Como proceder em uma colisão de veículos

como proceder em colisão de veículosVeja passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos para evitar prejuízos e outros acidentes ainda piores!

No post de hoje vamos mostrar um passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos.

Caso você tenha alguma dica que não consta abaixo, envie nos comentários, pois poderá ajudar outros visitantes. Se tiver dúvidas sobre seguro em situações como essa, também escreva nos comentários para podermos ajudá-lo!

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Antes de tudo, duas “historinhas”:

Nosso blog tem maior foco nas dúvidas relacionadas a seguros, principalmente o seguro de automóvel, mas eu não podia deixar de escrever esse post depois de duas historias que compartilho com vocês logo abaixo. São histórias curtinhas, mas que mostram a importância de saber como proceder nos casos de colisão com foco em segurança (para evitar acidentes maiores) e evitar prejuízos (quando o causador do acidente foge).

História nº 1

Esses dias recebi uma dúvida aqui no blog que me espantou: Um de nossos visitantes relatou que por acidente seu veículo (carro 2) colidiu com a traseira de um carro a frente (carro 1) na estrada. Os dois pararam os carros, ligaram o pisca alerta e desceram para ver os danos. O motorista do outro carro se colocou entre os dois veículos para ver melhor e, neste momento, um terceiro carro bateu, empurrando o carro 2 contra o carro 1 e, entre eles, a pessoa teve as pernas prensadas.

Não se trata aqui de fazer sensacionalismo… Mas fiquei realmente angustiada ao imaginar essa situação. Fiquei vários dias pensando: o que poderia ter evitado que aquela pessoa fosse atingida? O que fazer e o que não fazer para evitar esse tipo de acidente tão grave e inesperado?

História nº 2

Há algumas semanas uma grande amiga minha postou no Facebook que se considerava uma “grande idiota” (palavras suas, amiga! Eu te amo de coração e não te acho idiota de jeito nenhum ;) ). Ela contava que enquanto dirigia, um motorista distraído bateu na traseira do carro dela. Na hora ela ficou nervosa e nem pensou direito: pediu apenas o nº do telefone e nome completo do sujeito.

Quando chegou em casa e ligou para o dito cujo, descobriu que o número não existia e ela não tinha nenhuma outra informação além do nome dele. Sem placa, sem modelo do carro, sem CPF, sem boletim de ocorrência, nadinha… Não houve como ela cobrar os prejuízos do responsável pela colisão. Ela teve que pagar o conserto por conta própria, já que os custos não ultrapassaram a franquia do seguro dela.

Neste caso, surgem outras questões: O que ela poderia ter feito para garantir que o responsável lhe pagaria os prejuízos? Que informações ela deveria ter solicitado? Que procedimentos deveria ter feito?

Abaixo veremos passo a passo com foco nessas duas coisas: evitar acidente maiores (principalmente que possam causar lesão corporal a alguém) e evitar prejuízos (quando o causador foge ou lhe passa a perna).

Passo a passo no caso de colisão de veículos

Passo nº 1: Respire fundo e observe.

O maior erro das pessoas quando sofrem uma colisão é ficarem desnorteados pela raiva ou pelo susto. A pessoa não pensa direito, sai do carro e faz as coisas de qualquer jeito, na afobação. Isso não vai te ajudar em nada, além de colocá-lo em risco (lembra da história 1?).

Então o primeiro passo é respirar fundo e observar rapidamente a situação:

  • É seguro eu sair do meu carro? Se estiver numa rodovia, tome cuidado, pois podem vir outros carros e o pisca alerta pode não dar tempo de reação. Antes, procure deslocar o carro para o acostamento, ligue o pisca alerta e coloque o triângulo. O mesmo vale para o motorista do outro carro: não deixe ele se colocar em risco. Se você ou ele tiverem crianças no carro, atenção redobrada. Somente depois disso procure conversar com o causador do acidente, num local seguro e sem risco de acidentes com vítimas.
  • O carro que bateu no meu parece ter a intenção de fugir? Se o carro que bateu no seu já está cantando os pneus para tentar fugir, segure o nervosismo! Tenha foco!!! Tente gravar ou fotografar a placa do fugitivo, assim como o modelo e cor do carro. Essas informações poderão ajudá-lo a localizá-lo e posteriormente tentar receber os prejuízos na Justiça.
  • O carro que bateu não fugiu e o motorista está disposto a conversar? Então vamos para o passo nº 2.

Passo nº 2: Placa e modelo do carro + Dados do motorista e contatos

É aqui que ocorrem as principais falhas (lembra da história 2, da minha amiga?). Então atenção às dicas abaixo:

  • Anote ou fotografe a placa e modelo do carro.
  • Solicite ao motorista causador do acidente as seguintes informações: Nome completo, CPF e nº de telefone.  Como não queremos dar margem para mentira, alguns macetes são bem vindos:
  • Confirme esses dados com os documentos do motorista. Peça para ver o documento dele (CPF, RG, CNh, qualquer documento onde você possa confirmar o nome e registro dele).
  • Peça para ele dar um toque no seu celular ou ligue no nº que lhe passaram. Se você desconfia que estão lhe passando um nº de telefone errado, há duas opções: Peça para o motorista ligar do celular dele para o seu e grave o nº da ligação. Ou então ligue na hora para o nº que ele lhe passar e confirme se o celular dele toca.

Parece neurose e falta de educação fazer tudo isso… Mas fica a seu critério fazer isso ou arriscar confiar num total desconhecido num mundo de tubarões :(

Passo nº 3: Quem tem e quem não tem seguro de automóvel?

Depois de pegar todos esses dados e confirmar essas informações, o próximo passo é começar a pensar em como resolver o problema.

  • O motorista que bateu no seu carro tem seguro?
  • Não tem seguro: Se ele não tem seguro, deverá pagar seus prejuízos particularmente.
  • Tem seguro: Se ele tem seguro, poderá usar a cobertura de danos materiais a terceiros para cobrir os prejuízos do seu carro. Essa cobertura não tem franquia, por isso você, como vítima, não terá nenhum custo com isso. Peça a ele os contatos do corretor de seguros dele e contate esse profissional para lhe ajudar na abertura do sinistro como terceiro.

Passo nº 4: Boletim de Ocorrência (B.O.)

O Boletim de Ocorrência é obrigatório nos acidentes com vítimas. Porém, é de extrema importância fazer o B.O. mesmo quando não há vítimas, pois ele servirá como prova de como ocorreu o acidente e lhe dará amparo jurídico caso haja algum indisposição do motorista que bateu no seu carro em lhe ressarcir os prejuízos causados.

Além disso, a grande maioria das seguradoras pede o Boletim de Ocorrência para abertura do sinistro, mesmo quando não há vítimas.

Então aí vão algumas dicas sobre o B.O.:

  • B.O. é obrigatório nos acidentes com vítima.
  • Faça B.O. mesmo quando não houver vítima, pois serve como documento jurídico
  • Faça o B.O. preferencialmente junto ao outro motorista, colocando os dados pessoais e dos veículos de todos os envolvidos. Se tiver testemunhas, melhor ainda. Fazendo um B.O. que esteja de acordo com todos os envolvidos e assinatura de todos, você evita que um mesmo acidente tenha mais de uma versão.
  • Guarde o B.O. autenticado caso precise dele no futuro.

No geral, é isso aí pessoal! Espero ter ajudado. Se estiver faltando algo, não deixem de pontuar – a participação de vocês é muito importante. Se tiver ajudado, curta e compartilhe com seus amigos ;)

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

126 respostas para Como proceder em uma colisão de veículos

  1. Rosario Hoyos diz:

    Olá Jessica,
    Uma dúvida que pouco consegui achar nas pesquisas. Um onibus de empresa particular bateu no meu carro e o motorista assumiu a culpa e tudo mais, no mesmo dia abrir o BO e entrei em contato com a empresa e a pessoa responsável que me pediu três cotações, sendo que uma das cotações eles pediram pra fazer com uma oficina da empresa. É obrigatório eu fazer o serviço com a oficina que a empresa escolher? Eu posso escolher a cotação que eu achar melhor?

  2. Gustavo diz:

    Olá Jéssica, tudo bom?
    Eu bati na traseira de um carro e ficou acertado que eu pagaria a franquia do seguro dele. Agora a empresa de seguros dele está me ligando pedindo pra eu ressarcir o prejuízo total. Tem algo q eu possa fazer?

    • Jessica diz:

      Olá Gustavo, tudo bom? :)

      Se o veículo da vítima chegou a dar perda total, ele recebeu indenização integral da seguradora e não precisou pagar franquia. Neste caso a seguradora poderá cobrar o valor integral do causador. Já o segurado (vítima) não poderá cobrar a franquia pois não teve que pagá-la.
      Maiores detalhes neste vídeo: “Por que seguradora pode cobrar do causador?”

      Já se o veículo da vítima deu perda parcial (e não total), sendo passível o conserto, o segurado precisou pagar a franquia e a seguradora cobriu a diferença. Neste caso a vítima pode cobrar o ressarcimento da franquia ao causador e a seguradora pode cobrar o ressarcimento da parte do prejuízo coberta por ela.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk

      Saudações muquiranas!

  3. Ana diz:

    Ontem de manhã bati meu carro na traseira de outro veículo pois ele brecou para pedestres fora da faixa, nervosa desci do carro e vi se ocorreram danos materiais no meu e no do terceiro. Não ocorreram danos materiais e nem vítimas – eu não anotei a placa do carro que bati, porém realizei um BO via internet do ocorrido com as características do carro e descrevi o ocorrido. que mais posso fazer?

    • Jessica diz:

      Olá Ana, tudo bom? :)

      Poxa, que situação chata!

      Em princípio, desconhecemos outros procedimentos possíveis. Sem a placa ou maiores informações, de fato o B.O. é o que é possível fazer.
      Peço desculpas por não podermos ajudar desta vez.

      Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/6IagSpvoc4A

      Saudações muquiranas!

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