Franquia seguro Hilux: é alta ou baixa?

Veja valor médio da franquia do seguro da Hilux e saiba se é alta comparado a outras caminhonetes!

A Hilux já conta com diversas gerações e até hoje muito procurada pelos amantes de caminhonetes. Para quem já tem este modelo ou pretende comprá-lo é importante avaliar o seguro, inclusive se atentando ao valor da franquia. No post de hoje mostraremos o valor médio da franquia do seguro Hilux, comparando a outros modelos de caminhonetes.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Valor da franquia no seguro da Hilux

Para analisarmos a franquia do seguro da Hilux levantamos alguns dados de clientes da Muquirana Seguros Online que tem este modelo. Fizemos o levantamento de 03 modelos para as 03 seguradoras onde mais costumamos fechar o seguro da Hilux: Tokio Marine, Itaú e Bradesco. Calculamos o valor médio do carro, valor médio da franquia, desvio padrão e percentual da franquia em relação ao valor do carro. Você confere os resultados na Tabela 1 abaixo.

Para ficar mais fácil de entender, veja as explicações abaixo:

  • Valor carro: Os carros analisados na amostra vão de 96 mil a 107 mil. Para esta amostra que usamos, os carros de menor valores estão na Bradesco, o de valor intermediário estão na Itaú e os de valor maior estão na Tókio Marine. Isso não significa que seja sempre assim, mas sim que nesta amostra há esta caraterística.
  • Franquia média: A franquia básica da Hilux fica entre 7,6 mil e 9,9 mil, podendo ser maior ou menor conforme valor do carro. Importante reforçar que estamos falando da franquia básica, mas existem opções de franquia menores como destacamos no tópico abaixo.
  • Desvio padrão: O desvio padrão diz o quanto a amostra pode se distanciar da média. Quanto maior o desvio padrão, maiores podem ser as variações em relação à média. Nossa amostra é pequena, por isso não é possível tirar grandes conclusões sobre o desvio padrão – mas podemos grosseiramente dizer que as franquias variam menos na Itaú e mais na Tókio e no Bradesco.
  • Franquia em relação ao valor do carro: Com esses números pudemos ver que a franquia da Hilux tende a ficar entre 8% a 10% do valor do carro.

Franquia reduzida vale a pena para a Hilux?

Como a franquia básica da Hilux tende a ser de 8% à 10% do valor do carro, vale a pena o consumidor pesquisar opções de seguro com franquia reduzida. A franquia reduzida é uma franquia menor que a básica, podendo ser de 50% (metade) à 25% (metade da metade) da franquia básica.

Nossos clientes que tem Hilux costumam contratar a franquia de 25% já que a franquia básica é muito alta. Nossa dica é focar nesta opção sempre que possível, pois assim sua participação nos prejuízos será menor num eventual sinistro.

Como a franquia básica tende a ser de 8% à 10% do valor do carro, a franquia de 50% tenderá a ser de 4% à 5%, enquanto a franquia de 25% tenderá a ser de 2% à 2,5%.

Franquia da Hilux é alta ou baixa?

As franquias de caminhonetes não são baratas e a da Hilux não é diferente. Por isso com relação a outras caminhonetes de 100 mil para cima, a franquia está dentro do padrão. Já para outros modelos de veículo, trata-se de uma franquia relativamente alta.

A franquia do HB20, por exemplo, tende a ser de 7% à 8% (ver post aqui). Mas é óbvio que trata-se de um veículo de porte e padrão totalmente diferente, com custo de manutenção e reposição de peças muito menor.

Franquia pode variar com o tempo

É importante frisar que esta análise é válida para 2017. O cálculo da franquia pelas seguradoras varia de acordo com vários fatores, principalmente disponibilidade e custo de reposição de peças do modelo. Há ainda o risco de o modelo sair de linha e, neste caso, a tendência é aumentar o valor da franquia.

Para se certificar se não houve grandes mudanças nas informações que passamos acima, cote seu seguro em mais de uma seguradora e cheque se permanece na faixa de valores que apresentamos.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *