Indenização de perda total de carro zero km no seguro auto

Saiba como funciona a indenização do seguro de automóvel em caso de perda total de carro zero km!

Indenização de perda total de carro zero km no seguro autoNinguém quer passar por isso, mas os acidentes com carros novinhos que acabaram de sair da concessionária são mais comuns do que se imagina. A “sabedoria popular” explica das mais diversas maneiras: olho gordo, azar, karma. Mas o fato é que, independente disso, quando acontece perda total em um veículo zero a primeira coisa que vem à cabeça do dono é “Quanto vou receber do seguro?” ou “A indenização cobrirá o valor do carro zero ou semi-novo?”Afinal, a resposta determinará o tamanho do prejuízo. Pensando nisso, neste artigo explicamos como funciona a indenização do seguro de automóvel em caso de perda total de carro zero km.

Se você (infelizmente!) está nesta situação e precisa de ajuda ou tirar dúvidas, escreva nos comentários para que possamos instruí-lo.

Cotação Seguro Carro – 2

Garantia zero km: Salvação dos carros zero km no seguro

Na hora da contratação do seguro de automóvel existe uma cobertura chamada “garantia zero km”, que é fundamental para quem está adquirindo um carro zero. A garantia de zero km determina que, em caso de indenização integral pelo seguro (por motivos como colisão com perda total, roubo, furto, incêndio), o cliente receberá o valor do carro zero da Tabela FIPE.

Sem essa garantia zero km o cliente receberia o valor da Tabela Fipe de um semi-novo. Por isso a cobertura é tão importante: ela minimiza ao máximo o prejuízo.

A SUSEP determina que a garantia zero km deve ser, obrigatoriamente de no mínimo 90 dias, conforme trecho da Circular SUSEP 269 abaixo:

“IV – Para veículo zero quilômetro, deverá ser fixado prazo não inferior a 90 (noventa) dias, contado a partir da data de sua entrega ao segurado, durante o qual vigorará a cobertura com base no “valor de novo”, devendo a sociedade seguradora definir expressamente os critérios necessários para que seja aceita tal condição;

§ 1o Entende-se como “valor de novo” o valor do veículo zero quilômetro constante da tabela de referência quando da liquidação do sinistro.(…)”

Além dos 90 dias obrigatórios, o segurado pode contratar cláusula opcional para 180 dias, estendendo este prazo. Algumas seguradoras oferecem garantia zero km por 180 dias sem custos adicionais, como um benefício.

Como faço para ter a cobertura de garantia zero no seguro de automóvel?

Alguns detalhes são importantíssimos para poder ter a garantia zero km no seu seguro. Abaixo seguem dicas primordiais  para você não perder esse benefício e não chorar o leite derramado!

Não tire o carro da concessionária antes de fazer o seguro!

A primeira dica (e mais importante!) é não tirar o carro da concessionária antes de fazer o seguro. Isso porque, uma vez que você tirá-lo da concessionária sem o seguro, depois dificilmente conseguirá enquadrá-lo como zero km, sendo considerado semi-novo. Para evitar dores de cabeça, só tire o carro depois que o seguro já estiver efetivado.

Documentação necessária 

Para poder contratar a garantia zero km no seu seguro de automóvel é preciso apresentar determinada documentação na hora de fechar o seguro. É bastante simples: é necessário apresentar a nota fiscal do veículo, constando chassi e carimbo da concessionária com data de saída do veículo da loja.

Isso serve como garantia para a concessionária de que seu carro é zero km e pode ser enquadrado na cláusula de cobertura de zero km.

Para maiores detalhes, assista o vídeo abaixo onde trazemos informações importantes sobre o seguro de veículo zero km!

Cotação Seguro Carro

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

49 respostas para Indenização de perda total de carro zero km no seguro auto

  1. Daniel diz:

    Meu carro foi roubado e encontrado batido, indenização total, porém o prazo para receber como 0km e de 90 dias para roubo (já se passou este praso) e 180 para colisão ( ainda está no praso) como é avaliado o sinistro? Alguém pode me ajudar?

    • Jessica diz:

      Olá Daniel, tudo bom?

      Desconhecemos este tipo de distinção entre garantia zero km para roubo e para colisão. Entendo inclusive que não poderia ser feita essa distinção!
      Por gentileza, poderia nos informar qual a seguradora?

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Luiz Pereira diz:

    comprei um carro zero km em dezembro/2016 e o mesmo esta com 2000km e nos de fevereiro/2017 (menos de 90dias) bateram no meu carro e a pessoa que bateu acionou o seguro dela e deu PT no meu carro, pergunto: eu não terei que receber o valor de nf do mesmo por tratar-se zero km??? pois a seguradora quer me pagar tabela fipe

    • Jessica diz:

      Luiz, boa tarde!

      Se o senhor acionar seu próprio seguro deverá ser utilizada como referência tabela fipe de um zero km pois a SUSEP obriga toda seguradora a dar esta garantia ao veículo segurado ao menos por 90 dias.
      Contudo, se seu veículo for ser indenizado por meio da cobertura de danos materiais a terceiros do causador, não existe cláusula contratual que especifique qual valor de referência. Por isso nesses casos existe margem para negociação. Recomendamos fazer uma contra-proposta à seguradora usando a Tabela FIPE de um zero km como referência – caberá análise da seguradora, sendo necessário ambas partes buscarem um acordo. Se não for possível chegar a um senso comum, recomendamos consultar um advogado para buscar acordo extrajudicial ou judicialmente se necessário.

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      Atenciosamente,

  3. Joselia Pereira da costa diz:

    Oi meu carro deu perda total só que ele não é zero e a seguradora tá exigindo para me pagar o valor total do carro nota fiscal do motor só que eu não tenho pois meu é de 1998 e não tenho mais essa nota o que devo fazer me ajudem?

    • Jessica diz:

      Joselia, boa tarde!

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para contra-argumentar que a senhora não possui esta nota.
      Geralmente os documentos solicitados pela seguradora são estes daqui (clique para ver). Ela pode solicitar documentos adicionais, contudo se o segurado não possui é necessário buscar um caminho alternativo com ajuda do corretor.

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      Atenciosamente,

  4. Cesar Benine diz:

    Bom dia Jessica, por gentileza gostaria de tirar uma dúvida. O carro do pai da minha namorada foi adquirido no começo de setembro, um carro zero km, ela estava estacionada em um certo local, vieram e roubaram o carro. Eles estavam com o veículo a 15 dias, na nota consta como zero, mas a seguradora quer pagar um valor inferior ao que condiz com o carro zero km. Tem algo que possa ser feito para que essa garantia seja totalmente adquirida e onde pode ter o embasamento para a aquisição do valor na tabela FIPE com o valor de veículo zero km?

    • Jessica diz:

      Cesar, bom dia!

      Desculpe a demora em responder, estava correndo e acumulou as dúvidas do início do mês. Mas já estou de volta se precisar.

      Recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável pela apólice para intermediar o diálogo com a seguradora e interceder por vocês.
      Ele poderá citar a Circular SUSEP 269: “IV – Para veículo zero quilômetro, deverá ser fixado prazo não inferior a 90 (noventa) dias, contado a partir da data de sua entrega ao segurado, durante o qual vigorará a cobertura com base no “valor de novo”, devendo a sociedade seguradora definir expressamente os critérios necessários para que seja aceita tal condição;
      § 1o Entende-se como “valor de novo” o valor do veículo zero quilômetro constante da tabela de referência quando da liquidação do sinistro.”

      Maiores detalhes neste outro post: “Perda total de carro zero km: qual valor eu recebo?”

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      Atenciosamente,

  5. Liliane diz:

    Meu pai comprou um carro e com 16 dias ele foi roubado no seguro está dizendo q a seguradora vai pagar 78% da tabela FIPE porém o carro foi tirado da loja com seguro feito e pela nota fiscal e eles estão querendo pagar preço d semi novo o q devo fazer

    • Jessica diz:

      Liliane, boa tarde!

      Pelo que entendemos o carro era zero. Corrija-nos se tivermos entendido errado.

      Recomendamos primeiramente verificar qual o motivo de a cobertura do carro zero km ter sido limitada 78% da Tabela FIPE.
      Geralmente existe essa limitação para carros com isenção fiscal de IPI e ICMS. Sendo este o caso a diferença na cobertura é decorrente da isenção que deverá ser quitada pela seguradora junto aos órgãos competentes. Sem a quitação e baixa das guias dos impostos a seguradora não libera o pagamento da indenização integral ao segurado.

      Se a limitação de 78% não for decorrente de isenção fiscal, será necessário solicitar ao corretor da apólice o motivo de não ter sido feito 1005 uma vez que o carro era zero. Para veículos zero km o procedimento padrão é a contratação de cobertura de 100% da Tabela FIPE com cobertura de garantia zero km de no mínimo de 90 dias (estipulado pela SUSEP) ou contratação de cobertura de valor determinado estipulando um valor fixo.

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      Atenciosamente,

  6. Luciane diz:

    Boa noite sou terceira e vítima em um sinistro, meu carro era zero km, com 3 meses e 18 dias. A seguradora do autor do acidente está pretendendo pagar a indenização da Tabela Fipe para o carro usado. O valor da tabela Fipe não é compatível, meu carro tinha opcionais de fábrica como teto panorâmico que não são considerados na Fipe. Na condição de terceira e vítima posso exigir o valor real de mercado do meu carro e juntar 3 cotações orçamentos?

    • Jessica diz:

      Luciane, boa tarde!

      Como a senhora está entrando como terceiro no seguro do causador, recomendamos levantar 03 orçamentos de veículos equivalentes ao seu e fazer um contra-proposta à seguradora. A negociação depende de acordo entre ambas as partes, por isso sua solicitação estará sujeita a análise da seguradora, que poderá acatar ou recusar. É importante buscar um senso comum via negociação, mas se não for possível recomendamos consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

  7. Nailton diz:

    Olá! Qual o adicional máximo que é possivel ao contratar o seguro de um automóvel?

    • Jessica diz:

      Nailton, boa tarde!

      Atualmente grande parte das seguradoras trabalham com máximo de 110% ou 115%, porém é difícil ter aceitação para esses percentuais adicionais. A aceitação mais comum é para 105%.
      Se não for possível contratar percentual adicional, recomendamos contratar cobertura de despesas extras.

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      Atenciosamente,

  8. Elder diz:

    Meu carro tem 4 meses e sofri um capotamento posso exigir o preço de tabela fipe de um 0 km ?

    • Jessica diz:

      Elder, bom dia!

      O primeiro passo é verificar se o seguro ainda está dentro da garantia zero km fornecida pela seguradora.
      Segundo normas da SUSEP, esta garantia deve ser dada obrigatoriamente pelo prazo de 90 dias (3 meses).
      Contudo, existe cobertura de garantia opcional de 180 dias ou mais. Algumas seguradoras oferecem este prazo estendido como benefício ao segurado.

      Se estiver dentro da garantia zero km do seguro, a indenização será com base na Tabela FIPE de um zero km.
      Se o prazo da garantia zero km já tiver passado, a indenização será paga com base em um semi-novo do ano do modelo do veículo.

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      Atenciosamente,

  9. wagner dyonisio da silva diz:

    comprei um carro 0 km mas veio com a nota de usado nao percebi esse detalhe sofri um sinistro (pt) o seguro me pagou como usado embora quando fizeram a vistoria nao foi feito por ser carro 0 km e pagaram com carro usado o que fazer

    • Jessica diz:

      Wagner, bom dia!

      Recomendamos que contate seu corretor de seguros e peça para lhe ajudar a verificar se é ou não possível reaver a diferença da indenização como zero km.
      Provavelmente será um pouco complicado, na medida em que seria necessária a nota fiscal de zero km para comprovar e solicitar a diferença.
      Como se trata de um problema mais complexo, não temos como passar grandes orientações por aqui, sendo necessário intervenção do corretor que cuida de sua apólice.

      Atenciosamente,

  10. Adriana Rapaci diz:

    Comprei um carro a 7 dias, o qual sofri um acidente com uma empresa de ônibus, o qual o mesmo já assumiu a culpa em boletim de ocorrência meu carro tem 600km afetou a coluna entortando e as duas portas do lado do motorista. Seguradora não quer dar perca total e a concessionária já informou que o carro não poderá mais ser vendido em concessionária alguma pois o laudo para venda virá aprovado com restrição. Como proceder não quero mais este carro já que afetou a coluna e comprei um carro zero, fui a vitima tenho que aceitar o prejuizo?

    • Jessica diz:

      Adriana, boa tarde!

      O primeiro passo é tentar negociar com a seguradora solicitando para rever o orçamento a oficina e verificar se a perda total realmente não é possível em razão da proporção dos danos e pelo fato de a senhora ser terceira, não havendo uma cláusula contratual que estipule o percentual de perda total para você.
      Se mesmo após tentar negociar não chegarem a um acordo, recomendamos que consulte um advogado para verificar quais as formas de minimizar seus prejuízos na Justiça.

      Ficamos à disposição!

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