Danificou apenas uma roda. Seguro cobre troca de uma ou quatro rodas?

Nosso visitante nos perguntou “Danificou apenas uma roda. Seguro cobre troca de uma ou quatro rodas?”. Confira resposta!

Nosso visitante Antônio Carlos nos enviou a seguinte questão:

Boa tarde!!
Meu veiculo foi colidido e só uma roda de liga leve empenou e não tem concerto, a roda não é original e não se encontra mais para a venda apenas uma unidade. A seguradora tem a obrigação de que? me dar um jogo novo de qualquer roda? ou apenas me dar o dinheiro de uma roda e eu que me vire??
Obrigado!

Confira nossa resposta:

Olá Antônio Carlos, tudo bom?

Como não sabemos se o senhor está acionando seu próprio seguro ou se está entrando como terceiro no seguro do causador, iremos responder o procedimento em ambas as situações, ok? Vamos lá!

Se você está acionando seu próprio seguro:

Para acionar o próprio seguro para reparos no veículo é necessário que o orçamento atinja a franquia. Neste caso o segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

A mesma regra vale para danos às rodas: Para fazer reparo ou troca de roda danificada em um sinistro, é necessário atingir a franquia. No caso de necessidade de troca, a seguradora cobrirá a troca por rodas originais do veículo.

Se o veículo tiver rodas diferentes das originais de fábrica, é necessário contratar cobertura especial. A aceitação de cobertura especial para rodas depende da regra de aceitação de cada seguradora.

Se você está entrando como terceiro no seguro do causador:

Quando a vítima entra como terceiro no seguro do causador, o funcionamento é diferente do que explicamos acima.

A cobertura de danos materiais a terceiros não tem franquia, por isso o conserto ou indenização do carro da vítima não depende de atingir a franquia. A cobertura pode ser acionada para qualquer valor de prejuízo ao terceiro, desde que o motorista segurado seja culpado e assuma a culpa (maiores detalhes em: “Seguro auto de danos a terceiros: como funciona?”).

Se o veículo da vítima teve todas as rodas danificadas sendo necessária a troca, o seguro do causador deverá cobrir a troca de todas as rodas. Se estas rodas eram originais, a troca deverá ser feita por rodas originais. Se as rodas eram diferenciadas, deverão ser trocadas ou indenizado valor referente a modelo equivalente das rodas.

Se apenas uma roda foi danificada, o seguro do causador cobrirá somente a troca ou indenização de uma única roda. Se esta única roda era original, deverá cobrir uma única roda original. Se era diferenciada, deverá cobrir uma única roda diferenciada.

Os valores a serem indenizados por uma ou todas rodas, conforme cada caso, deverão ser feitos com base no valor médio das rodas no mercado. A vítima pode fazer uma contra-proposta à seguradora levantando três orçamentos do modelo em questão.

Esperamos que essas informações ajudem. Futuramente, peça sua cotação de seguro com a gente! :)

Cotação Seguro Carro
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *