Quais os seguros com aceitação para veículo de colecionador?

Conheça as modalidades de seguro com aceitação para veículo de colecionador!

Quem tem carros de coleção sabe da dificuldade que é encontrar aceitação nos seguros de automóvel. No post de hoje listaremos as modalidades de seguro onde costumamos conseguir encaixar esses veículos com um preço bacana e serviços de assistência 24h.

Somos especialistas em seguros. Faça a cotação do seu seguro auto conosco!

Cotação Seguro Terceiros – 2

Por que é difícil ter aceitação
para veículos de coleção?

Antes de começarmos, recomendo a leitura deste post. Nele explicamos porque a aceitação de veículos de coleção é restrita em praticamente todas seguradoras.

Alternativas:
Seguros sem cobertura de casco

Os veículos de coleção não tem aceitação nos seguros de automóvel compreensivo – ao menos, desconheço qualquer seguradora que aceite até a presente data.

Os seguros compreensivos são aqueles nos quais há cobertura para casco (incêndio, colisão, danos pela natureza), roubo ou furto sem recuperação, danos a terceiros (RCF-V), acidentes pessoais a passageiros (APP), vidros, assistência 24h, entre outros.

O grande impeditivo para veículos de colecionadores está na cobertura de casco. Devido à grande dificuldade de reposição de peças, as seguradoras optam por não oferecer esta cobertura a eles e, consequentemente, não há seguros compreensivos para esses carros.

Como o impeditivo está na cobertura de casco, a solução é buscar seguros simplificados com foco nas demais coberturas. Atualmente, há seguradoras que operam com as seguintes opções para veículos de coleção: 1) Seguro somente para roubo e furto e 2) Seguro somente para danos a terceiros. Ambas com assistência 24h para o próprio veículo segurado.

Abaixo damos detalhes de cada uma delas.

Seguro para roubo e furto

No caso de seguro somente para roubo e furto, costumamos ter aceitação na Suhai. É uma seguradora que se posicionou no mercado atendendo os seguros que não tem aceitação nas seguradoras mais tradicionais. Para isso, desenharam um produto cujo foco está na cobertura de roubo e furto.

Funcionamento: A Suhai garante indenização integral no limite de cobertura contratado em caso de roubo ou furto sem recuperação. Se eventualmente o carro for encontrado com danos superiores a 75% do valor do carro, a seguradora também pagará indenização integral. Ela também garante assistência 24h para o veículo.

Não há cobertura para colisões, incêndio, danos a terceiros, vidros. O foco é no roubo e furto.

Como contratar: É possível contratar cobertura a valor referenciado (com base na Tabela FIPE) ou valor determinado (valor fixo estipulado em contrato). No caso de veículos de coleção, por serem bastante antigos, ão há código na Tabela FIPE, por isso é necessário contratar como valor determinado.

Para isso, é necessário que o corretor (olha nós aqui!) envie à seguradora cópia do documento do carro. Assim ela analisará aceitação e fará uma proposta de valor de cobertura. Havendo acordo entre consumidor-segurado e seguradora sobre este valor, ela faz a precificação e a contratação é feita como qualquer outro seguro: transmissão da proposta, emissão da apólice e pagamento das parcelas pelo segurado.

Seguro para terceiros

Outra alternativa é o seguro somente para danos a terceiros. Neste caso costumamos operar com a seguradora Liberty, a qual tem uma linha de seguro simplificado com aceitação para veículos de até 20 anos. Infelizmente esse limite de idade não ampara a grandíssima parte dos veículos de coleção, mas para aqueles que se encontram nessa regra, fica a dica desta modalidade.

O foco deste seguro está na proteção contra danos materiais e corporais a terceiros pelos quais o proprietário do veículo segurado seja responsabilizado. Atualmente este seguro não tem perfil de risco para principal condutor e, portanto, garante cobertura a qualquer motorista que dirige o veículo segurado – desde que devidamente habilitado.

O questionário de avaliação de risco tem apenas questão referente ao tipo de uso do veículo segurado (particular ou comercial, sem aceitação para táxis ou veículos de aplicativo de carona).

Por conta desse questionário simplificado e da aceitação de veículos mais antigos, é uma ótima opção para jovens cujo seguro compreensivo dica muito caro e/ou modelos de difícil aceitação tais quais offroads e carros de coleção.

Cotação Seguro Terceiros

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *