Cobertura de lucros cessantes: diferencial no seguro de táxi

Conheça a cobertura de lucros cessantes, diferencial do seguro de táxi.

cobertura de lucros cessantes - diferencial no seguro de táxiO seguro de táxi deve sempre ser pensado de forma um pouco diferente do que o seguro de carro comum. Apesar de o seguro funcionar da mesma maneira, como meio de proteção para o motorista e terceiros no trânsito, na hora da contratação do seguro próprio para taxistas é possível optar por algumas coberturas diferenciadas, pensadas para atender às necessidades do taxista. A cobertura de lucros cessantes é um desses diferenciais do seguro de táxi.

Leia também “Por que seguro de táxi é mais caro que seguro de carro comum?”

Neste artigo explicaremos o que é e como funciona a cobertura de lucros cessantes no caso dos táxis, e como ela pode beneficiar você que é taxista. Em caso de dúvidas, contate-nos nos comentários ou em nosso email [email protected]

O que é a cobertura de lucros cessantes do seguro de táxi?

A cobertura de lucros cessantes funciona da seguinte maneira: Se algo acontecer com o carro e o taxista tiver que ficar sem dirigir durante o período de reparação, ele estará deixando de ter lucro, pois não estará podendo trabalhar. A cobertura de lucros cessantes garantirá uma indenização durante esse período, a fim de reduzir os prejuízos.

Cotação Seguro Carro - 2

Qual o período da indenização?

A indenização será paga para o período em que o veículo estiver em conserto na oficina. Suponha que o veículo sofreu acidente no dia 01, mas entrou na oficina e começou a ser reparado no dia 02, ficando pronto no dia 05. A indenização de lucros cessantes cobrirá do dia 02 (e não do dia 01) até o dia 05, ou seja, um total de quatro dias de lucros cessantes.

Qual o valor da indenização?

O valor da indenização será a renda média do taxista, proporcionalmente a quantidade de dias que o carro ficou na oficina. Por exemplo: se a renda diária do taxista é de R$500 e o carro ficar na oficina por quatro dias, o taxista receberá R$2.000.

Importante ressaltar que para o cálculo da indenização é necessária a apresentação de documentos que comprovem a renda do taxista.

Por que essa cobertura é um diferencial para taxistas?

A cobertura de lucros cessantes só pode ser contratada por pessoas que utilizem o veículo como meio de trabalho, fonte de renda. Ou seja, dependem do automóvel para exercerem sua profissão, trabalho ou serviço. Isso porque, como vimos, essa cobertura repõe os lucros perdidos durante o tempo em que o veículo não pode ser utilizado.

Esse é exatamente o caso dos taxistas: sem seu táxi, não tem como trabalhar. O período em que ficar sem carro será o mesmo que ficar (ainda que temporariamente), sem trabalho.

Vale ressaltar que por essas razão a cobertura de lucros cessantes é bem importante para o taxista se proteger de possíveis prejuízos, garantindo sua estabilidade financeira mesmo em períodos em que possa vir a ficar sem seu veículo por conta de imprevistos.

Outras coberturas como a de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP) também são muito interessantes para o taxista, devido a natureza de sua atividade: transportar pessoas. Neste artigo (clique aqui para ler!) você vê a importância da cobertura de APP no seguro de táxi.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School), atualmente cursa Programa Avançado em Data Science e Decisão (Insper). É desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e da Youcons, plataforma inteligente de consórcios; Diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros; Professora na extensão universitária em Direito e Economia da UNICAMP.

84 respostas para Cobertura de lucros cessantes: diferencial no seguro de táxi

  1. José Carlos Viana Gonçalves diz:

    Boa noite Jessica.
    Meu carro é particular.
    Bati na traseira de um táxi.
    Meu seguro pagou o conserto do táxi que ficou na oficina por 15 dias.
    Eu não tenho seguro de lucros cessantes de terceiros e nem para mim mesmo, pois meu carro é particular, não é de trabalho.
    O taxista está me cobrando lucros cessantes.
    Meu seguro não vai pagar, pois eu não tenho esta cláusula no meu contrato.
    Está certo o taxista cobrar de mim?
    Penso que ele deveria cobrar os lucros cessantes do seguro dele e não de mim, embora o meu seguro tenha consertado o carro dele.

  2. Marco Antonio diz:

    Bom dia, trabalho como motorista uber, e uma pessoa bateu no meu carro dando perda total ele acionou a seguradora dele e ela levou 53 dias para me pagar, tenho direito ao lucro cessante já que eu trabalhava com o carro.

    • Jessica diz:

      Olá Marco, tudo bom?

      Recomendamos solicitar à seguradora enviando comprovação da renda vinculada ao uso do veículo. A solicitação estará sujeita à análise.
      Se eventualmente houver recusa, recomendamos consultar as Pequenas Causas ou um advogado pois poderão lhe instruir sobre questões jurídicas.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc

      Saudações muquiranas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *