Tabela FIPE do seguro considera carro com ou sem teto solar?

Entenda qual enquadramento da Tabela Fipe a seguradora faz quando veículo tem teto solar!

Nosso visitar Ricardo nos enviou a seguinte questão: “Gostaria de tirar uma dúvida … Exemplo: O modelo Punto Sporting existe com e sem teto solar. Mas na tabela Fipe só existe um valor… Qual modelo a tabela está considerando? E como fica no seguro?”

Confira nossa resposta abaixo:

Olá Ricardo, tudo bom?

Em princípio a Tabela FIPE faz a pesquisa com base no modelo básico, portanto, sem teto solar. O correto seria ter o preço médio para cada um dos modelos. Apesar de diferenciados, esses itens são originais de fábrica e fazem o modelo do veículo ser mais caro que os modelos “básicos”/”pelados”.

Vale reforçar que a seguradora não produz a Tabela FIPE, apenas a utiliza para referenciar seus contratos. A instituição responsável pela geração da Tabela é a FGV e, ao que sabemos, não há previsão de mudar esse método.

Para efeitos do seguro de automóvel, é importante ter isso em mente no momento da escolha pensando tanto na cobertura do veículo em si quanto do teto solar separadamente.

Com relação a cobertura do veículo, verifique se o valor do veículo na Tabela FIPE está abaixo do valor do modelo com teto solar e se necessário contrate 105% de cobertura ao invés do tradicional 100%.

Já sobre a cobertura do teto solar separadamente, é importante escolher com cuidado a seguradora e observar os os limites de cobertura. É comum algumas seguradoras não garantirem dados a teto solar, ainda que contratada cobertura de vidros “completos”. Por isso deve-se checar se a seguradora escolhida tem garantia para teto solar ou se trata-se de risco excluído.

Havendo aceitação para teto solar, checar se o limite de garantia é adequado.

Neste outro post damos maiores detalhes sobre esses pontos para orientação do consumidor.

Espero que essas informações sejam úteis! Precisando cotar seu seguro, contate-nos abaixo ;)

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *