Cobertura de teto solar no seguro auto: como funciona?

Entenda como funciona a cobertura de teto solar no seguro de automóvel!

Proprietários de veículos com teto solar devem ter alguns cuidados na contratação do seguro. No post de hoje mostraremos como funciona a cobertura deste item de forma isolada e dentro da importância segurada do veículo como um todo.

Aproveite e faça sua cotação de seguro conosco!

Cotação Seguro Carro – 2

02 pontos importantes

Para quem deseja cobertura do teto solar dentro do seguro é importante ter atenção a dois pontos principais:

1) Cobertura do teto solar dentro da importância segurada

 

2) Cobertura do teto solar específica

Abaixo vamos detalhar cada um desses pontos.

Dentro da importância segurada

Os veículos com teto solar geralmente vem com este item original de fábrica. Porém, nem sempre a Tabela FIPE distingue modelos com e sem teto solar, colocando “todos no mesmo saco”. Geralmente os modelos que constam na Tabela FIPE consideram o “completo” ou “top de linha”, e sim o modelo “básico” ou “pelado”. Por isso o momento de escolher o tamanho da cobertura do veículo (a “importância segurada”) requer atenção nesses casos.

Observe se o valor da Tabela FIPE está dentro do valor médio dos modelos com teto solar ou se eventualmente é mais adequado para modelos básicos sem teto solar. Se a Tabela FIPE estiver abaixo do valor do veículo com teto solar, é recomendável contratar um percentual superior a 100%, por exemplo de 102% a 105%.

Esses 2% ou 5% adicionais ajudarão a aumentar a importância segurada de acordo com modelo com teto solar.

Importante: A seguradora garantirá estritamente o que consta no contrato. Se for contratado 100% da Tabela FIPE será este o valor garantido em caso de sinistro de indenização integral (perda total ou roubo/furto) ainda que o modelo referenciado seja mais básico do que o veículo. Por isso não deixe de tomar este cuidado antes da contratação!

Dentro de cobertura específica

Além de influenciar o valor do veículo, o teto solar também requer atenção separadamente.

Apesar de o teto solar ser um tipo de vidro, nem todas seguradoras garantem cobertura para o teto solar dentro da cobertura de vidros. Se você deseja garantir trincas ou quebra do vidro do teto solar, é importante checar se a seguradora de seu interesse tem esta opção e em qual de seus planos de cobertura para vidros.

Abaixo separei dois exemplos de seguradoras reais. Veja que no exemplo 1 há garantia para teto solar dentro da cobertura de vidros completo (vidros, faróis, retrovisores e lanternas), não sendo necessário uma cobertura especial para isso. No exemplo 2 há garantia somente se for contratado o plano específico para veículos de 100 mil reais ou mais.

Exemplo 1 – Condições Gerais Automóvel Porto Seguro

Exemplo 2 – Condições Gerais Automóvel Sompo

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *