Endosso no seguro: o que é, como funciona e exemplos

Assista vídeo e entenda o que é e como funciona o endosso nos seguros!

Olá muquiranas, tudo bom? No post de hoje falaremos sobre “endosso”, um tipo de documento existente em todos os ramos de seguro. Ele é especialmente importante para o consumidor, pois lhe permite manter seu seguro sempre atualizado e alinhado com suas necessidades.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro – 2

O que é endosso

O endosso é um documento que altera a apólice original do seguro. Por meio dele podem ser feitas 1) alterações cadastrais; 2) inclusão, exclusão, diminuição ou aumento dos limites de cada cobertura, 3) alterações do interesse segurado (bem segurado, por exemplo, carro ou casa), 4) mudanças nos dados de pagamento entre outros pontos.

Como funciona

O endosso segue os mesmos passos de emissão de uma apólice de seguro. Inicialmente é feito um 1) cálculo, para verificar se houve ou não agravo do risco e se haverá cobrança ou devolução de prêmio; 2) posteriormente, esse cálculo é transformado em proposta e enviado pelo corretor à seguradora para análise; 3) a seguradora tem até 15 dias para informar se aceita ou recusa a proposta de endosso. Havendo aceitação, será emitida a apólice do endosso.

Quando as mudança feita por meio do endosso gera alteração do risco, o endosso pode gerar cobrança ou devolução do prêmio (preço). Por exemplo, se o carro que constava no seguro era de valor muito menor que o valor do novo carro a ser incluso na apólice, haverá endosso com cobrança pois houve aumento do risco. Se houve mudança de uma residência que não tinha garagem para um apartamento com portaria e garagem, a tendência é de diminuição do risco e, logo, devolução de parte do prêmio pago anteriormente.

Vale ressaltar que a depender do tipo de endosso, poderá ser solicitada vistoria prévia (no veículo) ou inspeção de risco (para imóveis). Essa prática é comum quando ocorre inclusão de coberturas ou aumento de limites segurados.

Exemplos

Alguns exemplos de tipos de endosso no seguro de automóvel são a) substituição de veículo (trocar o carro antigo pelo carro novo na apólice); b) inclusão ou exclusão de cobertura (por ex., incluir cobertura para vidros quando antes não tinha); c) mudança no perfil de risco (por ex., quando muda o principal condutor); d) mudança no cep de risco (local onde o veículo pernoita) etc.

Para seguros compreensivos como residencial e empresarial, os endossos mais comuns são alterações nas coberturas e/ou mudança do endereço segurado quando muda de local.

No vídeo abaixo explicamos esses pontos de forma bastante didática. Ao final, elencamos os principais tipos de endosso no seguro de automóvel, residência e empresa a que o consumidor deve sempre estar atento.

Espero que o vídeo lhe ajude! Aproveite para se inscrever no canal :D

Faça sua cotação de seguro de automóvel conosco. Somos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *