“Sou proprietário do carro, mas o seguro está em nome de outra pessoa. Tem cobertura?” Confira resposta!
Nosso visitante Daniel nos enviou a seguinte questão:
“O meu pai renovou o seguro no nome dele. Aí eu comprei o carro dele. Se eu bater ou roubarem o carro eu recebo? Tenho 41 anos. Obrigado”
Confira nossa resposta:
Olá Daniel, tudo bom?
Existem três “figuras” principais no seguro de automóvel: o segurado (proponente do contrato), o proprietário do veículo (que consta no documento do carro) e o principal condutor (quem dirige a maior parte do tempo). Há diversos casos em que essas três figuras são pessoas diferentes.
Para essas situações recomendamos seguir o passo a passo a seguir:
Passo nº 1: A seguradora tem regra que segurado e proprietário sejam a mesma pessoa?
A primeira dica nessas situações é verificar se a seguradora onde foi feito o seguro tem ou não alguma regra determinando que segurado, proprietário e principal condutor sejam a mesma pessoa.
A grandíssima maioria das seguradoras não tem este tipo de regra, de modo que o segurado pode ser diferente do proprietário, assim como o principal condutor pode ser diferente do segurado e do proprietário. Porém, há seguradoras que requerem necessariamente que sejam a mesma pessoa ou que, sendo pessoas diferentes, haja vínculo familiar entre eles (pais, filhos, cônjuge etc.)
Por conta dessas diferentes regras entre as seguradoras, é importante checar qual a regra da sua:
- Se não houver restrições por parte da seguradora, o senhor poderá deixar o seguro no nome de seu pai normalmente, atualizando apenas o perfil de risco e dados do principal condutor.
- Já se houver restrição por parte da seguradora quanto a segurado e proprietário serem pessoas diferentes, recomendamos fazer novo seguro em seu nome e cancelar o seguro anterior no nome de seu pai. Para isso o seu pai poderá transferir os bônus do seguro dele para seu nome.
Passo nº 2: Confira o perfil de risco e os dados do principal condutor
Um vez conferido as regras acima nas seguradoras de seu interesse, o próximo passo é verificar como constam as informações do perfil de risco do principal condutor.
Se a pessoa que dirige a maior parte do tempo antes era seu pai e, após a compra do veículo, passou a ser você, será necessário atualizar o perfil de risco colocando o senhor como principal condutor. As demais perguntas do perfil também precisarão ser atualizadas, como CEP de pernoite, tipo de utilização do veículo etc.
Se ocorrer sinistro e o principal condutor estiver preenchido incorretamente, poderá comprometer a cobertura.
Já sobre condutores secundários, que dirigem apenas esporadicamente, recomendamos assistir este vídeo.
…
Em linhas gerais esses são os principais pontos a se observar quando segurado e proprietário são pessoas diferentes. Para maiores detalhes temos este outro post também: “Seguro de automóvel em nome de outra pessoa: pode ou não pode?”
Quando for renovar seu seguro, aproveite e faça uma cotação com a gente! :)