Como diminuir prejuízo com PT de carro zero km com seguro?

“Há alguma forma de proteger o segurado de prejuízos pela perda total de carro zero km?” – Confira nossa resposta!

Recebemos a seguinte dúvida do visitante Maicon:

“Jéssica, já sanei muitas duvidas no teu site sobre seguros. porém tenho a seguinte dúvida: comprei meu carro zero km em abril de 2015 e o sinistro que deu PT ocorreu em dezembro de 2015. Ainda sim receberei apenas o valor da FIPE? Nào há nenhum mecanismo que proteja o segurado em um situação desta, para que não seja absurdamente lesado?”

Confira nossa resposta:

Fico feliz que utilize nosso blog para tirar dúvidas :)
Se puder compartilhar nosso canal com seus amigos, fico muito grata.

Vamos a sua dúvida:

Segundo norma da SUSEP todas as seguradoras são obrigadas a dar garantia de zero km por mínimo de 90 dias. Essa garantia diz que se ocorrer perda total do veículo no prazo de 90 dias, o segurado receberá o percentual contratada da Tabela FIPE com base de um modelo zero km. Sem essa garantia o valor de referência, ao invés de ser de zero km, seria de um semi novo.

Existe o opcional de ampliar esta garantia de zero km para um período maior, de até 180 dias, que gera acréscimo no seguro mas vale a pena pela proteção.

Infelizmente no seu caso nem a garantia zero km de 90 dias (3 meses) nem a de 180 dias (6 meses) dariam conta, na medida em que o sinistro ocorreu 9 meses depois da vigência inicial.

Para situações assim uma forma alternativa de proteção é contratar percentuais maiores que 100% da Tabela FIPE (por exemplo 105% ou 110%) e/ou também cobertura de despesas extraordinárias (geralmente de 10% do valor de indenização integral, limitado a um fixo que pode variar em 1.000 e 2.500 reais conforme a seguradora). São coberturas opcionais que influenciam o preço do seguro no momento da contratação.

Espero ter ajudado e ficamos a disposição caso precise de uma cotação ;)

Abraços!

Cotação Seguro Carro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *