Franquia seguro HB20: é alta ou baixa?

Veja valor médio da franquia do seguro do HB20 e saiba se é alta ou baixa em relação ao valor do carro!

O Hyundai HB20 é um dos queridinhos dos brasileiros. Pensando nisso no post de hoje faremos uma breve análise do valor da franquia no seguro deste modelo. A ideia é ajudar os proprietários deste modelo qual o comportamento médio da franquia para evitar seguros que estejam fora deste padrão.

Faça sua cotação de seguro auto com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Valor da franquia no seguro do HB20

Para mostrarmos o comportamento da franquia do HB20 levantamos alguns dados de clientes da Muquirana Seguros Online que tem este veículo segurado. Fizemos o levantamento de 05 modelos de HB20 para 06 seguradoras e calculamos o valor médio do carro, valor médio da franquia, desvio padrão e percentual da franquia em relação ao valor do carro. Você confere os resultados na Tabela 1 abaixo.

Para ficar mais fácil de entender, vamos explicar os resultados obtidos:

  • Valor carro: Os carros analisados na amostra vão de 41 mil a 45 mil.
  • Franquia média: As franquias ficam em entre 3.000 e 3.700 reias. Veja que essa é a franquia básica (também chamada de “franquia normal”). O consumidor pode optar pela franquia reduzida, que explicamos abaixo.
  • Desvio padrão: O desvio padrão diz o quanto a amostra pode se distanciar da média. Quanto maior o desvio padrão, maiores podem ser as variações em relação à média. Porém, como nossa amostra é pequena, o desvio padrão diz muito pouco.
  • Franquia em relação ao valor do carro: O A franquia básica tende a ser de 7% à 8% do valor do carro.

Franquia reduzida é muito procurada para HB20

Os números acima dizem respeito à franquia básica, também conhecida como franquia normal. O consumidor tem opção de contratar franquia reduzida, que é metade da franquia normal.

No geral é bastante comum os seguros do HB20 serem feitos com franquia reduzida, pois a variação de preço do seguro é pouca e o benefício de ter uma franquia baixa vale bastante a pena.

Considerando a franquia reduzida, a franquia tende a ficar na faixa de 1.500 à 1.850 reais,  representando entre 3,5% e 4% do valor do carro.

Franquia do HB20 é alta ou baixa?

Há modelos populares cuja franquia básica chega a representar 10% do valor do carro. Considerando  que o HB20 é um carro diferenciado e tem franquia básica entre 7% e 8%, podemos dizer que tem uma franquia relativamente baixa e mais acessível.

Franquia pode variar com o tempo

Vale ressaltar que esta análise foi feita para apólices vigentes em 2017. O cálculo da franquia pelas seguradoras pode variar ao longo do tempo, conforme varia a disponibilidade e custo de reposição de peças do modelo. Quando um modelo sai de linha também existe tendência de aumento do valor da franquia.

Por isso se você está lendo este texto num futuro longínquo (rsrsrs!) considere que podem haver mudanças nos números que apresentamos acima.

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel conosco!

Cotação Seguro Carro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *