Bati no muro de uma casa. Seguro de terceiros cobre isso?

“Acidentalmente bati meu carro no muro de uma casa e quebrou bastante. O seguro de terceiro cobre os danos?” Veja resposta aqui!

Recebemos uma dúvida muito interessante de nossa visitante Ana. Ela nos perguntou:

Bati em um muro de uma casa de quebrou bastante . tenho seguro para terceiros , mas ele cobre isso ?

Confira nossa resposta:

Ana, bom dia!

A cobertura de danos materiais a terceiros cobre qualquer tipo de dano de ordem material que o condutor segurado acidentalmente cause a outra pessoa. As situações mais comuns são danos a outro veículos, como carros, motos e bicicletas. Porém situações como colisão contra muros, casas, postes ou outros objetos também são cobertas pela cobertura de danos materiais a terceiros, pois são entendias como dano desta ordem.

O mesmo vale para imóveis comerciais, quando ocorre colisão com a vitrine/fachada do local. A cobertura de terceiros poderá ser usada, até o limite máximo contratado, para cobrir a reconstrução. Se eventualmente o estabelecimento tiver perda de renda devido aos danos, poderá também pleitear indenização por lucros cessantes, a qual estará sujeita à análise da seguradora.

Para usar a cobertura ou o seguro de terceiros é necessário que o condutor segurado assuma a culpa e também seja considerado culpado pela análise da seguradora. Isso significa que 1) o seguro de terceiros não pode ser usado para outras pessoas quando o segurado não é culpado; 2) mesmo que o segurado seja culpado, se ele não concordar em assumir a culpa, a seguradora não tem autonomia para indenizar o terceiro e 3) se a seguradora entender que o segurado não foi culpado, poderá recusar o sinistro mesmo se ele assumir a culpa. Para maiores detalhes sobre estes pontos recomendamos a leitura deste post: “Sinistro de terceiros recusado: o que fazer?”

No seu caso, como ocorreu danos ao muro de outra pessoa e você foi considerada culpada, poderá acionar sua cobertura de danos materiais a terceiros normalmente. A seguradora pagará indenização para o terceiro reconstruir o muro danificado.

E se eu bati no muro de minha própria casa?

Apesar de esta pergunta não aparecer na questão da Ana, achamos importante colocar este ponto aqui também.

Se o veículo segurado colidir com o muro da casa ou comércio do próprio segurado, a cobertura de danos materiais a terceiros não poderá ser utilizada. Isso ocorre porque o segurado não pode ser considerado terceiro de si mesmo.

Também é excluída cobertura de terceiros para danos causados pelo segurados a seu cônjuge, filhos e pais.

Ficamos a disposição!

Aproveite e peça sua cotação de seguro de terceiros conosco! Clique aqui: Cotação Seguro Terceiros - 2

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

30 respostas para Bati no muro de uma casa. Seguro de terceiros cobre isso?

  1. Leandro diz:

    Em um curto prazo de dias ouve varios sinistros em meu carro,uma criança de bicicleta caiu sobre a lataria amassando o carro, outro dia bati em um cachorro danificando meu para choque dianteiro, dias depois raspei o carro no muro de minha casa e agora para completar bati o para choque traseiro no fundo de minha garagem também banificando.
    Meu seguro é total e ele cobre todos estes sinistros?

    • Jessica diz:

      Leandro, boa tarde!

      Para cada evento de sinistro independente é cobrada uma franquia. Por isso como os danos decorreram de quatro ou cinco eventos diferentes, serão cobradas quatro ou cinco franquia, uma para cada evento. Se cada dano atingir e ultrapassar a franquia, o seguro poderá ser acionado para fazer o reparo daquele dano especificamente.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Galvão diz:

    Jéssica, eu só tenho seguro residencial e não tenho seguro do automóvel.
    Gostaria de saber se o seguro residencial teria que cobrir as despesas da minha residencia?

    Grato,

    Galvão

    • Jessica diz:

      Olá Galvão, tudo bom?

      Neste caso será necessário checar se foi contratada cobertura de impacto de veículos e verificar nas cláusulas contratuais se há alguma exclusão de danos causados por veículo dirigido pelo segurado, familiares de primeiro grau ou empregados.
      Recomendamos solicitar as Condições Gerais ao corretor de seguros, onde deverão constar essas informações. O corretor responsável pela apólice também poderá checar essas informações.

      Também é recomendável fazer a constatação do sinistro e solicitar análise da seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  3. Galvão diz:

    Boa tarde!
    Tenho seguro residencial, e não tenho seguro do meu carro. Esqueci de puxar o freio de mão do carro e o mesmo desceu uma rampa e atingiu a coluna de alvenaria e o portão da minha residência. Resumindo teria que refazer a coluna de alvenaria e trocar o portão. Pelo carro sendo de minha propriedade, o seguro é obrigado a pagar os estragos de alvenaria e substituição do portão?

    • Jessica diz:

      Galvão, boa tarde!

      A cobertura de danos materiais a terceiros não pode ser utilizada para cobrir danos causados pelo segurado e bens dele próprio.
      Neste caso infelizmente será necessário arcar particularmente com os custos referentes aos danos à residência.

      Já os danos ao veículo poderão ser reparados normalmente por meio do seguro de automóvel.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  4. lucia santos diz:

    bati o meu carro em um muro danificou bastante o carro forntalemnte…tenho seguo o seguro cobre o danos n meu carro e se preciso fazer Boletim de ocorrencia tb..n houve vitima nem pessoas somente meu carro mesmo

    • Jessica diz:

      Lucia, boa tarde!

      Se a senhora tem um seguro com cobertura compreensiva (total), que inclui colisão, haverá cobertura normalmente desde que respeitado o perfil de risco do principal condutor.

      Há seguradoras que não solicitam o B.O. quando não há vítimas. Porém o procedimento varia entre as seguradoras, por isso será necessário checar se a sua liberará ou não abrir o sinistro sem este documento. Recomendamos solicitar ao corretor de seguros da apólice para lhe ajudar a fazer a abertura do sinistro e checar esta informação.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  5. Claudia almeida diz:

    Boa tarde!! Minha casa tem uma subidinha na garagem, hoje o carro de meu marido desceu e arrancou o portão, danificou o parachoque o qual o seguro não cobre, minha dúvida é consigo cobertura para o portão ??.

    • Jessica diz:

      Claudia, bom dia!

      A cobertura de danos materiais a terceiros não pode ser utilizada para indenização de prejuízos causados pelo segurado a ele mesmo ou pessoas com vínculo (pais, filhos e cônjuges). Por conta disso não há cobertura do portão da sua residência por meio do seguro do seu próprio carro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  6. Jessica diz:

    Um murro caiu encima do meu carro ele dentro da minha garagem. O meu seguro tem que cobrir os danos eu pagando a franquia e o acionando?

    • Jessica diz:

      Jessica, boa tarde!

      Desculpe a demora em responder.

      A cobertura básica do seguro de automóvel compreensivo garante cobertura para queda de agentes externos (por exemplo, um muro) sobre o veículo.
      Recomendamos solicitar ajuda de seu corretor para fazer a abertura do sinistro na seguradora.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM

      Atenciosamente,

  7. Marcel Quadros diz:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida.
    Bati meu carro no portão da casa onde moro de aluguel. O seguro considera que o portão é um bem de terceiro ou meu nesse caso?

    • Jessica diz:

      Marcel, boa tarde!

      As seguradoras costumam colocar a seguinte cláusula de exclusão de cobertura no RCF-V:
      “CONSTITUEM PREJUÍZOS NÃO INDENIZÁVEIS PELA SEGURADORA ESPECIFICAMENTE PARA O SEGURO DE RCF-V: pelo veículo segurado a ascendentes, descendentes, cônjuge, irmão e parentes do segurado, bem como a pessoas que com ele residam ou que dele dependam economicamente”
      Por conta deste tipo de cláusula entendemos que, como há vínculo econômico entre locador e locatária, a seguradora pode vir a negar indenização pela cobertura de terceiros.
      Contudo, recomendamos fazer a abertura do sinistro junto ao corretor de seguros de sua apólice para verificar se eventualmente a seguradora interpretará de outra forma e liberará a indenização. Dependerá da análise da seguradora, mas é importante fazer a constatação e abertura do sinistro para verificar qual a regra específica de sua companhia.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A

      Atenciosamente,

  8. Cidmar diz:

    Bom dia. Bati o carro no portão, danificando o mesmo e quebrei parte do muro.
    A seguradora deverá cobrir os danos do portão e do muro, tendo em vista que o muro é da vizinha mas também e meu.

    • Jessica diz:

      Cidmar, boa tarde!

      A cobertura de danos materiais a terceiros não pode ser utilizada para bens do próprio seguro ou seus familiares de primeiro grau.
      Por conta disso, o seguro não indenizará a parte do portão e muro que é do senhor.

      Já a parte do portão e muro que é da casa da vizinha, haverá cobertura normalmente.

      Recomendamos contatar seu corretor de seguros para fazer a abertura do sinistro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal!
      Assista nosso vídeo aqui: https://youtu.be/dZg1UdTeNm0

      Atenciosamente,

  9. Rosana galani diz:

    Gostaria de saber como faço pra trocar meu farol, ele está tido manchado há fiz numa cinco limpeza não tem mas jeito meu seguro cobre será?

    • Jessica diz:

      Rosana, bom dia!

      A cobertura de vidros, faróis, lanternas e retrovisores, quando contratada, cobre danos como quebra e trinca. Não há cobertura para manchas ou danos estéticos, sendo necessário fazer o reparo deste tipo no particular.

      Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
      Assista aqui: https://youtu.be/-RSoGYtJ0As

      Atenciosamente,

  10. Graciete reis diz:

    Um motorista bebado bateu no meu muro eu sei quem e tenho testemunha mas não estava no momento. O que devo fazer?

    • Jessica diz:

      Graciete, boa tarde!

      Recomendamos que consulte um advogado para verificar como a testemunha pode lhe ajudar e como localizar o causador da colisão.
      Será necessário localizá-lo e tentar receber seus prejuízos em um processo jurídico ou nas Pequenas Causas.

      Ficamos á disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *