta, pode dar perda total no carro – quando o ideal seria consertá-lo. Por que isso acontece?

No seguro auto tradicional, na hora de consertar o veículo a seguradora busca por peças novas e originais. Se ela não encontra peças, é forçada a dar perda total no veículo já que ela é proibida por lei de usar peças recondicionadas. Ou seja, muitos carros mais antigos dão PT por falta de peças, e não pela gravidade dos danos sofridos.

Com o seguro popular isso poderá ser revertido: Usando peças usadas de boa qualidade, o custo do conserto cairá bastante e não dará perda total por qualquer colisão.

Cotação Seguro Carro

Sobre Jessica

Formada em Ciências Econômicas (UNICAMP), com MBA Executivo em Trends Innovation (Inova Business School). Atualmente faz especialização universitária em Law & Economics (UNICAMP), sendo também associada à Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE). É fundadora da Muquirana Seguros Online, projeto inovador focado no atendimento humanizado por meio da internet. Atua como diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e pesquisadora independente na temática de insurance market.
Adicionar aos favoritos o permalink.

2 Responses to Seguro popular será recomendado para carro mais antigos

  1. Pingback: Porto Seguro está de olho no mercado do seguro popular | Muquirana Corretora de Seguros

  2. Pingback: Edital da SUSEP sobre novo seguro popular | Muquirana Corretora de Seguros

Estamos com sobrecarga de dúvidas, sem conseguir responder todos. Pedimos desculpas, estamos resolvendo isso no próximo mês! Até lá, use o campo Pesquisar ao lado direito para encontrar o assunto que precisar ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *