Como proceder em uma colisão de veículos

como proceder em colisão de veículosVeja passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos para evitar prejuízos e outros acidentes ainda piores!

No post de hoje vamos mostrar um passo a passo de como proceder em uma colisão de veículos.

Caso você tenha alguma dica que não consta abaixo, envie nos comentários, pois poderá ajudar outros visitantes. Se tiver dúvidas sobre seguro em situações como essa, também escreva nos comentários para podermos ajudá-lo!

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Antes de tudo, duas “historinhas”:

Nosso blog tem maior foco nas dúvidas relacionadas a seguros, principalmente o seguro de automóvel, mas eu não podia deixar de escrever esse post depois de duas historias que compartilho com vocês logo abaixo. São histórias curtinhas, mas que mostram a importância de saber como proceder nos casos de colisão com foco em segurança (para evitar acidentes maiores) e evitar prejuízos (quando o causador do acidente foge).

História nº 1

Esses dias recebi uma dúvida aqui no blog que me espantou: Um de nossos visitantes relatou que por acidente seu veículo (carro 2) colidiu com a traseira de um carro a frente (carro 1) na estrada. Os dois pararam os carros, ligaram o pisca alerta e desceram para ver os danos. O motorista do outro carro se colocou entre os dois veículos para ver melhor e, neste momento, um terceiro carro bateu, empurrando o carro 2 contra o carro 1 e, entre eles, a pessoa teve as pernas prensadas.

Não se trata aqui de fazer sensacionalismo… Mas fiquei realmente angustiada ao imaginar essa situação. Fiquei vários dias pensando: o que poderia ter evitado que aquela pessoa fosse atingida? O que fazer e o que não fazer para evitar esse tipo de acidente tão grave e inesperado?

História nº 2

Há algumas semanas uma grande amiga minha postou no Facebook que se considerava uma “grande idiota” (palavras suas, amiga! Eu te amo de coração e não te acho idiota de jeito nenhum ;) ). Ela contava que enquanto dirigia, um motorista distraído bateu na traseira do carro dela. Na hora ela ficou nervosa e nem pensou direito: pediu apenas o nº do telefone e nome completo do sujeito.

Quando chegou em casa e ligou para o dito cujo, descobriu que o número não existia e ela não tinha nenhuma outra informação além do nome dele. Sem placa, sem modelo do carro, sem CPF, sem boletim de ocorrência, nadinha… Não houve como ela cobrar os prejuízos do responsável pela colisão. Ela teve que pagar o conserto por conta própria, já que os custos não ultrapassaram a franquia do seguro dela.

Neste caso, surgem outras questões: O que ela poderia ter feito para garantir que o responsável lhe pagaria os prejuízos? Que informações ela deveria ter solicitado? Que procedimentos deveria ter feito?

Abaixo veremos passo a passo com foco nessas duas coisas: evitar acidente maiores (principalmente que possam causar lesão corporal a alguém) e evitar prejuízos (quando o causador foge ou lhe passa a perna).

Passo a passo no caso de colisão de veículos

Passo nº 1: Respire fundo e observe.

O maior erro das pessoas quando sofrem uma colisão é ficarem desnorteados pela raiva ou pelo susto. A pessoa não pensa direito, sai do carro e faz as coisas de qualquer jeito, na afobação. Isso não vai te ajudar em nada, além de colocá-lo em risco (lembra da história 1?).

Então o primeiro passo é respirar fundo e observar rapidamente a situação:

  • É seguro eu sair do meu carro? Se estiver numa rodovia, tome cuidado, pois podem vir outros carros e o pisca alerta pode não dar tempo de reação. Antes, procure deslocar o carro para o acostamento, ligue o pisca alerta e coloque o triângulo. O mesmo vale para o motorista do outro carro: não deixe ele se colocar em risco. Se você ou ele tiverem crianças no carro, atenção redobrada. Somente depois disso procure conversar com o causador do acidente, num local seguro e sem risco de acidentes com vítimas.
  • O carro que bateu no meu parece ter a intenção de fugir? Se o carro que bateu no seu já está cantando os pneus para tentar fugir, segure o nervosismo! Tenha foco!!! Tente gravar ou fotografar a placa do fugitivo, assim como o modelo e cor do carro. Essas informações poderão ajudá-lo a localizá-lo e posteriormente tentar receber os prejuízos na Justiça.
  • O carro que bateu não fugiu e o motorista está disposto a conversar? Então vamos para o passo nº 2.

Passo nº 2: Placa e modelo do carro + Dados do motorista e contatos

É aqui que ocorrem as principais falhas (lembra da história 2, da minha amiga?). Então atenção às dicas abaixo:

  • Anote ou fotografe a placa e modelo do carro.
  • Solicite ao motorista causador do acidente as seguintes informações: Nome completo, CPF e nº de telefone.  Como não queremos dar margem para mentira, alguns macetes são bem vindos:
  • Confirme esses dados com os documentos do motorista. Peça para ver o documento dele (CPF, RG, CNh, qualquer documento onde você possa confirmar o nome e registro dele).
  • Peça para ele dar um toque no seu celular ou ligue no nº que lhe passaram. Se você desconfia que estão lhe passando um nº de telefone errado, há duas opções: Peça para o motorista ligar do celular dele para o seu e grave o nº da ligação. Ou então ligue na hora para o nº que ele lhe passar e confirme se o celular dele toca.

Parece neurose e falta de educação fazer tudo isso… Mas fica a seu critério fazer isso ou arriscar confiar num total desconhecido num mundo de tubarões :(

Passo nº 3: Quem tem e quem não tem seguro de automóvel?

Depois de pegar todos esses dados e confirmar essas informações, o próximo passo é começar a pensar em como resolver o problema.

  • O motorista que bateu no seu carro tem seguro?
  • Não tem seguro: Se ele não tem seguro, deverá pagar seus prejuízos particularmente.
  • Tem seguro: Se ele tem seguro, poderá usar a cobertura de danos materiais a terceiros para cobrir os prejuízos do seu carro. Essa cobertura não tem franquia, por isso você, como vítima, não terá nenhum custo com isso. Peça a ele os contatos do corretor de seguros dele e contate esse profissional para lhe ajudar na abertura do sinistro como terceiro.

Passo nº 4: Boletim de Ocorrência (B.O.)

O Boletim de Ocorrência é obrigatório nos acidentes com vítimas. Porém, é de extrema importância fazer o B.O. mesmo quando não há vítimas, pois ele servirá como prova de como ocorreu o acidente e lhe dará amparo jurídico caso haja algum indisposição do motorista que bateu no seu carro em lhe ressarcir os prejuízos causados.

Além disso, a grande maioria das seguradoras pede o Boletim de Ocorrência para abertura do sinistro, mesmo quando não há vítimas.

Então aí vão algumas dicas sobre o B.O.:

  • B.O. é obrigatório nos acidentes com vítima.
  • Faça B.O. mesmo quando não houver vítima, pois serve como documento jurídico
  • Faça o B.O. preferencialmente junto ao outro motorista, colocando os dados pessoais e dos veículos de todos os envolvidos. Se tiver testemunhas, melhor ainda. Fazendo um B.O. que esteja de acordo com todos os envolvidos e assinatura de todos, você evita que um mesmo acidente tenha mais de uma versão.
  • Guarde o B.O. autenticado caso precise dele no futuro.

No geral, é isso aí pessoal! Espero ter ajudado. Se estiver faltando algo, não deixem de pontuar – a participação de vocês é muito importante. Se tiver ajudado, curta e compartilhe com seus amigos ;)

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

126 respostas para Como proceder em uma colisão de veículos

  1. marcelo campos diz:

    Olá! ótimo post sobre um tema bem complicado. Obrigado pela orientação.

    Mas tenho uma dúvida: caso eu seja o causador do acidente, não tenha seguro e decida arcar com o prejuízo do outro pagando do meu bolso, como me salvaguardar para que ele não me passe a perna e acabe cobrando um valor maior do que o do conserto do carro? Exemplo: solicitar mais de um orçamento ou coisa do tipo? Pagar em juízo?

    Obrigado.

    • Jessica diz:

      Marcelo, boa tarde!

      Que legal que gostou, obrigada :)

      Neste caso nossa recomendação é, primeiramente, buscar sempre fazer uma negociação amigável com a vítima. Evitando conflitos desnecessários, fica mais fácil conseguir as informações e buscar um senso comum.

      Conseguindo esta abertura com a vítima, se ela for acionar o seguro dela recomendamos solicitar para confirmar o valor da franquia na apólice dele ou então diretamente com a oficina. Assim não há risco de ser cobrado de um valor superior ao da franquia estipulada em contrato. Vale ainda a dica de acertar a franquia diretamente com a oficina, e não com intermédio da vítima, assim evita desencontro de informações.
      Vale ainda ressaltar que a seguradora da vítima poderá cobrar o causador a diferença acima da franquia que foi coberta pelo seguro (maiores detalhes neste vídeo).

      Se a vítima não tiver seguro e for fazer os reparos particularmente, a dica é a mesma: buscar conversar diretamente co a oficina, se certificando dos valores que serão cobrados.

      Em qualquer dos dois caminhos (vítima acionando ou não o seguro dela) a vítima tem direito de escolher onde levar o veículo. Se o local escolhido estiver cobrando uma preço acima da média de mercado, o caminho é buscar negociar. Para isso você pode buscar o mesmo orçamento em outras oficinas e buscar um senso comum com o terceiro.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  2. Lucas Gama diz:

    Olá! Qual o prazo para ser efetuado o pagamento do prejuizo, pela parte autora? Supomos que ele tenha colidiu na trazeira do meu veículo hoje. Não tem seguro. Informou que vai pagar o prejuizo. Quntos dias para ele efetuar o pagamemto do conserto do veículo?

    • Jessica diz:

      Lucas, boa noite!

      Desculpe a demora em responder! Recebemos muitas questões esses dias e estou correndo para responder todas.

      Para efeitos do seguro de automóvel, a seguradora tem até 30 dias para realizar o pagamento, contando a partir da entrega da lista de documentos completos pelo segurado e terceiro/vítima. Por isso o ideal é o senhor verificar se a lista de documentos já foi passada a você e ao seguradora para providenciá-los o quanto antes e iniciar a contagem dos 30 dias.

      Lembrando que a lista só é enviada pela seguradora após análise e liberação do sinistro, que no geral leva entre 03 a 10 dias dependendo da seguradora.

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      Atenciosamente,

  3. Felipr agramont diz:

    Bati meu carro na lateral de outro carro.
    O motorista era um mecânico e não era proprietário do veiculo. Pedi a ele o telefone do proprietario do veiculo para dar entrada no seguro, mas ele não quer dar e disse que tem ser resolvido com ele. Como posso proceder sem os dados do proprietario do veiculo?

    • Jessica diz:

      Felipe, boa noite!

      Desculpe a demora em responder! Recebemos muitas questões esses dias e estou correndo para responder todas.

      Recomendamos fazer uma constatação do sinistro junto a sua seguradora para que fique registrada a ocorrência se posteriormente conseguir os dados para acionar o seguro. É recomendável fazer também Boletim de Ocorrência para se reguardar e deixar claro que está cumprindo seu papel,

      Sem os dados do terceiro (proprietário) dificilmente será possível dar andamento no sinistro, pois a seguradora deverá solicitar os dados do mesmo, como habilitação, CRLV etc. Recomendamos conversar com o proprietário da oficina para que lhe passe os contatos.

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      Atenciosamente,

  4. Maria diz:

    Boa noite! Parei em uma via(minha preferencial) pois um ônibus estava esperando para entrar na via e ja estava obstruindo a via no sentido contrário, diminui a velocidade e liguei o pisca alerta, quando parei uma moto colidiu na traseira, tenho seguro mas o motorista da moto não. Como proceder? Obrigada

    • Jessica diz:

      Maria, boa noite!

      Como a moto colidiu na traseira, em princípio ela seria culpada. Contudo, como havia um ônibus obstruindo a via na contramão, causando as freada brusca, há margem para se entender que o ônibus foi responsável ou co-responsável. Devido a esse “dilema”, recomendamos primeiramente solicitar ajuda do corretor de seguros responsável pela sua apólice para ajudá-la a avaliar as circunstâncias do acidente.

      Concluindo quem julgam ter sido culpado, a recomendação é acionar seu próprio seguro (já que os demais não possuem) e posteriormente solicitar o ressarcimento da franquia ao causador.

      Se não for possível chegar a uma conclusão sobre de quem foi a culpa mesmo após essa análise, a recomendação é solicitar instrução nas Pequenas Causas ou de um advogado.

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      Atenciosamente,

  5. Paulo Cesar diz:

    Bom dia,,um táxi colidiu na lateral do meu carro,ele não tem a intenção de pagar,abrir um B.O um dia após a colisão,,qual o procedimento a ser tomado agora ? segundo ele o carro dele não tem seguro e o meu não cobre porque o valor ficou abaixo da franquia

    • Jessica diz:

      Paulo, bom dia!

      Como o senhor foi vítima e os reparos não atingiram sua franquia, será necessário solicitar ao causador o ressarcimento do valor integral do conserto. A recomendação é primeiramente fazer esta solicitação por meio de acordo amigável/extrajudicial. Se não for possível, será necessário levar às Pequenas Causas ou, em última instância, solicitar instrução de um advogado para um processo judicial.

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      Atenciosamente,

  6. José Ribeiro diz:

    Um veículo bateu no fundo do meu carro.O motorista mostrou-se disposto a pagar.Me deu seu telefone , pegou o meu e solicitou que eu fizesse um orçamento do conserto e o informasse. Achou caro e sugeriu que eu fizesse uma ocorrência para ele apresentar à sua seguradora. Como fazer agora já passado 24 hs e eu só tenho uma foto do seu carro,seu primeiro nome e o telefone?

    • Jessica diz:

      José, boa noite!

      Pedimos desculpas pela demora em responder! Este mês entraram muitas dúvidas aqui no blog e não dei conta de respondê-las rapidamente.

      Recomendamos consultar um despachante veicular para checar se é possível localizar o proprietário do veículo com as informações que o senhor possui.
      Para situações futuras, é sempre recomendável fazer o Boletim de Ocorrência imediatamente após a colisão, com ambos envolvidos presentes, pois assim se certifica de pegar todos dados necessários e já registrar no B.O. Se isso por um acaso não for possível, é recomendável solicitar ao causador para ver a habilitação CNH, anotar o dados ou tirar uma foto (assim evita de ele passar dados falsos). Com relação ao telefone, é recomendável solicitar o número e testar uma ligação no mesmo momento para certificar de que é um número válido.

      São algumas tentativas de se precaver de pessoas de má-fé. Nem sempre são suficientes, mas ajudam.

      Torcemos para que consiga localizar o causador e resolver a situação.

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      Atenciosamente,

  7. Guilherme diz:

    Colidi na traseira de um veículo, tenho seguro e arquei com o reparo do meu veículo e do outro. Agora o dono do veículo abalroado quer me cobrar a diárias do carro alugado.
    Oque fala a lei sobre isso? Devo pagar?

    • Jessica diz:

      Guilherme, bom dia!

      Recomendamos solicitar ajuda de seu corretor para checar junto a sua seguradora se é possível solicitar o reembolso dessas despesas do terceiro por meio da cobertura de danos materiais a terceiros. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, podendo aceitar ou recusar.
      Se houver recusa, as alternativas são fazer o acerto diretamente com o terceiro mediante acordo amigável (e se julgar necessário consultar nas Pequenas Causas se é possível tentar recorrer para a seguradora lhe restituir) ou então procurar orientação jurídica diretamente nas Pequenas Causas.

      Como atuamos na área técnica de seguros, não temos passar instruções de cunho jurídico. Para este tipo de informação será necessário buscar instrução de um advogado.

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      Atenciosamente,

  8. will diz:

    bati na lateral traseira de um veiculo e capotei. O BO saiu q a culpa é do v1 por parar em cima da pista ao fazer a conversão a esquerda. o v1 levou multa crave…
    o v1 acionou o seguro… E o seguro esta me acusando q sou culpado.
    Eu ñ tenho seguro… o q eu faço?

    • Jessica diz:

      Will, bom dia!

      Como há divergência entre a análise da seguradora e as informações do B.O. (no qual inclusive caracterizá-se multa do agente de trânsito para o segurado), recomendamos primeiramente contra-argumentar com a seguradora do causador. Se mesmo após esta tentativa de negociação não houve acordo, recomendamos procurar as Pequenas Causas ou instrução de um advogado.

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      Atenciosamente,

  9. Milena Lourenço diz:

    Entrei má contra mão numa rua sem sinalização colidi com um ônibus o inspetor apenas tirou fotos do veículo e disse que faria o BO me orientou fazer também, eu fiz online e agora como eles entrarão em contato comigo pra eu ressarcir o prejuízo da empresa? Só anotaram minha placa anda mais

    • Jessica diz:

      Milena, bom dia!

      Recomendamos contatar a empresa de ônibus para checar como irão proceder.
      Também recomendamos fazer uma constatação de sinistro em seu seguro para poder acioná-lo quando conseguir contato com a empresa de ônibus.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

  10. Jeff diz:

    Jessica boa noite,

    Um motorista de uma transportadora bateu no meu veiculo ultrapassando pela esquerda na contra mao, porem nao estou vendo boa vontade da parte em fazer o b.o do ocorrido para dar entrada no seguro do mesmo contra terceiros, ja fiz o meu boletim, ja faz tres dias, oque devo fazer ?

    • Jessica diz:

      Jeff, boa tarde!

      Se o senhor tem seguro próprio para seu veículo, você poderá acioná-lo e depois solicitar ao causador a franquia. A sua seguradora também poderá cobrar do causador a diferença acima da franquia que será coberta pelo seguro.

      Se o senhor não tem seguro, recomendamos conversar com o causador para agilizar a abertura do sinistro no seguro dele. Se mesmo assim ele se indispor, será necessário buscar ajuda nas Pequenas Causas ou com um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc

      Atenciosamente,

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